HORROR: chuvas alagaram Pronto Socorro de Cuiabá

 Em "Guernica", o pintor Pablo Picasso retratou o horror da guerra. "Guernica", trágica e clássica obra, nasceu das impressões causadas no artista Picasso pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937. Este painel é grandioso, em todos os sentidos, tanto na catástrofe bélica que reproduz, quanto no seu tamanho, pois ele mede 350 por 782 cm. Elaborado em tela pintada a óleo, é um símbolo doloroso do terror que pode ser produzido pelas guerras. Faltaram-nos, até aqui, em Mato Grosso, Brasil, artistas que tematizassem o horror cotidiano que marca o destino de quem penetra, cotidianamente, nos umbrais do Pronto Socorro de Cuiabá.


Em “Guernica”, o pintor Pablo Picasso retratou o horror da guerra. “Guernica”, trágica e clássica obra, nasceu das impressões causadas no artista Picasso pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937. Este painel é grandioso, em todos os sentidos, tanto na catástrofe bélica que reproduz, quanto no seu tamanho, pois ele mede 350 por 782 cm. Elaborado em tela pintada a óleo, é um símbolo doloroso do terror que pode ser produzido pelas guerras.
Faltaram-nos, até aqui, em Mato Grosso, Brasil, artistas que tematizassem o horror cotidiano que marca o destino de quem penetra, cotidianamente, nos umbrais do Pronto Socorro de Cuiabá. Ali se trava uma guerra cotidiana que a Saúde Pública vem perdendo cotidianamente. E os sacrificados, nessa batalha sempre perdida pelas autoridades públicas, são os pobres e os filhos dos pobres.

 

Chuva alaga Pronto-Socorro

Raquel Ferreira, do Jornal A Gazeta

Pacientes que ocupavam a enfermaria do quarto andar do Pronto-Socorro de Cuiabá tiveram que ser retirados às pressas do setor em decorrência de goteiras que alagaram totalmente o espaço. Onze pessoas tiveram que ser remanejadas para o corredor da unidade de saúde. Na sexta-feira, o PS contava com 223 internados. Destes, 52 estavam acomodados nos corredores do primeiro andar: 33 no setor de ortopedia e 19 na Sala Vermelha, que funciona como Semiunidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O alagamento ocorreu na noite de quinta-feira durante a chuva e foi filmado por familiares de pessoas que estavam internadas no andar superior. Funcionários do Pronto-Socorro usaram sacos de plástico para colocar em cima dos leitos na tentativa de proteger os pacientes.

Ao final, as pessoas terminaram sendo removidas por não haver condições de permanência no espaço. Embora os familiares tenham afirmado que a maioria dos internados era idoso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que as idades dos atendidos eram variadas.

As imagens mostram a água escorrendo do forro e pelas paredes, com pessoas tentando proteger quem estava deitado nos leitos. Um homem que filmou a situação afirma que foi coagido pelos seguranças a parar de gravar o problema.

O homem afirma que teve que se esquivar para continuar registrando os momentos de tensão dentro do quarto. A Polícia foi chamada pelos familiares dos internados para controlar a situação. Além do alagamento, havia reclamação do calor no espaço que não tem ventilador e está com os condicionadores de ar estragados. Nos corredores, a ventilação é precária.

A estrutura do Pronto-Socorro está defasada há mais de 10 anos e os problemas enfrentados pelos pacientes são frequentes. Em setembro, ao lançar as obras do novo PS da Capital, o prefeito Mauro Mendes (PSB) apontou que a atual estrutura está “vencida” há pelo menos uma década.

Para a gestão, somente o novo prédio pode melhorar a situação da saúde municipal. Além da precariedade da estrutura, são frequentes as reclamações de pacientes e funcionários sobre a falta de medicamentos e insumos.

Categorias:Cidadania

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 189.59.51.84 - Responder

    O PIOR DE TUDO É SABER QUE O SR WILSON SANTOS FOI REELEITO …O HOMEM QUE ” REFORMOU ” O PS !!! VERGONHA PURA

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

quatro × 3 =