(65) 99638-6107

CUIABÁ

O mundo sobre rodas

Fiat revela primeiras imagens do Progetto 363, novo SUV da Fiat

Publicados

O mundo sobre rodas


source
SUV da Fiat segue o estilo que fez sucesso no Brasil com a picape Toro, o que inclui flletes de LED no lugar dos faróis
Divulgação

SUV da Fiat segue o estilo que fez sucesso no Brasil com a picape Toro, o que inclui flletes de LED no lugar dos faróis

Depois de algum mistério a Fiat divulga as primeiras imagens oficiais e detalhes do primeiro utilitário esportivo da marca no Brasil, ainda conhecido como Progetto 363. Internautas poderão ajudar na escolha do nome de seu mais novo SUV por meio de enquete em sua plataforma digital.

A novidade da Fiat c omeça a ser vendida no Brasil apenas no início do segundo semestre, mas também será mostrada na final do BBB 21, que acontece hoje (4) à noite.

O novo SUV da Fiat aparenta ter o entre-eixos ligeiramente mais longo que a do sedã Cronos , que tem 2,52 metros de comprimento. Por enquanto, a marca italiana não divulga mais detalhes técnicos do carro. Diz apenas que poderá ser equipado com novo motor turbo flex , que deverá ser o 1.0, que com etanol, deverá reder cerca de 130 cv.

Leia Também:  Conheça detalhes da perua esportiva do piloto de Stock Car Bruno Baptista

Para as versões de entrada, podemos esperar o GSE aspirado 1.3 de quatro cilindros de 101/109 cv (gasolina/etanol), que já é utilizado no Argo , Cronos e Strada . Outra novidade esperada é o câmbio automático CVT.

Você viu?

A traseira lembra a do hach compacto Argo, mas com toque mais sofisticado e detalhes para dar um aspecto de SUV
Divulgação

A traseira lembra a do hach compacto Argo, mas com toque mais sofisticado e detalhes para dar um aspecto de SUV

Primeiro SUV compacto da marca no Brasil , o modelo — que é conhecido atualmente pelo nome Projeto 363 — será produzido na fábrica da Betim (MG) e irá disputar o mesmo público do Volkswagen Nivus , carro que é derivado do hatch Polo . Nas versões mais caras, espera-se que o novo modelo possa vir com sistema de frenagem de emergência e leitor de faixa de rodagem, como na linha 2022 da picape Toro.

Outro item que merece destaque no novo SUV compacto da Fiat é a central multimídia com acesso à internet via conexão 4G e com espelhamento do celular sem fio. Assim como no Renegade 2022 , o equipamento também deve de permitir a consulta e o acesso a informações e funções do carro por meio de um app dedicado para celulares. A plataforma permite, por exemplo, acionar luzes e buzina do veículo também por meio de dispositivos assistentes digitais de voz, como a Alexa.

Leia Também:  Bolsonaro comete duas infrações gravíssimas em passeio de motocicleta

Sobre o nome do carro que ainda não foi divulgado, a Fiat veiculou apenas a declaração da gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis (PSA+ FCA), Malu Antonio: “a parceria de longa data com o BBB foi importante para trazermos o Progetto 363 ao grande público”, disse ela.

“Com a websérie, deixamos o consumidor ainda mais próximo deste modelo. Tanto é que, depois de conhecer mais sobre o veículo, de maneira inédita, as pessoas poderão escolher qual nome mais combina com o SUV da Fiat , numa espécie de reality nas redes sociais”, concluiu a executiva da Stellantis .

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

O mundo sobre rodas

Fiat Toro Volcano 2022: campeã de vendas se fortalece de olho nos rivais

Publicados

em


source
Fiat Toro 2022: principais mudanças estão na frente, com nova grade, lanternas e faróis retocados e o capô com novo vinco
Carlos Guimarães/iG

Fiat Toro 2022: principais mudanças estão na frente, com nova grade, lanternas e faróis retocados e o capô com novo vinco


Se a Fiat Toro pudesse falar, diria aos novos rivais: “podem vir quentes que estou fervendo”. Os futuros concorrentes devem começar a chegar a partir do início do ano que vem, mas terão trabalho para encarar a campeã de vendas no segmento.

Com os retoques no desenho, motor 1.3 turboflex, central multimídia com internet a bordo, entre outras mudanças, a briga vai ser boa com Ford Maverick , a nova picape da GM que entrará no lugar da Montana e, talvez, a VW Tarok .

Imagino que não deve ter sido fácil adotar mudanças em um projeto tão vencedor quanto o da Toro . Mas acertaram em cheio. Já começa com a frente com o novo logo da Fiat , faróis e lanternas que funcionam apenas com LED e capô com um vinco profundo bem no centro, o que condiz com a ideia de robustez e força da picape, que ficou mais potente.

A unidade avaliada, na versão topo de linha Volcano ( a partir de R$ 144.990) também chama atenção por detalhes como as rodas de aro 18 com acabamento diamantado e o teto-solar.

Na traseira, a única mudança é o logo que identifica o novo e esperado motor 1.3 turbo flex , que entra no lugar do já antiquado 1.8 E.torQ, com ganhos substanciais de desempenho e alguma redução no consumo. Além disso, também ficou claro que a picape ficou mais confortável, bem silenciosa e sem vibrações, mesmo pisando mais fundo no acelerador.

Leia Também:  Bolsonaro comete duas infrações gravíssimas em passeio de motocicleta

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da própria fabricante, a Toro 1.8 acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos a pode atingir 179 km/h, ante 11 s e 197 km/h da 1.3 turbo , respectivamente.

Na prática, o que se nota é um carro com funcionamento bem mais suave e ágil desde as primeiras marcações do contagiros mesmo com relações longas do câmbio automático de seis marchas , que mantém um pouco mais de 2.000 rpm a 100 km/h, em sexta, na estrada. Rodando na cidade, basta encostar o pé no pedal da direita de leve para respostas sempre rápidas

O 1.3 turbo flex feito em Betim (MG) é um dos mais modernos em produção no Brasil hoje em dia. Tem variador de fase na admissão e escape, injeção direta de combustível e sobrealimentação, com potência específica de bons 138,8 cv/litro. Em números absolutos, são 185 cv com apenas etanol no tanque e nada desprezíveis 27,6 kgfm de torque a meros 1.750 rpm, daí as respostas ágeis logo cedo.

Você viu?

Interior com cluster digital e configurável, novos comandos e central multimídia com tela vertcal, de 10,1 polegadas
Divulgação

Interior com cluster digital e configurável, novos comandos e central multimídia com tela vertcal, de 10,1 polegadas

Quanto ao consumo, o Inmetro diz que a nova Toro faz 6,6 km/l com etanol na cidade e 7,9 km/l na estrada, números que passam para 9,7 km/l e 10,7 km/l com gasolina, respectivamente. A diferença em relação a picape com motor 1.8 é pequena. A principal vantagem é com etanol , na cidade, quando a nova versão 1.3 turbinada se mostra 2,1% mais econômica, ainda tomando como base os dados do Inmetro.

Afora as questões de consumo e desempenho, a Fiat Toro Volcano 2022 ficou mais tecnológica. O quadro de instrumentos passa a ser digital e configurável em todas as versões. Bom também é que a central multimídia tem acesso à internet a bordo, via conexão 4G , com chip da TIM, mas é preciso que o celular seja compatível com o sistema.

Leia Também:  Veja 5 variações do Volkswagen Kombi que nunca tivemos no Brasil

Geralmente, todos os iPhone e os Android mais sofisticados, como os Samsung da linha S. Outro destaque fica por conta do aplicativo que pode controlar diversas funções do carro , como dar a partida e ligar os faróis, além de monitorar o combustível do tanque e tudo o que precisar saber sobre manutenção.

A Fiat também providenciou uma central de atendimento com serviço de concierge e que ajuda em situações de emergência enviando socorro para o local de um possível acidente ou outro tipo de ocorrência, seguindo o modelo adotado pela GM com o OnStar. Se os airbags forem acionados, o sistema que envia ajuda é acionado automaticamente.

Porém, entre as mudanças, apesar do raio de giro ter melhorado em cerca de 5%, a picape Toro ainda exige alguma paciência para ser manobrada em espaços apertados.

Por outro lado, a suspensão está bem acertada , ajudando a transmitor segurança nas curvas e a absorver as irregularidades do piso. De quebra, há novos dispositivos de segurança , como alerta de frenagem de emergência e monitoramento de mudança indevida de faixa, com discreta atuação no volante para correção.

Conclusão

As novidades na linha 2022 da Fiat Toro Volcano foram certeiras. O carro está bem preparado para enfrentar os futuros rivais que vão começar a chegar a partir do início do ano que vem, mesmo com mais de um ano de espera. A picape continua estilosa e ficou mais ágil, eficiente e atualizada quando o assunto é tecnologia e conectividade.

Ficha Técnica

Motor: 1.3, 16V, quatro cilindros em linha,  turboflex

Potência:  185 cv (E) / 180 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão: Automática, de seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ Independente, multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 225/65 R17

Dimensões: 4,91 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,68 m (altura), 2,99 m (entre-eixos)

Tanque : 60 litros

Caçamba: 820 litros

Consumo : 6,6 km/l (cidade) e 7,0 km/l (estrada) com etanol e 9,7 km/l e 10,7 km/l com gasolina, respectivamente



Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA