Milan se compromete a recuperar área degradada em Leverger

Jandir Milan, empresário, é o atual presidente da Fiemt - Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso

DANO AO MEIO AMBIENTE
Milan firma TAC para recuperar área degradada
Priscilla Silva

O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Jandir José Milan, terá que recuperar uma área de preservação permanente por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Ele terá que recuperar o equivalente a 9,0326 hectares do imóvel rural denominado fazenda Jatobá, localizada em Barão de Melgaço. O extrato do termo foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 15.

Com o acordo, Jandir Milan e outros, terão que investir cerca de R$ 7 mil para fazer a recomposição das áreas de preservação permanentes.

Para a execução do projeto foi elaborado um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que será aplicado de acordo com um cronograma já estabelecido e que deverá ter início ainda este ano e finalizado em 2021. O projeto e o cronograma já foram aprovados pelo órgão ambiental estadual.

De acordo com o termo, os responsáveis pela recuperação terão que realizar atividades que incluem: a construção de aceiro, controle de formigas, indução do bando de sementes, isolamento da área, medidas de prevenção contra incêndios, relatório técnico anual de acompanhamento.

Além disso, devem suspender todas as atividades não licenciadas que possam comprometer a regeneração.

O não cumprimento do acordo acarretará na suspensão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), cancelamento da Licença Ambiental Única (LAU) e outras penalidades.

Além disso, haverá aplicação de multa de mora e administrativa, essa última, no valor de R$ 5 mil por hectare de área de preservação permanente degradada. A execução do PRAD será acompanhada por um responsável técnico.

O TAC foi assinado por Jandir Milan e a secretária-adjunta de Mudanças Climáticas, Suely de Fatima Menegon Bertoldi.

FONTE MATO GROSSO NOTICIAS

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.64.225.94 - Responder

    Valeu ,a secretaía de meio ambiente esta de parabéns com essa medida pode recuperar muito do que ja foi perdido.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

9 + 9 =