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Cintra 959: O Fusca turbinado e com inspiração germânica

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Cintra 959: feito com a base do Fusca, modelo projetado pelo arquiteto André Cintra dá um aspecto exclusivo ao clássico
Renato Bellote/iG

Cintra 959: feito com a base do Fusca, modelo projetado pelo arquiteto André Cintra dá um aspecto exclusivo ao clássico


Durante as décadas de 70 e 80 os modelos fora-de-série fizeram muito sucesso no Brasil. O que ajudou a aumentar esse mercado foi a proibição das importações, em 1976. A partir desse momento novas opções foram criadas para atender à demanda de um público potencial.


Já o Fusca foi um dos carros mais carismáticos já produzidos. A ideia original de Ferdinand Porsche para o “carro do povo” partiu de um projeto bastante simples e funcional. Com o passar dos anos o modelo evoluiu em termos de suspensão e conforto, mas por aqui seguiu sempre a mesma linha.

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Lançado no Brasil no final dos anos 50 logo ganhou as ruas e a simpatia dos consumidores. Na década de 80 o modelo passou pelo último upgrade visual e também no painel. E no ano de 1986 se despediu na chamada “Última Série”.

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O motor boxer também cresceu em cilindrada. No Brasil o Fusca voltou ao mercado como último suspiro na série Itamar , em 1994, mas logicamente não resistiu à pressão dos anos. De qualquer modo o besouro tem uma legião de fãs, clubes espalhados pelos país e preparadores.


Hoje trago a vocês um dos projetos mais interessantes já construídos tendo como base o VW a ar. A ideia do Cintra 959 nasceu da paixão de um garoto de 16 anos, André Cintra , que em 1988 desenhou algo mesclando o Fusca e o mítico Porsche 959.

Foram feitas apenas 3 unidades. Com o passar do tempo elas se perderam. Até agora. A busca e restauro dos três veículos está sendo feita a todo vapor. E tive a oportunidade de acelerar o 001, o exemplar que também foi testado pelas revistas especializadas da época.

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O motor boxer do Fusca  teve a cilindrada aumentada para 1.800 cm³ e recebeu uma turbina, o que já tornava o desempenho do carro muito atraente para a época. No vídeo mostro os detalhes da dirigibilidade e falo do projeto. Afivele os cintos por aí!

Fonte: IG CARROS

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Edição limitada do Patinete elétrico traz as cores de corrida Petronas SRT

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Patinete elétrico PSRT Velocifero Mad Air Concept e pode suportar o peso máximo de até 100 kg
Divulgação

Patinete elétrico PSRT Velocifero Mad Air Concept e pode suportar o peso máximo de até 100 kg

A Velocifero, tradicional fabricante italiano de patinetes elétricos anunciou a produção do PSRT Velocifero Mad Air Concept, o patinete elétrico de edição limitada feito em parceria com a Petronas Sepang Racing Team (Petronas SRT), uma equipe de motociclismo do Grande Prêmio da Malásia de propriedade do Circuito Internacional de Sepang Sepang Racing Team.

Em termos de design, a edição limitada apresenta as cores características da pintura de corrida Petronas SRT . O patinete promete combinar praticidade com estilo e desempenho. Fácil de transportar e armazenar e permite que o usuário ande tranquilamente pela via, graças ao um guidão dobrável e o peso de apenas 16 kg.

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

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Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

O veículo possui um motor de 350 W e uma bateria removível de 10,4 Ah. Sua autonomia é de até 40 km com uma única carga. A velocidade máxima do novo patinete é de 25 km/h e pode suportar o peso máximo de até 100 kg. Além disso, o novo Mad Air vem com um novo painel de exibição digital e freios elétricos e a disco traseiros.

O PSRT Velocifero Mad Air Concept  foi apresentado na Holanda, durante o DutchGP 2021 e, de acordo com o chefe da equipe Petronas SRT , Razian Razali, é uma grande oportunidade comercial que complementa as corridas da equipe e o estilo de vida do MotoGP.

Aos entusiastas que quiserem saber mais detalhes, é só acessar o vlog da equipe, na edição desta semana. Por lá também será possível adquirir uma das 150,000 unidades produzidas da edição limitada bastando para isso enviar um formulário de registro como interesse de compra.

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Fonte: IG CARROS

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