(65) 99638-6107

CUIABÁ

O mundo sobre rodas

As mudanças a curto (e a longo) prazo no mercado automotivo

Publicados

O mundo sobre rodas


source
Poucos setores estão passando por tantas mudanças na pandemia quanto o automotivo hoje em dia
Reprodução

Poucos setores estão passando por tantas mudanças na pandemia quanto o automotivo hoje em dia

As pessoas superestimam as mudanças a curto prazo e tendem a subestimar as transformações a longo prazo. A frase não é minha, mas uma citação de Bill Gates, o grande empresário da tecnologia e um dos homens mais ricos do mundo. Ela pode descrever diferentes situações, sem dúvida, mas encaixa-se perfeitamente para compreendermos o mundo durante e, principalmente, após a pandemia de covid-19.

Você viu?

Não faltam análises que projetam diferentes setores nos próximos meses e anos. Porém, mais do que decifrar os impactos recentes, é preciso entender as modificações estruturais que irão se refletir daqui a dez, quinze anos. No mercado automotivo , por exemplo, é essencial descobrir o papel que essa área vai desempenhar na sociedade como um todo.

De todas as mudanças que o novo coronavírus trouxe em 2020, poucos ecossistemas passaram por tantas adaptações quanto o automotivo. Das montadoras que tiveram de suspender a produção de carros novos aos aplicativos de transporte compartilhado, passando pelo ato de vender e comprar automóveis , todas as empresas precisaram se preparar para novos desafios.

Leia Também:  Audi não irá investir em novos motores a combustão, diz CEO

O cenário de transformação digital finalmente chegou, com a entrada de novos players em diferentes segmentos e o surgimento de modelos de negócios que trazerão produtos e serviços inovadores.

Mas isso é apenas a ponta de toda a transformação que vai ocorrer daqui em diante. A digitalização, a princípio uma questão de necessidade, acelerou-se nos últimos tempos porque as pessoas e empresas enxergaram as vantagens que o canal pode oferecer aos negócios.

Isso vai modificar o próprio comportamento do consumidor ao longo do tempo, tornando-se mais digital e menos analítico, mais focado na experiência e menos no preço em si. São questões que irão desencadear novas percepções no mercado automotivo, principalmente na compra e venda de carros. Duas delas são primordiais:

1 – O carro voltou a ser importante no cenário de mobilidade

Com a pandemia, as pessoas passaram a preferir andar de carro próprio do que ir de transporte público
Divulgação

Com a pandemia, as pessoas passaram a preferir andar de carro próprio do que ir de transporte público

Antes da pandemia de covid-19, não seria exagero afirmar que o automóvel era visto como ‘vilão’ em políticas de mobilidade. Havia uma valorização do transporte público e de meios alternativos, como compartilhamento de carros, bicicletas e patinetes, em contraponto à presença dos veículos nas ruas.

Bom, com uma pandemia exigindo distanciamento social e menos aglomeração, o carro particular tornou-se alternativa segura tanto para viagens mais curtas quanto para as longas. Em resumo: as pessoas voltaram a se interessar por ter o próprio carro a fim de não depender do transporte público e colocar a saúde em risco com um vírus global acumulando infectados e mortes.

Leia Também:  Volkswagen Kombi segue como um dos antigos mais vendidos na internet

2 – Os negócios on-line serão inevitáveis

Canais digitais têm recebido cada vez mais adeptos desde o início da pandemia do novo coronavírus
Divulgação

Canais digitais têm recebido cada vez mais adeptos desde o início da pandemia do novo coronavírus

A negociação de produtos e serviços em canais digitais certamente foi um dos destaques da pandemia, permitindo que setores inteiros da economia mantivessem a rentabilidade durante o período de suspensão de atividades presenciais.

No mercado automotivo não é diferente. No período mais difícil da quarentena e do isolamento social, as pessoas queriam vender seus automóveis, seja para fazer o downgrade ou simplesmente conseguir recursos financeiros . A questão é que, mesmo após o retorno das atividades das lojas físicas, percebe-se um movimento cada vez maior de valorização dos canais digitais.

Assim, os negócios on-line para comprar e vender automóveis serão inevitáveis a partir de agora – e os usuários irão valorizar justamente as empresas que entregarem a melhor experiência possível, permitindo que eles possam fazer tudo sem sair de casa.

Diante de uma pandemia que desafia a política, a economia, a saúde e as relações sociais em todo o mundo, imaginar e estimar mudanças nos próximos anos não chega a ser tarefa tão difícil. É claro que teremos transformações significativas nos meses que sucederem o avanço da doença.

O segredo, portanto, é saber quais delas serão perenes e quais vão acarretar, de fato, uma verdadeira revolução nos hábitos e nas relações das pessoas. No caso do mercado automotivo , algumas já surgem como desafio ao ecossistema. Cabe aos players se prepararem e se adequarem ao novo mundo que surge pela frente.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

O mundo sobre rodas

Aprilia revela RS 125 e Tuono 125 com uma série de mudanças

Publicados

em


source
Aprilia RS 125 e Tuono 125: estilo mais arrojado, uma série de mudanças no motor e cluster digital maior entre as novidades
Divulgação

Aprilia RS 125 e Tuono 125: estilo mais arrojado, uma série de mudanças no motor e cluster digital maior entre as novidades

A marca italiana Aprilia mostra a linha 2021 das versões RS 125 e Tuono 125 com algumas novidades, entre as quais um desenho mais arrojado com grafismos inéditos e novo motor monocilíndrico, refrigerado a água e que funciona com velas de irídio. Outros componentes, como o comando de válvulas, filtro de ar e o corpo de injeção também receberam mudanças.

Na parte mecânica, a Aprilia ainda providenciou novas válvulas de admissão e escape, cujo coletor também é todo novo, com um catalisador mais eficiente. Com isso, conseguiram uma curva de torque mais favorável, garantindo o máximo de força desde as primeiras marcações do contagiros, conforme a fabricante.

Leia Também:  Veja os principais problemas com as placas Mercosul

Tanto a A prilia RS 125 quanto a Tuono 125 passam a ter um visual que segue o estilo adotado nos demais modelos da marca, como o 660 e a V4, que foram lançados anteriormente. O cluster digital está incluído nas alterações no desenho da moto e ficou maior. Há também n ovas cores disponíveis .

No caso da RS 125 , entre as cores disponíveis estão as seguintes: vermelha, branca, roxa e vinho. Além disso, existe uma versão com pintura de competição que vem com sistema de troca de marchas quickshifter de série e cobertura e novos detalhes no banco.

Os preços na Europa ficarão em algo em torno do equivalente a R$ 33.500. No Brasil, a Aprilia vende oficialmente, pelo menos por enquanto, apenas o scooter SR 150 .

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA