PREFEITURA SANEAMENTO

Na praça das Bandeiras, Lula mostrou a força do seu carisma. Mas Éder Moraes também pontificou. Maior platéia organizada no comício aplaudia o vereador de Riva, João Emanuel

Público começou a se aglomerar às 4 horas da tarde e só foi ver e ouvir Lula quando relógios se aproximavam das 8 horas da noite. Carreata do Porto até a Praça das Bandeiras foi marcada por intensa participação popular

Meus amigos, meus inimigos: primeiras impressões sobre este comício histórico que marcou o retorno de Lula a Cuiabá.

Primeiramente, dizer que foi bom reencontrar o médico e militante Wanderlei Pignati, o primeiro candidato lançado pelo PT à prefeitura de Cuiabá. Em 1985, Pignati enfrentou Dante e Grabriel Novis Neves. Desde então, o PT vem lutando para conquistar o comando do Palácio Alencastro.

Como Lula se atrasou por “apenas” 3 horas, sugeri ao comando do ato na Praça das Bandeiras que fizesse um “esquenta”, abrindo microfone para vereadores eleitos, presidentes de partidos aliados e, também, para o Pignati, como testemunha da luta de um partido que, enfrentando toda a sorte de dificuldades, segue erguendo, não só aqui, mas pelo Brasil afora, a bandeira de defesa dos direitos dos trabalhadores, das parcelas mais desassistidas, como lembrou Lula em seu discurso. Mas, apesar das tres horas de encheção de linguiça, não houve quem achasse uma brecha para os vereadores eleitos e apoiadores do Lúdio se manifestarem, etc, etc.

O comício foi mais uma oportunidade para se perceber o enorme carisma de Lula e o enorme carinho do povo para com o líder máximo do PT. Quase 10 mil pessoas concentradas, vibrando, cantando, sorrindo, todo mundo feliz diante do discurso empolgado de Lula, recheado de brincadeiras e de alertas, principalmente para que a militância petista não cante vitória antes do tempo e dispute a eleição, voto por voto, até o fechamento das urnas no dia 28. Festa só depois, quando a vitória se confirmar na totalização.

Estavam lá, claro, os vereadores petistas eleitos, professor Alan e Arilson Silva mas não conseguiram ter muita expressão, durante o ato. Nem sequer tiveram destaque, no palanque, pois os apresentadores da festa vibraram mais com João Emanuel, Macrean e Haroldo da Açofer. João Emanuel, o vereador do Riva, aliás, foi o político mais aplaudido da noitada, só superado por Lúdio e Lula. A maior galera na praça era, visivelmente, de apoiadores do João Emanuel., muitos balançando orgulhosas as bandeiras da campanha de Lúdio.

Outro que reinou nos bastidores, foi o ex-secretário da Secopa, Éder Moraes. Sempre com suas costas protegidas pelo seu segurança, o tenente William Dias, Éder Moraes passeou no meio da multidão, distribuindo afagos, tirando fotos, e sendo paparicado por populares dos mais diversos bairros. Sem espaço organizado para entrevistar  Lula, os repórteres se deliciaram com mais uma seção de provocações de Éder Moraes dirigidas contra Mauro Mendes e Pedro Taques. Na ocasião, Éder também reiterou que não pretende ocupar nenhum cargo na administração do Lúdio (como tanto temem).

Mais considerações deste blogueiro, pela manhã.

——————-

VEJA COMO A ASSESSORIA CONTA A HISTORIA DO COMICIO

“Administrar empresa é muito mais fácil que ser prefeito”, diz Lula em comício pró-Lúdio

Em comício de apoio à candidatura do petista Lúdio Cabral na noite desta quarta (24), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva alfinetou o adversário de seu companheiro de sigla, Mauro Mendes (PSB) ao afirmar que administrar uma empresa é muito mais fácil do que ser prefeito. “Governar uma empresa é mais fácil, você não tem Câmara de Vereadores, não tem jornalista todo dia na porta, nem Tribunal de Contas e Ministério Público e quando você não está contente com alguém, manda embora. Na Prefeitura, você tem uma Câmara, o povo te cobrando, o Ministério Público, Tribunal de Contas, tem que obedecer às instituições e aí precisa ter sabedoria política”.

O comício, que reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, foi avaliado por Lúdio como o gás necessário à reta final da campanha.

Em um discurso emocionado, o ex-presidente ressaltou as qualidades de Lúdio, ressaltando o fato de Lúdio já ter, como vereador, o costume e o tato para lidar com o povo, ser humilde e determinado.

O ex-presidente ressaltou o sentido do alinhamento político, garantindo que os recursos federais serão direcionados a Cuiabá e opinou que existe uma diferença entre governar e cuidar do povo, algo que “não se aprende na universidade, mas sim no berço”. Lula lembrou Lúdio da importância de privilegiar os mais carentes na hora de pensar políticas públicas – como uma mãe que “dá um chamego maior” aos filhos que precisam mais – embora deva governar para todas as classes sociais. E afirmou que o respeito que sempre teve às pessoas foi responsável pelo índice de 90% de aprovação que alcançou junto à população ao final de 8 anos de mandato, nos quais 28 milhões de pessoas deixaram a linha da miséria, 17 milhões de empregos foram gerados e mais de um milhão de alunos inclusos no Pró Uni. Para finalizar, pediu a vitória de Lúdio como presente para seu aniversário, que comemora no próximo sábado (27).

Lúdio ressaltou ser uma honra e uma felicidade receber Lula, chamando-o a receber o abraço da cidade e Cuiabá a abraçar o Brasil, numa referência às oportunidades de desenvolvimento que a cidade terá, oferecidas pelo governo federal. “Cuiabá perdeu muitas oportunidades nos últimos anos, é hora de Cuiabá abraçar o Brasil e as muitas oportunidades que estão à disposição do nosso povo. Queremos levar o sorriso, a felicidade e o amor a cada canto desta cidade daqui até domingo, para nós alcançarmos a vitória da verdade, da esperança e dos sonhos realizados com muito trabalho, com muito esforço, a vitória das bênçãos de Deus a cada um de nós”.

Cerca de 80 autoridades ocuparam o palco ao lado de Lula, entre elas o governador Silval Barbosa, que destacou a importância histórica de se ter prefeitura, governo do Estado e governo federal trabalhando juntos e fez uma analogia entre o perfil de Lula e Lúdio. “No passado, todos diziam que o Lula não tinha condições de administrar o Brasil e vocês viram a resposta. Aquele homem simples fez a diferença do Brasil. Se nós apoiamos o Lúdio não é somente pelo que ele já fez em defesa desta cidade, mas pela sua capacidade, humildade, determinação de fazer uma gestão diferente, onde quem ganha é o povo”. E alfinetou Mauro quanto à compra de votos. “O Lúdio é um homem simples, não tem dinheiro para fazer o que o adversário está fazendo, por isso nós precisamos de vocês, vamos votar 13”, disse, dirigindo-se ao público.

Conselhos

Conhecido pelas analogias, histórias e metáforas populares que utiliza ao falar com o povo, o ex-presidente deu, de forma descontraída, alguns conselhos a Lúdio, entre eles o cuidado que deverá ter com seu secretariado, nomeando pessoas que tenham humildade e que não sejam bajuladoras. Outra dica é não fugir da discussão dos problemas da cidade com a população no “olho a olho”. Ele opinou que com o apoio do governador Silval Barbosa, Lúdio poderá ser o melhor prefeito que Cuiabá já teve.

Em outra analogia, o ex-presidente contou como sua mãe, uma analfabeta, geria o dinheiro de casa, citando-a como exemplo de boa administradora. “Eu cresci abestalhado de ver como minha mãe, uma analfabeta, conseguia pegar o dinheiro de 8 filhos e não deixar faltar comida, por mais simples que fosse. Não tem nada mais socialista do que uma mãe, na hora que ela põe comida na mesa, se tiver um pedacinho de carne é um para cada um”, contou ele, solicitando a Lúdio que, se eleito, aja da mesma forma, ou seja, trate a todos com igualdade.

Beijo

Durante o comício, o episódio polêmico do beijo trocado entre Lúdio e sua esposa, a psicóloga Ana Regina durante debate realizado pela TV Record na última segunda (22) veio à tona assim que o candidato começou a discursar e, aos gritos de “Beija, bejia!”, ele trocou um beijo com sua esposa e convidou a todos os casais presentes a fazerem o mesmo. O próprio Lula brincou com o tema, ao beijar na testa o militante Vicente Monge, que apresentava o evento, e comentar, mais tarde, que não acreditava em um candidato que não tivesse coragem de beijar a mulher em público.

Lula lembrou que a presidenta Dilma foi a responsável pela sua vinda a Cuiabá, tendo feito o pedido pessoalmente depois da vinda do ministro Gilberto de Carvalho a Cuiabá.

O ex-presidente alertou os militantes a evitar o clima de ‘já ganhou’ mesmo diante das chances reais de vitória e conclamou-os a ir para a rua pedir voto.

10 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.64.242.234 - Responder

    LULA ATE O OBAMA SE RENDEU AO SEU CARISMA.EU TAMBEM .TE AMO E OBRIGADO POR TUDO.LULA É O CARA.OS CACHORROS LATEM MAS A CARAVANA PASSA.E PASSA BEM .FOI UMA MANIFESTAÇAO LINDISSIMA E REALMENTE AS PESSOAS ESTAVAM MUITO FELIZES.O PALANQUE DO LUDIO É O MAIS LEVE DESTA ELEIÇAO.O DO OUTRO TA PRA CAIR DE TAO PESADO.MAS VAMOS CONTINUAR A NOSSA LUTA ,PRICIPALMENTE EM NOME DAS MULHERES DE CUIABA,EU SOU BONITA E VOTO NO LUDIO.13

  2. - IP 177.3.47.125 - Responder

    Romário fez mais sucesso, tanto na ativa quanto agora aposentado. Romário era moleque enquanto jovem e ficou lúcido agora que está mais velho. Nunca bebeu. Lula continua bebem depois de velho. Quando novo era sério, idealista. Depois de velho virou moleque e mentiroso. Quanta ironia.

  3. - IP 177.3.221.173 - Responder

    Um bandido, Lula do dia pra noite milionário e existem idiomas que o clamam. Verdadeiros ignorantes que não acompanham o risco Brasil. Como confiar em em sujeito que traiu a nação brasileira, vendeu sua alma ao diabo e hoje esta aí com um câncer maligno, isso e troco de quando vc bebia e batia na sua melhor. Seu sem caráter.

  4. - IP 177.64.242.234 - Responder

    MAGOA E ODIO É VOCE TOMAR VENENO QUERENDO QUE O OUTRO MORRA.AOS DESESPERADOS DE PLANTAO NEM O CANCER VENCEU O LULA ,NAO VAI SER A INVEJA DE VOCES QUE FARA ISSO.FICO ABISMADA EM VER PESSOAS DERROTADAS QUE NAO CONSEGUEM VER O BRILHO SEM QUE A INVEJA SEGUE SEUS OLHOS.O BRILHO APAGA A ESCURIDAO DE CERTOS COMENTARIOS DESTA PAGINA.VAO SE TRATAR INVEJA É UMA DOENÇA MALIGNA E FAZ MAL SOMENTE A QUEM A TEM .MUDEM SUA ALMA ,FAÇAM ALGUMA COISA NA VIDA,CONQUISTEM TALVEZ VOCES SEJAM DOIS DERROTADOS NA VIDA E ESTAO FRUSTADOS COM A PROPRIA IMCONPETENCIA.CONHEÇO PESSOAS QUE NAO CONQUISTARAM NADA NO GOVERNO LULA E DILMA,E HOJE VOTAM NO MM PORQUE QUEREM CULPAR ALGUEM PELAS SUAS DERROTAS.EU GRAÇAS A DEUS SOU FELIZ E VITORIOSA CONQUISTEI E MUITO NESTES GOVERNOS.SOU MUITO FELIZ MESMO VIVENDO EM CUIABA ONDE GALINDO DEIXOU UM VERDADEIRO CAOS PRA POPULAÇAO.É NESSE MESMO GALINDO QUE ESSAS PESSOAS QUE ESTAO XINGANDO VAO VOTAR ,POIS GALINDO ESTA APOIANDO O MAURO MENDES.O POVO ESCOLHE BARRABAS,AI DEPOIS VAO SE ARREPENDER POIS SUAS MENTES E IDEAIS NAO VALEM MAIS DO QUE 200,00 QUE É PREÇO QUE O MM TA PAGANDO NO VOTO.VAO CONTINUAR FRUSTADOS E CHEIOS DE ODIO NA VIDA POIS SAO PREGUIÇOSOS PRA PENSAR E PRA MUDAR A VIDA MEDIOCRE QUE LEVAM.É ISSO QUE PENSO É ASSIM QUE VIVO É NISSO QUE ACREDITO.MINHAS IDEIAS E CONVICÇOES NAO TEM PREÇO E DE DEGRAU EM DEGRAU SE CONSTROI A ESCADA QUE TE ELEVA AO SEGUNDO ANDAR E LA DE CIMA AS COISAS SAO BEM MAIS CLARAS.A ESCURIDAO NAO ME INCOMODA POIS É NO BRILHO DAS COISAS QUE EU ME GUIO.VOTO LUDIO ,VOTO LIMPO ,VOTO 13.

  5. - IP 189.73.215.252 - Responder

    Ludio tu ganhará em Cuiabá e em Poconé o 13 esta rindo atoa só deu 13 nas urnas.

  6. - IP 189.73.215.252 - Responder

    Eleitores do Mauro Mendes já estao todos, absolutamente todos querendo votar no 13, porque suas vidas com Ludio com certeza melhorará, façam igual os Poconeanos que votaram em massa no 13 que humilhou o adversário.

  7. - IP 189.74.151.203 - Responder

    Estive no comício na Praça das Bandeiras, para ver a personalidade mais famosa da América Latina discursar. Foi simplesmente fantástico! Confesso que chequei atrasado por causa do trânsito caótico de nossa cidade, porém valeu a pena. Não é todo ano que a região mais central da América do Sul recebe alguém do peso político do ex-presidente da Répública do Brasil. Aos rancorosos, apenas lamentos! Lulalá…

  8. - IP 177.41.82.124 - Responder

    Participei deste grande evento – da carreata até a Praça das Bandeiras. Fiquei entusiasmado com as palavras do
    ex-presidente Lula, onde alertou os militantes a evitar o clima de ‘já ganhou’ mesmo diante das chances reais de vitória e conclamou-os a ir para a rua pedir voto. Estou fazendo isso (pedindo voto do amor) para todas as pessoas do meu bairro, do meu trabalho. É a militância entrando em campo.

  9. - IP 187.123.14.58 - Responder

    Mauro Mendes vai perder outra vez,bem feito,kkkkkkk.A malfadada acusação que o Lúdio teria uma amante colocando uma pessoa segurando um caderno foi um tiro no próprio pé e demonstrou muito desespero e medo do Lúdio Cabral,outro tiro no próprio pé foi a arrogância de minha mulher é isso e aquilo,francamente mostrou prepotência e soberba e ofendeu todas as outras mulheres,fizeram um rombo no casco do barco bateau mouche,agora ninguém consegue drenar a aguá,kkkkkkk

  10. - IP 187.123.3.93 - Responder

    Lula, o pai do mensalão. Henry já tomar uns bons anos de jega!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezesseis − dez =