(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

O melhor detergente é a luz do sol

Bolsonaro planejou e atuou em tentativa de golpe; Marinha de Garnier tinha tanques para o golpe. LEIA INQUERITO DA PF NA INTEGRA

Publicados

O melhor detergente é a luz do sol

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro atuou de “forma direta e efetiva” nos atos executórios para tentar um golpe de Estado em 2022. O ex-presidente inelegível liderou a trama golpista como chefe da organização criminosa. Já a queda do Estado Democrático de Direito não aconteceu por “circunstância alheias à sua vontade”, disse a Polícia Federal. Os fatos vieram à tona no relatório final da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado.

A PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do estado democrático de Direito, além de golpe de Estado e organização criminosa. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

O general da reserva Walter Braga Netto teve participação concreta nos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e da abolição do Estado Democrático de Direito, inclusive na tentativa de obstrução da investigação. A conclusão é da Polícia Federal (PF) no relatório que indicia o militar e mais 36 acusados.

Leia Também:  Principal adversário de Dilma em 2014 é a mídia

Em mensagens encontradas pela Polícia Federal (PF) no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, um interlocutor identificado apenas pelo nome de “Riva” confirmou para o Tenente-Coronel Sérgio Cavaliere que a Marinha, liderada à época pelo Almirante Almir Garnier, chegou a preparar tanques para a tentativa de golpe de Estado planejado por Bolsonaro e seus aliados. “O Almirante Garnier é PATRIOTA. Tinham tanques no Arsenal prontos”, enviou o militar.

O relatório foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem a responsabilidade de examinar as provas e decidir se apresentará denúncias contra os envolvidos na investigação. Bolsonaro admitiu ter conversado com aliados e integrantes das Forças Armadas sobre a possibilidade de decretar estado de sítio após sua derrota para Lula em 2022.

Bolsonaro também questionou a credibilidade do sistema eleitoral, ameaçou não passar o cargo para Lula após ser derrotado, criticou severamente instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e incentivou manifestações populares de cunho golpista.

 

FONTE TVT NEWS

Leia Também:  VALTER POMAR: Ciro acredita que solução para a crise passa pela eleição de um presidente de centro. Tipo: nem Lula, nem Bolsonaro, nem radicalismo de esquerda nem de direita

 

Caricatura de Bolsonaro feita pelo alemão Frank Hoppmann e publicada em 1º de novembro de 2021 no jornal Paradox, de Israel, foi premiada na 15º edição da World Press Cartoon (WPC) em junho de 2022

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

O melhor detergente é a luz do sol

Análise de Conjuntura por João Pedro Stedile – Desafios e Perspectivas para o Campo Popular

Publicados

em

00.00.00 – Introdução

00.00.31 – Cenário Político Internacional

00.04.56 – Cenário Político Nacional

00.10.35 – Governo Lula

00.17.06 – Desafios e Perspectivas no Campo Popula

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  TUDO COMO DANTES: Mesmo com compra de vaga no TCE-MT ainda sendo investigada pela Justiça, ministro do STJ suspende decisão do TJ/MT e Sérgio Ricardo deve retornar ao TCE. LEIA DECISÃO
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA