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É bem Mato Grosso

Economista Mauricio Munhoz analisa, sem aprofundar, as gestões de Zé Pedro Taques e Emanuel

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Gestão: Emanuel X Taques

POR Maurício Munhoz
Os jesuítas diziam: “Os números santificam”. Mas, às vezes, podemos escrever um artigo, talvez até uma tese, falando de números, sem mencionar um valor sequer, e todos entendem o espírito da ideia, a força de uma ideia.
Por exemplo: mesmo sem apresentarmos os números, todos sabem que as finanças do governo do Estado de Mato Grosso, assim como as da prefeitura de Cuiabá, “não são boas”. Ou seja, o cobertor é curto.
O pacto federativo concentra as receitas na União e os Estados e Municípios vivem de pires na mão. Por isso, praticar gestão pública é uma arte nos dias de hoje. Especialmente em espaços como Mato Grosso, com forte dinâmica econômica, mas com pouca arrecadação tributária, graças à Lei Kandir, que tira do governo do Estado e dos municípios bilhões de reais ao ano.
Por isso, ao considerarmos esse quadro difícil, com arrecadação insuficiente para atender os problemas sociais e oferecer serviços públicos de qualidade, é que percebemos as diferenças entre uma melhor e uma pior eficiência na gestão.
Quais diferenças de gestão percebemos entre o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e o governador Pedro Taques? Às vezes, as responsabilidades se misturam, como na saúde pública. Mas há casos em que podemos fazer comparações: como as estradas de Mato Grosso, as ruas em Cuiabá, ou a condução do fluxo de caixa…
Por um lado, vemos o governo do Estado com sucessivos atrasos nos repasses aos municípios, poderes, fornecedores e, por que não dizer, nos salários dos servidores. Por outro lado, não vemos tais noticias de atrasos por parte da prefeitura. Talvez eu tenha cometido um erro formal quando citei atraso nos salários dos servidores.
Afinal, o Estado tem cumprido o preceito constitucional de pagar dentro do prazo legal. Pois é aqui que as diferenças de gestão entre o prefeito e o governador ficam mais claras. Em um Estado onde o peso do setor público ainda é tão forte, ou seja, onde a economia local depende tanto dos salários do funcionalismo público, de forma direta ou indireta (comércio, serviços e afins), faz muita diferença a data em que o gestor quita sua folha de pagamento.
O servidor público estadual, assim como o municipal, há muitos anos recebia seu salário no último dia do mês trabalhado. Quando o atual governo inverteu essa lógica, as famílias sofreram um choque no controle orçamentário. E, com isso, toda a cadeia econômica sofreu com os atrasos. O pior de tudo isso é que, com o não cumprimento da RGA do governo do Estado, até agora as famílias não se recuperaram.
Ou seja, o servidor público estadual perdeu o poder de compra e alguns dias representam uma grande diferença. O artigo foi todo escrito sem citar números. Justamente para deixar claro que a diferença citada acima só é percebida pelo gestor que tem sensibilidade social.

MAURÍCIO MUNHOZ é economista, vencedor do Premio Celso Furtado de Economia 2017/18

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Vencedores do Prêmio de Eficiência e Inovação ampliaram alcance da segurança e melhoraram atendimento em saúde

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As iniciativas que conquistaram as três primeiras colocações na categoria Transformação Digital do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, do Governo de Mato Grosso, realizado na segunda-feira (15.04), melhoraram o atendimento de saúde à população e ampliaram a segurança, com o uso de tecnologia. 

As práticas das Secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Segurança (Sesp) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se enquadraram nos critérios exigidos na categoria. Entre as exigências analisadas estão a qualificação dos canais de atendimento, usabilidade do usuário na utilização dos serviços públicos digitais, ampliação da gestão dos recursos de tecnologia, informação e comunicação, integração ou interoperabilidade de sistemas e base de dados intersetoriais, transparência na tramitação de solicitações de serviços, grau de automação da solução e usuários atendidos pelo sistema.

A iniciativa campeã foi o IndicaSUS, um sistema de análise de dados que revolucionou o atendimento médico mato-grossense, principalmente, durante os anos de 2021 e 2022, no auge da pandemia da Covid-19.

Segundo o adjunto de Gestão Hospitalar da SES em exercício, Oberdan Lira, esse recurso permitia tanto a análise de dados quanto a apresentação das informações em formato interativo, por meio de painéis.  

“Com velocidade de acesso à informação das pessoas que estavam sendo notificadas, mobilizamos melhor os hospitais, trouxemos melhores insumos e transportamos pacientes com mais agilidade, reduzindo bastante o número de óbitos em Mato Grosso. Quem ganha com iniciativas como essa são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou. 

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O Programa Vigia Mais MT, da Sesp, ficou em 2º lugar na mesma categoria. O projeto garante o monitoramento dos municípios de Mato Grosso e inova o setor de segurança pública por meio da cooperação técnica entre o setor público e privado. Além disso, essa integração permite uma melhor performance de acesso, captação e análise de imagens utilizando inteligência artificial.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, explicou que as informações são acessadas pelos policiais em tempo real, ou em “nuvem”, por plataforma digital de aplicativos de smartphone, software desktop e versão web.

“No primeiro ano, o Vigia Mais MT levou videomonitoramento para 120 municípios mato-grossenses. As análises otimizam os resultados das ações de polícia ostensiva, para a prevenção de crimes, de polícia judiciária para repressão de condutas criminosas, e inteligência de segurança pública”, exemplifica o adjunto.

Outra ação de segurança que se destacou foi a apresentada pelo Detran-MT, que ficou em 3º lugar. O serviço de vistoria de veículos combina Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial. Ele informatiza a verificação da autenticidade de veículos e as suas condições de trafegabilidade, automatizando o controle dos critérios de segurança.

Para o coordenador de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e agente do Serviço de Trânsito do Detran-MT, Dauson da Silva, a transformação dos serviços de vistoria e emplacamento promoveu a remodelação e inovação das atividades, com maior eficiência e segurança na entrega ao cidadão.

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“Desde a implantação do projeto, realizamos mais de um milhão de emplacamentos e mais de um milhão e meio de vistorias, além do aumento da produtividade com a automatização do serviço, da melhoria da segurança com a incorporação dos requisitos de Inteligência Artificial e potencialização da força de trabalho deste Departamento, diante do crescimento do Estado”, explicou.

O Prêmio

O prêmio organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) reconheceu as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.

Essas três primeiras equipes ganharam como reconhecimento, respectivamente, os valores de R$ 200 mil, R$ 170 mil e R$ 200 mil. Além disso, os integrantes dos grupos têm direito a passagem aérea internacional com acompanhantes. Os vencedores também receberam o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”.

As práticas vencedoras serão aceleradas pelo Laboratório Central de Inovações (LabSin) para serem replicadas em outros órgãos.

Para conferir o ranking dos premiados, clique AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

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