(65) 99638-6107

CUIABÁ

O melhor detergente é a luz do sol

GABRIEL NOVIS NEVES: A chuva é gostosa sempre, porém, romântica quando em casa de adobo e telhado de telha de barro, sem forro, pois propicia o maravilhoso respingo.

Publicados

O melhor detergente é a luz do sol

CHUVA EM CUIABÁ

Por Gabriel Novis Neves

 

Após mais de três meses de terrível seca, calor sufocante e baixa umidade do ar, fomos agraciados com a tão esperada chuva pela madrugada! Ainda não foi aquela chuva barulhenta, com ventos derrubando árvores, destelhando casas antigas, entupindo “bocas de lobo”, interrompendo o trânsito, tão comum nesta época do ano!

Os passarinhos acordaram “cantando” mais alto numa alegria sem fim, as folhas mais verdes nas árvores, a população respirando melhor e em casa o ar refrigerado desligado.

Chamo essa chuva, de chuva da manga, outros de chuva do caju, o certo, porém, é que em breve teremos essas frutas e um verde mais verde nas árvores. As mangueiras, a partir da primeira chuva começam a ficar amareladas, com o amadurecimento dos seus frutos esperando a segunda chuva para forrar os seus pés da deliciosa fruta.

Temos vários tipos de manga, e aprecio todas, confesso, no entanto, que a minha predileta é a Burbom. Aprecio também a manga Rosa, Espada e a Comum.

Os pés de caju, com as chuvas, ficam arqueados chegando a encostar seus galhos férteis no solo, para a alegria dos artesãs que transformam o caju em potes de caju em caldas, caju seco, rapadura de caju, suco de caju ou simplesmente saborear a fruta retirando-a do galho.

A chuva é gostosa sempre, porém, romântica quando em casa de adobo e telhado de telha de barro, sem forro, pois propicia o maravilhoso respingo o com seu toque na pele, especialmente no quarto enquanto dormimos, contato esse que tão bem nos faz a alma! Tive na minha infância a felicidade de ser “borrifado” pelas chuvas, privilégio extinto com a minha ida ao Rio para estudar.

Quando voltei, a minha casinha tinha forro, e depois sucumbi em quartos de cobertura de concreto onde não se ouvia nem o cair da chuva, muito menos o seu borrifo.

Não sei como os meus bisnetos reagiriam a um borrifamento nos seus corpos, das chuvas da manga. É a evolução ao mundo moderno, onde nos é negado a maioria dos prazeres da natureza!

Vamos aguardar outras chuvas como essa da madrugada de hoje, com seus incríveis benefícios para o meio ambiente e nossa sensibilidade!

Gabriel Novis Neves é medico e professor aposentado em Cuiabá. É o reitor fundador da UFMT. Titular do blogue BAR DO BUGRE

09-09-2021

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  DELEGADO MARCOS VELOSO: Devemos todos nos unirmos no combate à exploração sexual das mulheres
Propaganda

O melhor detergente é a luz do sol

MercedesBenz lança edição especial do SUV Classe G 63 AMG por R$ 2 milhões, com todas unidades já vendidas

Publicados

em

 

 

source

Mercedes G63 AMG vem com motor V8 biturbo, capaz de render 585 cv, potência transmitida para as quatro rodas
Divulgação

Mercedes G63 AMG vem com motor V8 biturbo, capaz de render 585 cv, potência transmitida para as quatro rodas

A Mercedes-Benz está lançando a versão limitada Magno Edition do Mercedes-AMG G 63 criada especialmente para o mercado brasileiro e que chega ao país com toda produção adicional já vendida, de acordo com a fabricante.

O SUV conta com motor V8 biturbo de 4.0 litros de 585 cv, tração nas quatro rodas (40:60), três bloqueios de diferencial, transmissão automática de 9 marchas, suspensão dianteira independente com duplo braço triangular e amortecimento ajustável adaptável.

O visual fica por conta a grade do radiador específica AMG pintada em preto fosco, arcos das rodas alargados, escapamento com saída lateral, rodas AMG forjadas de 22 polegadas, faróis, lanternas traseiras e indicadores de direção escurecidos , além de retrovisores, frisos, capa do estepe e adereços dos para-choques pintados em preto Magno.

Leia Também:  ‘O PROSTÍBULO É A ÚLTIMA FRONTEIRA DO FEMINISMO’ - Monique Prada, trabalhadora sexual e ativista, fala sobre as reivindicações trabalhistas das prostitutas e do que ela chama de “puta-feminismo”

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Na parte interna, o destaque é o acabamento ‘G Manufaktur Plus’ que consiste em revestimento em c ouro nappa com função massagem e layout de costura em padrão diamante, além de Volante em fibra de carbono com DINAMICA.

O Mercedes-AMG G 63 Magno Edition tem preço público sugerido de R$ 1.999.900 válido para todo o Brasil. E vale relembrar que todas as unidades disponíveis no país já foram vendidas.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA