MAURÍCIO AUDE: Toda a Ordem dos Advogados de Mato Grosso – constituída em um só corpo por sua Diretoria, Presidentes das 29 Subseções, Conselheiros Federais e Seccionais, Comissões Temáticas, Tribunal de Defesa das Prerrogativas , Tribunal de Ética e Disciplina, Escola Superior da Advocacia , Ouvidoria, Caixa de Assistência e por sua Procuradoria – trabalhou incessantemente no ano de 2013

Maurício Aude, atual presidente da OAB em Mato Grosso

Maurício Aude, atual presidente da OAB em Mato Grosso

A defesa da advocacia fortalece a sociedade

por MAURÍCIO AUDE

Em discurso de posse tivemos a oportunidade de dizer nos sentíamos conscientes das responsabilidades que recaíam sobre nossos ombros, bem assim de afirmar que dividíamos aquelas responsabilidades não somente com os eleitos para estarem à frente da nossa entidade, mas sim com todos os advogados e advogadas de Mato Grosso, a quem convocamos para cerrar fileiras conosco, com o escopo de prestar serviços relevantes à advocacia e à sociedade. Exortamos a todos para que tivéssemos esse espírito de solidariedade inerente à Ordem, de modo que assim nos sentíssemos impulsionados a lutar pelo direito indisponível, irrenunciável e inegociável de advogar com liberdade. Ao final deste primeiro ano de mandato, chegamos à feliz conclusão de que nosso convite foi aceito, pois a união de esforços, ideias, ideais e propósitos, tem sido a tônica da gestão, rendendo resultados importantíssimos.

Toda a Ordem dos Advogados de Mato Grosso – constituída em um só corpo por sua Diretoria, Presidentes das 29 (vinte e nove) Subseções, Conselheiros Federais, Conselheiros Seccionais, Comissões Temáticas, Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Escola Superior da Advocacia (ESA), Ouvidoria, Caixa de Assistência (CAA) e por sua Procuradoria – trabalhou incessantemente no ano de 2013, pelo que me valho desse espaço para agradecer a dedicação desmedida e destemida de todos.

É momento de agradecer a Diretoria da Ordem pelo trabalho coeso, de cumplicidade e de apoio.

Agradecemos aos Presidentes das Subseções, que com coragem, destemor e conscientes da força da entidade, desempenharam papel relevante em 2013, espraiando pelos rincões mais distantes do Estado de Mato Grosso as ações da OAB/MT.

Rendemos agradecimentos, também, aos nossos Conselheiros Federais, que em união de propósitos levaram de Mato Grosso os anseios da advocacia, trabalhando para a aprovação de leis de interesse de toda a advocacia, inclusindo-se a organização da atividade como empresa e a defesa dos honorários advocatícios.

Os Conselheiros Seccionais participaram ativamente da gestão deste ano, debatendo mensalmente nas sessões os temas de interesse da advocacia e sugerindo ações.

Repetiu-se este ato a atuação das Comissões Temáticas, que integrada colaboraram com a sociedade e com a advocacia. Criamos as Comissões de Acesso à Justiça, de Defesa da Igualdade Racial, de Defesa dos Honorários Advocatícios, de Acompanhamento da Atividade Advocatícia, de Fiscalização dos Gastos Públicos, de Direito Internacional Privado e de Conciliação Mediação e Arbitragem. As Comissões proporcionaram ações e conquistas inéditas, tais como a admissão da OAB/MT como assistente litisconsorcial em processo judicial que discute a natureza jurídica dos honorários advocatícios. Trouxemos para o Mato Grosso o I Congresso Nacional de Defesa dos Honorários Dignos, por termos sido pioneiros no combate ao aviltamento dos honorários advocatícios fomentado por grandes escritórios.

Passamos a cobrar, pela atuação da Comissão de Acesso à Justiça, o andamento de processos certos e determinados, colaborando com os advogados na busca pelo fim ou, ao menos, pela mitigação da morosidade processual.

O Tribunal de Defesa das Prerrogativas continuou atuando com firmeza, presteza e eficiência. Desagravos marcantes foram realizados nesse primeiro ano da gestão. O nosso Tribunal de Ética e Disciplina, fez o dever de casa em favor da elevação da dignidade da advocacia, batendo todas as metas determinadas pelo Conselho Federal da OAB. A Escola Superior da Advocacia emitiu mais de 7.000 (sete mil) certificadosna Capital e no interior do Estado. Os serviços da Ouvidoria foram incrementados, aproximando-se ainda mais a OAB/MT dos advogados, que regularmente têm apresentado reclamações e sugestões através deste, que tem sido um canal importantíssimo para a gestão. Foi criada ineditamente a Corregedoria da OAB/MT, com o fito de colaborar no aperfeiçoamento dos trabalhos e na transparência das atividades internas da Ordem. A Caixa de Assistência dos Advogados ampliou os benefícios espraiados por todo o Estado de Mato Grosso, oportunizando que os profissionais da advocacia tenham o retorno da anuidade paga. A nossa Procuradoria colaborou nas conquistas, elaborando Mandados de Segurança que garantiram prerrogativas no INCRA, IBAMA e INTERMAT, dentre outras atuações.

Enfim, muito há que se fazer, mais muito há que se comemorar também. Valeu a pena a dedicação de todos neste primeiro ano de gestão. Não posso deixar de agradecer, por fim, todos os nossos colegas advogados que, a despeito de não ocuparem cargos nos vários órgãos da entidade, têm colaborado com o dia a dia e com as conquistas, a partir de sugestões e ideias que apresentam pelas mídias sociais, por e-mail, pela Ouvidoria e pelos demais canais de comunicação que facilitam o acesso sempre livre dos profissionais à OAB/MT.

Continuemos juntos e unidos nos próximos anos, colaborando para a melhoria de nossas condições de trabalho e cobrando a melhoria dos serviços judiciários pelo bem da sociedade.

Um FELIZ NATAL a todos e um 2014 repleto de saúde, harmonia em família, saúde e sucesso profissional.

 

MAURÍCIO AUDE, advogado, é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso

Categorias:Cidadania

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 189.31.2.208 - Responder

    Maurício Aude e sua cansativa pregação corporativista que apenas diminui ainda mais a reduzida dimensão da OAB que faz silêncio obsequioso diante dos graves problemas dos Poderes do Estado. Que permanecesse quieto e não perturbasse o silêncio respeitoso que deveria marcar a celebração do Natal! Mas são tempos em que as bestas do Apocalipse trombeteiam mais do que de ordinário se espera, sem se importarem, contudo, com as questões reais. Que Papai Noel visite os sapatinhos da OAB na janela, trazendo algum presentinho que finalmente beneficie a sociedade mato-grossense. De preferência, um pouco de coragem para enfrentar os problemas que se avolumam sem soluções.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

5 − 2 =