Nessa segunda (9), no Teatro Zulmira Canavarros (na Assembléia Legislativa), Associações da PMs puxam debate sobre o Ciclo Completo de Policia. Por mais de 200 anos, vivemos no Brasil essa situação de ter duas polícias – a Polícia Militar e a Polícia Civil – e nenhuma faz o trabalho do início ao fim. Isso precisa pode mudar e o debate sobre a questão é cada vez maior em nosso País

O tenente coronel Edson Benedito Rondon Filho é um dos organizadores do debate desta segunda-feira, no Teatro da Assembleia

O tenente coronel Edson Benedito Rondon Filho, que comanda a Academia da Policia Militar, em Mato Grosso, é um dos organizadores do debate desta segunda-feira, no Teatro da Assembleia

 

Por iniciativa das associações representativas dos militares de Mato Grosso – Assof, Assoade e ACS – acontece, neste segunda-feira (9), entre 9 e 13 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa debate sobre o Ciclo completo de Polícia. O debate, com a participação de especialistas e estudiosos, vão contribuir para a formulação de modelos de segurança pública, em especial, o Ciclo Completo de Polícia e o Termo Circunstanciado de Ocorrência.

O Ciclo Completo de Polícia permite que a mesma corporação policial possa executar as atividades repressivas de polícia judiciária, de investigação criminal e de prevenção aos delitos e manutenção da ordem pública.

A adoção do ciclo completo de polícia é uma tendência mundial, que, atendidas as peculiaridades do Brasil, pode se firmar como uma solução viável ao problemático modelo policial. A formatação peculiar do sistema policial brasileiro provoca um estado de permanente dissenso entre as forças de segurança pública. Do mesmo modo, verifica-se que o sistema de segurança pública no Brasil provocou o surgimento de organizações policiais dotadas de culturas distintas, com baixa colaboração entre os órgãos, ou seja, a separação do ciclo da ação policial levou ao fracionamento de duas atividades que devem estar necessariamente vinculadas, avaliam os organizadores do evento.

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO

ATIVIDADE

07 as 08:00 hsCREDENCIAMENTO
08 as 09:00 hsCOMPOSIÇÃO DA MESA E FALA DAS AUTORIDADES
09 as 09:40 hsEXPERIÊNCIA DE SANTA CATARINA NA LAVRATURA DO TCOMediador: Ten Cel PMMT Edson Benedito Rondon Filho (ASSOF)

Palestrantes: Cap PMSC Ricardo Sartori – Bel em Ciências da Computação e Bel em Segurança Pública pela UNIVALI e Especialista em Investigação, Constituição e Direito de Defesa pela Universidade Anhanguera / Cabo PMSC Denicio Francisco Rosa – Bel em Ciências Jurídicas pela UNIVALI.

09:40 as 10:00 hsDebate
10 as 10:20 hsCOFFEE BREAK
10:20 as 11:00 hsPOLÍCIAS DE CICLO COMPLETO PELO MUNDOMediador: 3º Sgt PMMT Joelson Fernandes (ACSMT)

Palestrante: Cel PMSP RR Azor Lopes da Silva Junior – Doutor em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, Mestre em Direito Público pela UNIFRAN – Universidade de Franca, Especialista em Direito pela UNESP – Universidade Estadual Paulista e Bel em Segurança Pública pela Academia da Polícia Militar do Barro Branco.

11:00 as 11:20 hsDebate
11:20 as 12:00 hsCICLO COMPLETO DE POLÍCIA – DEBATES NO CONGRESSO NACIONALMediador: 2º Sgt BMMT João Paulo Oliveira de Assis (ASSOADE)

Palestrante: Cel PMSP RR Elias Miller – Mestre e Doutor em Ordem e Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Bacharel em Direito pela Faculdade de Guarulhos (SP), em Pedagogia pela Faculdade de Santana (SP) e em Segurança Pública pela Academia da Polícia Militar do Barro Branco.

12:00 as 12:20 hsDebate
12:20 as 13:00 hsENCERRAMENTO
Data: 04/11/2015
Fonte: ASSOF, ASSOADE e ACSMT

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

cinco + 14 =