(65) 99638-6107

CUIABÁ

O melhor detergente é a luz do sol

Governo do Estado lamenta morte do mestre de capoeira e da cultura mato-grossense Jarbas Sokolowski

Publicados

O melhor detergente é a luz do sol

 

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), lamenta a perda do mestre de capoeira Jarbas Sokolowski, que faleceu neste domingo (26.09), aos 51 anos, em Sorriso (MT).

Mestre Jarbas, como é conhecido, chegou a Mato Grosso em 2005, e desde então contribuiu fortemente para o fortalecimento da cultura e do esporte mato-grossenses por meio da capoeira.

Sua trajetória é marcada por inúmeros feitos em prol da preservação e da difusão da arte capoeirista em todo o Estado. Além de conquistar os primeiros títulos nacionais de capoeira representando Mato Grosso, mestre Jarbas resgatou grupos folclóricos de puxada-de-rede, maculelê, berimbaladas, apresentações teatrais e espetáculos de capoeira.

Jarbas atuou como Conselheiro de Estado de Cultura, presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira, vice-presidente da Confederação Brasileira de Capoeira e membro do Departamento da International Capoeira Association (ICA). Também foi o primeiro representante do Estado premiado com a maior honraria para mestres de capoeira do planeta, o Prêmio Berimbau de Ouro, recebido em março de 2016, em Salvador (BA).

Leia Também:  O sociólogo Sérgio Amadeu e os perigos a rondar a liberdade na internet. "A internet em si não muda, mas as pessoas podem usar a internet para mudar. Já perceberam isso e querem transformar a internet em TV a cabo, reduzir a interatividade, controlar a criatividade" - alerta

Atualmente, Jarbas exercia o cargo de diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso (Semec) e está sendo homenageado como mestre da cultura mato-grossense em projeto selecionado no edital da Secel-MT.

Representando toda a equipe da Secretaria Estadual, o secretário Beto Dois a Um expressa sua gratidão ao importante trabalho realizado por Mestre Jarbas, que fez dele uma personalidade da capoeira reconhecida dentro e fora do Brasil.

“Foi um choque receber essa triste notícia da morte de Mestre Jarbas. Nessa semana anterior ele ainda esteve na Secel protocolando projetos, conversando conosco e carregando tantos planos para a cultura de Sorriso e do Estado.  Sem dúvida, é uma grande perda para família, amigos e todos nós. Nosso consolo é saber que sua trajetória e contribuição não serão esquecidas, pois ficarão na história por meio do projeto aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura, no qual tive a honra de dar um depoimento recentemente”, lamenta Beto.

A equipe da Secel externa ainda sentimentos de pesar e de solidariedade à família e amigos do Mestre Jarbas.

Leia Também:  Galeria do Sesc Arsenal recebe 3ª mostra do Salão Jovem Arte nesta sexta-feira (08); fotógrafo Rai Reis será homenageado
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTRETENIMENTO

Lula e Bolsonaro no BBB22: Boninho libera debates políticos no reality

Publicados

em

 

 

source
Boninho acaba com mitos sobre proibição a assuntos dentro do BBB22
Reprodução/Instagram

Boninho acaba com mitos sobre proibição a assuntos dentro do BBB22

Para acabar de vez com a boataria em torno de uma possível censura dentro do Big Brother Brasil, J.B. de Oliveira, o Boninho, acaba de confirmar que não existe uma lista de assuntos proibidos dentro do reality show e que todos eles podem falar sobre os temas que quiserem no confinamento. Portanto, os nomes de Lula e de Bolsonaro estão liberados dentro do BBB22.

Teorias da conspiração começaram a surgir nos últimos dias por se tratar de um ano eleitoral, mas Boninho avisou que os brothers estão por sua conta e risco. E o fato de ter escolhido um elenco heterogêneo, com metade da casa inclinada para a esquerda, e a outra metade mais conservadora, os debates políticos certamente se farão presentes dentro do confinamento.

Leia Também:  Grupo Folclórico Flor Ribeirinha vence Festival Internacional de Dança na Polônia

Leia Também

“Eles podem falar o que eles quiserem, eles podem falar de política, de qualquer outra marca, podem falar sobre a vida deles e até podem falar besteira. A gente nunca interfere com isso”, esclareceu o diretor.

Ele ainda afirmou que os monitores presentes na casa que costumam dar alertas aos brothers nunca emitem mensagens orientando que eles mudasse de assunto.

“Portanto, naqueles monitores que existem nacasa, que de vez em quando vocês conseguem ver, não tem a palavra mudar de assunto, orque mudar de assunto é um problema que eles tem que saber entre eles. O que acontece? o que temos? Temos sim um painel informando quando eles tem que fazer alguma ação, trocar bateria, ir ao confessionário, ir à despensa. E isso eles gostam”, informou o diretor.

 

 

Fonte: IG GENTE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA