PREFEITURA SANEAMENTO

Mato Grosso aumenta exportação de frangos

Tradicional produtor de grãos, Mato Grosso está aumentando sua participação nas exportações brasileiras de carne de frango.

Nos últimos dois anos, os embarques mato-grossenses cresceram bem acima da média nacional, o que evidencia a busca das indústrias processadoras por uma matéria-prima mais barata.

No primeiro trimestre deste ano foram exportadas 51,6 mil toneladas de frango a partir do Estado, um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2010. As exportações brasileiras aumentaram 15% na mesma comparação.

O desempenho de Mato Grosso também supera o crescimento dos tradicionais produtores Santa Catarina (14%), Paraná (23%) e Rio Grande do Sul (1%) entre 2010 e este ano -a comparação sempre considera o primeiro trimestre.

Nos últimos anos, o setor escolheu o Centro-Oeste para a instalação de novas unidades pela proximidade com a produção de milho e soja, usados na ração das aves e responsáveis pela maior parte do custo de produção.

“Como o preço dos grãos é menor na região, compensa tirar o frango de lá e trazer para o Sul e o Sudeste para exportar”, afirma Ricardo Santin, diretor da Ubabef, a associação dos produtores e exportadores de frango.

“As empresas precisam reduzir os custos diante da perda de competitividade do frango brasileiro”, diz Santin, ao reclamar do câmbio.

Adotando a estratégia de produzir ao lado dos grãos, mas com o objetivo de atender ao mercado interno, a BR Frango confirmou ontem a construção de um novo abatedouro em Campo Novo do Parecis (Mato Grosso).

Serão investidos R$ 150 milhões na unidade, que terá capacidade para abater 420 mil aves por dia e deve começar a operar em 2014.

fonte FOLHA DE S PAULO

Categorias:Plantão

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

quinze − 8 =