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Fiat Toro Ultra: uma picape com ainda mais jeito de SUV

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Fiat Toro Ultra 2021: rodas de aro 18 e detalhes escurecidos entre os itens exclusivos da versão topo de linha
Carlos Guimarães/iG

Fiat Toro Ultra 2021: rodas de aro 18 e detalhes escurecidos entre os itens exclusivos da versão topo de linha


Desde que a Fiat lançou a Toro, em feveiro de 2016, o carro teve lá seus ares de SUV, o que é um dos motivos do seu sucesso. O tempo passou rápido e agora, cinco anos depois, às vésperas da picape receber as primeiras mudanças mais significativas da linha 2022, eis que avaliamos a versão Ultra, a topo de linha, com caçamba coberta para parecer um porta-malas e fazer jus à sigla SUP (Sport Utility Pick-Up).

Há quem ache a Fiat Toro Ultra uma das maravilhas do mundo automotivo,mas há controvérsias. Se for considerar que o carro parte de R$ 193.717, as coisas passam a ficar ainda mais duvidosas. Será que vale mais a pena levar um SUV de uma vez?

Se a ideia é ter mais espaço para levar bagagem, de fato, não vai encontrar algo com 820 litros no porta-malas com preço parecido. O Jeep Compass a diesel mais em conta sai por R$ 195.321 e leva metade disso (410 litros).

Foto: Carlos Guimarães/iG

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Foto: Carlos Guimarães/iG

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Mas, se você acha bonito uma picape com caçamba fechada com ares SUV, então já começa a ter duas vantagens em relação aos utilitários esportivos de verdade: o espaço no porta-malas e a relação entre custo e benefício, já que estamos falando da versão topo de linha , equipada até os dentes e com itens exclusivos. Além das rodas de aro 18 montadas em pneus 225/60R 18, há detalhes escurecidos (como o logo e as lentes dos faróis), estribos laterais e engate removível da Mopar na traseira.

Por dentro, os bancos são revestidos de couro , assim como o volante multifuncional, ar-condicionado digital, sistema multimídia com tela sensível ao toque compatível com Apple Car Play e Android Auto, seletor de tipo de terreno da tração 4×4, mostrador colorido no quadro de instrumentos, faróis de acendimento automático, entre uma série de outros equipamentos, entre os quais ajustes elétricos do banco do motorista.

De qualquer forma, o motor é o 2.0 turbodiesel de 170 cv e bons 35,7 kgfm de torque a 1.700 rpm, números suficientes para dar boa agilidade ao carro, inclusive nas ultrapassagens. Como sempre, o câmbio automático de 9 marchas continua com certa hesitação entre as trocas, mas dá para optar pelo modo sequencial e trocar as marchas até pelas hastes atrás do volante. Pelos números da fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em razoáveis 10 segundos.

Mesmo com 21,8 centímetros de vão livre do solo e 1.717 kg de peso, a Fiat Toro Ultra até que se sai bem nas curvas, mas é bom ter certa cautela, embora o carro seja equipado com controle eletrônico de estabilidade. Também é preciso lembrar que os freios traseiros da picape são a tambor, o que aumenta as chances de fadiga quando mais exigidos, como em descidas de serra. Outro ponto importante é raio de giro de 12,9 metros, o que acaba dificultando as manobras em espaços apertados.

Interior também conta com predomínio dos tons escuros e com todos os equipamentos que a Toro pode ter
Carlos Guimarães/iG

Interior também conta com predomínio dos tons escuros e com todos os equipamentos que a Toro pode ter

Com o preço da gasolina nas alturas, o fato de ter um carro a diesel ajuda um pouco a fazer economia. A Fiat Toro Ultra tem tanque de 60 litros e, conforme os dados do Inmetro, faz 9,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, dados que levam a uma autonomia de 594 km na cidade e 738 km ,a estrada, o que é apenas plausível.

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Se está pensando nas vibrações dos antigos motores a diesel, esqueça. Entretanto, o nível de ruído caracteristico ainda pode ser notado a bordo, o que pode incomodar em viagens mais longas.

Conclusão

Prestes a mudar na linha 2022, Fiat Toro Ultra é uma picape com ares de SUV e um porta-malas de 820 litros. Acaba tendo boa relação entre custo e benefício se for levado em conta o valor dos SUVs médios hoje em dia. Além disso, a picape também tem itens exclusivos, como as rodas de aro 18 e os acessórios da Mopar, como o engate removível e os estribos laterais.

Ficha Técnica

Você viu?

Preço:  R$ 193.711

Motor: 2.0, 16V, quatro cilindros em linha,  turbodiesel

Potência:  170 cv  a 3.750 rpm

Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão: Automática, de nove marchas, tração integral

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ Independente, multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 225/65 R17

Dimensões: 4,91 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,68 m (altura), 2,99 m (entre-eixos)

Tanque : 60 litros

Caçamba: 820 litros

Consumo : 10 km/l (cidade) e 12,6 km/l (estrada) 

Fonte: IG CARROS

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Edição limitada do Patinete elétrico traz as cores de corrida Petronas SRT

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Patinete elétrico PSRT Velocifero Mad Air Concept e pode suportar o peso máximo de até 100 kg
Divulgação

Patinete elétrico PSRT Velocifero Mad Air Concept e pode suportar o peso máximo de até 100 kg

A Velocifero, tradicional fabricante italiano de patinetes elétricos anunciou a produção do PSRT Velocifero Mad Air Concept, o patinete elétrico de edição limitada feito em parceria com a Petronas Sepang Racing Team (Petronas SRT), uma equipe de motociclismo do Grande Prêmio da Malásia de propriedade do Circuito Internacional de Sepang Sepang Racing Team.

Em termos de design, a edição limitada apresenta as cores características da pintura de corrida Petronas SRT . O patinete promete combinar praticidade com estilo e desempenho. Fácil de transportar e armazenar e permite que o usuário ande tranquilamente pela via, graças ao um guidão dobrável e o peso de apenas 16 kg.

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

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Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

O veículo possui um motor de 350 W e uma bateria removível de 10,4 Ah. Sua autonomia é de até 40 km com uma única carga. A velocidade máxima do novo patinete é de 25 km/h e pode suportar o peso máximo de até 100 kg. Além disso, o novo Mad Air vem com um novo painel de exibição digital e freios elétricos e a disco traseiros.

O PSRT Velocifero Mad Air Concept  foi apresentado na Holanda, durante o DutchGP 2021 e, de acordo com o chefe da equipe Petronas SRT , Razian Razali, é uma grande oportunidade comercial que complementa as corridas da equipe e o estilo de vida do MotoGP.

Aos entusiastas que quiserem saber mais detalhes, é só acessar o vlog da equipe, na edição desta semana. Por lá também será possível adquirir uma das 150,000 unidades produzidas da edição limitada bastando para isso enviar um formulário de registro como interesse de compra.

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Fonte: IG CARROS

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