(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

O melhor detergente é a luz do sol

Equoterapia retoma atendimentos presenciais em Campo Verde, Mato Grosso

Publicados

O melhor detergente é a luz do sol

Foto de Misha Voguel no Pexels. Ilustrativa

Depois de uma pausa devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos presenciais da equoterapia em Campo Verde puderam ser retomados nesta quarta-feira (28/04), o que foi motivo de comemoração entre as famílias que se beneficiam do projeto.

Santana de Jesus Galvão é mãe da pequena Brenda, de 11 anos, que reiniciou a terapia nesta quarta (28.04). Ela tem a síndrome de Pitt-Hopkins, uma doença extremamente rara e que causa alterações físicas, cognitivas e comportamentais. Segundo o portal Síndrome de Pitt-Hopkins Brasil existem hoje menos de 40 casos diagnosticados em todo o país.

“A Brenda faz todo tipo de terapia desde que nasceu. Conseguimos o diagnóstico quando ela tinha 10 anos, e neste tempo fomos tratando tudo que ela apresentava, como autismo, epilepsia, atraso de desenvolvimento. Ficamos extremamente surpresos de como a equoterapia fez bem para ela e fez diferença no dia a dia dela”, conta a mãe de Brenda.

A menina foi uma das primeiras praticantes em Campo Verde, iniciando em maio de 2019. A fisioterapeuta Cauane Lopatiuk, que acompanha todos os atendimentos, conta que, no início, Brenda sequer conseguia manter-se sentada sozinha sobre o cavalo. “Ela não tinha controle de tronco, então eu fazia montaria dupla com ela, para conseguir segurá-la. Hoje, ela chega em pé e fica montada sozinha, com controle”, ressalta Cauane.

Leia Também:  CRISE NA EDUCAÇÃO: Com a maior taxa de analfabetismo do Centro-Oeste, Mauro Mendes segue fechando escolas em Mato Grosso

A mãe de Brenda ainda acrescenta que, depois da equoterapia, a menina desenvolveu coordenação para levar os alimentos sozinha à boca, passou a conseguir ficar sentada sozinha, desenvolveu equilíbrio, teve melhora na postura e alinhamento de quadril.

“Estamos muito felizes com a volta dos atendimentos. Fez muita falta nos últimos meses, ela estava com as perninhas atrofiando, o quadril fechado porque passa maior parte do tempo sentada. A equoterapia ajuda muito. Até a fala eu vejo que ela fica mais animada em tentar”, compartilha Santana.

Equoterapia, o que é?

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (ANDE-Brasil).

As técnicas utilizadas agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais através de uma atividade lúdico desportiva, oferecendo todas as condições julgadas importantes ao tratamento dos praticantes.

Instituto Cavalgar

A Equoterapia é uma iniciativa do Instituto Cavalgar, criado e gerido pelo Sindicato Rural de Campo Verde e que atende gratuitamente crianças que possuem necessidades especiais, em decorrência de distúrbios físicos, mentais ou emocionais.

Leia Também:  PROFESSOR NAIME MÁRCIO MORAES: O sonho instigado pela promessa da ampliação dos direitos se tornou um pesadelo sob os comandos dos republicanos, muita truculência, desonestidade, impunidade, atos de covardia, matança, perseguições são a marca registrada dos políticos da Republica Brasileira. A pergunta a ser respondida é: O que esperar de um regime de governo, imposto por um golpe, que nasceu da traição, da mentira, do assassinato de brasileiros inocentes? O que?

O projeto tem apoio do Senar-MT e de doações de pessoas e empresas. Quem quiser conhecer melhor e contribuir pode adotar um praticante, por meio da doação dos recursos. Saiba mais pelo telefone (66) 3419-2111.

Fonte: Comunicação do Sindicato Rural de Campo Verde

 

Foto de Emmylou no Pexels

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

O melhor detergente é a luz do sol

ENOCK CAVALCANTI: Antero se rebaixa como Ciro e ataca esposa de Abilio: “só serve para dormir com ele”

Publicados

em

As tropas estão se alinhando para a campanha eleitoral em Cuiabá, capital de Mato Grosso. A disputa já começa a sangrar nesta fase de pré-campanha. O jornalista e radialista Antero Paes de Barros que, ao lado dos jornalistas Pedro Pinto e Mauro Camargo, já faturou alto, em outras épocas, fazendo marketing eleitoral em Mato Grosso, parece que não tem mais o status de antigamente. A velhice e a decadência estariam batendo à porta.

Antero não será o marqueteiro de Botelho, posto reservado para o filho do veterano Mauro Cid, o jornalista e publicitário Humberto Frederico, que atuava na assessoria de Wellington Fagundes (PL) no Senado. Para Antero, parece que restou o papel de atuar como um dos porta vozes assumidos da campanha do Botelho (União Brasil). Ele, que já foi senador e se sonhou governador, termina agora, quem sabe, como um pistoleiro a disparar seus petardos e xingamentos através do seu Preto no Branco. Nada pessoal, caramba!

E foi atuando visivelmente como bate-pau do Botelho, que o ex-senador Antero Paes de Barros baixou o nível da discussão, recorrendo a termos machistas e sexistas para atacar a pré-candidata a vereadora de Cuiabá pelo PL, Samantha Iris, esposa do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).

Leia Também:  MIGUEL STÉDILE, DO MST: Nem pop, nem tech, o Agro é corrupto

Antero Paes de Barros declarou que não conhece nenhuma atuação social de Samantha Iris. Por isso mesmo, o único papel da senhora seria “dormir na cama com Abilio”. A agressiva declaração na Rádio Cultura FM foi dada no momento em que estava ao lado da jornalista Michely Figueiredo, uma outra mulher, que não alertou e tampouco repudiou a fala machista e sexista de Antero Paes de Barros. Michely calou e consentiu.

O ex-senador, que já tentou retornar diversas vezes à cena político eleitoral e foi surrado nas urnas, se iguala, em sua fala, a declarações do ex-presidenciável e advogado cearense Ciro Gomes (PDT).

Em 2002, na eleição presidencial, quando disputava a ida ao segundo turno com José Serra (PSDB), Ciro Gomes declarou numa entrevista que sua então esposa, a atriz Patricia Pillar, teria um papel importante na disputa, pelo simples fato de “dormir” com ele. “A minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental”, declarou naquela ocasião o inacreditável Ciro Gomes.

Recentemente, o machismo de Ciro Gomes voltou a transbordar e ele atacou a senadora petista Janaina Farias (PT-CE), garantindo que ela não passaria de uma “assessora para assuntos de cama” do senador e atual ministro da Educação Camilo Santana (PT), ex-correligionário e atual desafeto do próprio Ciro.

Leia Também:  CRISE NA EDUCAÇÃO: Com a maior taxa de analfabetismo do Centro-Oeste, Mauro Mendes segue fechando escolas em Mato Grosso

O machismo segue, dessa forma, como um componente nojento da política e do jornalismo brasileiro. Em seu programa de rádio na Cultura FM, em Cuiabá, depois de bancar a pitonisa e garantir que o bolsonarista é candidato a prefeito para perder, Anterinho declarou que Abilio Brunini tem como meta política e grande objetivo eleitoral neste ano de 2024, apenas eleger a esposa, Samantha Iris, vereadora em Cuiabá nas eleições de outubro.

Em seguida, o ex-senador fez o ataque odiento, afirmando que a esposa de Abilio Brunini tem como única função “dormir ao lado dele”. Como mulher, só serviria para abrir as pernas para o seu marido.

Que papelão, Antero. Logo você, que alguns procuram discriminar dizendo que é homossexual enrustido e teria adotado como identidade secreta, para seus “jogos de cama”, o nome da cantora Wanderléa, dos tempos da Jovem Guarda. Por que responder ao ódio com o ódio?!

Senhor Antero, por favor, pare, agora! Peça perdão, porque quem não pede perdão não é nunca perdoado.

 

Enock Cavalcanti, 70, é jornalista e editor do blogue PAGINA DO E/PAGINA DO ENOCK, editado a partir de Cuiabá MT desde o ano de 2009.

 

Antero, Abilio e Michely

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA