Marco Aurélio Mello foi 1º integrante do STF a contestar decisão de Joaquim Barbosa de transferir presos condenados em regime semiaberto para Brasília; “O que não compreendi, e estou aguardando uma justificativa, foi a vinda dos acusados para Brasília. Para quê? Para depois eles retornarem à origem?” Segundo jornalista Paulo Nogueira, Barbosa dá mais uma prova de que é grosseiro, vingativo, arrogante, presunçoso, antipático, impiedoso e deslumbrado

LAMBANÇA NO STF: MELLO COBRA RESPOSTA DE BARBOSA

:

O ministro Marco Aurélio Mello foi o primeiro integrante do Supremo Tribunal Federal a contestar a decisão – ilegal, segundo vários juristas – de determinar a transferência dos presos condenados em regime semiaberto para Brasília; “O que não compreendi, e estou aguardando uma justificativa, foi a vinda dos acusados para Brasília. Para quê? Para depois eles retornarem à origem?”, questionou; clima no STF é de total constrangimento diante da atitude do presidente Joaquim Barbosa

 

247 – É péssimo o ambiente no Supremo Tribunal Federal. O motivo: a decisão ilegal, contestada por juristas e advogados, tomada pelo presidente da corte, Joaquim Barbosa, de determinar a transferência dos presos condenados em regime semiaberto – como é o caso de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares – para Brasília. “O que não compreendi, e estou aguardando uma justificativa, foi a vinda dos acusados para Brasília. Para quê? Para depois eles retornarem à origem?”, questionou Marco Aurélio Mello, em entrevista ao jornalista Josias de Souza.Mello foi o primeiro integrante da corte a contestar a decisão arbitrária tomada por Barbosa. “Não havia motivo para o açodamento”. Ele questionou também a ausência de carta de sentença – o que transformou os réus em presos clandestinos, conforme foi denunciado pelo deputado distrital Chico Vigilante e pelo advogado Luiz Eduardo Greenhalgh. “Essa prisão ganhou contornos, nesse período, de prisões provisórias”, disse Marco Aurélio. “E aí surge outro descompasso: durante a tramitação do processo não foi decretada qualquer [prisão] preventiva. Seria agora, ao término?”

——————-

Joaquim Barbosa faz mal ao Brasil

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Joaquim Barbosa é grosseiro, vingativo, arrogante, presunçoso, antipático, impiedoso e deslumbrado: ele é, em suma, o antibrasileiro.

A mídia tentou transformá-lo no oposto disso, mas felizmente a verdade se impôs. Não faz tanto tempo, publicações interessadas em promovê-lo disseram que sua máscara seria um dos destaques do Carnaval de 2013.


Ninguém as viu nas ruas.

Na última pesquisa de intenções de voto para 2014, Joaquim Barbosa foi lembrado por 0,5% dos ouvidos. Repito: meio eleitor em cada 100 citou JB. Perto dessa miséria de intenções, até Aécio parece uma potência.

Barbosa era uma grande esperança para a direita brasileira. Mas ele não pegou, simplesmente. Não aconteceu. Porque ele é a negação da alma brasileira.

Compare Barbosa com o recém-eleito prefeito de Nova York, Bill de Blasio. Este é um fato novo. Esmagou seu rival republicano nas eleições com uma campanha em que ele disse que Nova York não pode mais viver com tamanha desigualdade social.

Metade dos novaiorquinos são pobres ou perto disso. Há 50 000 pessoas sem teto na cidade que era vista como a capital do mundo.

Blasio disse: “Chega”. Estendeu a mão aos desvalidos. Sorriu aos islâmicos, tão discriminados – e tão espionados — depois do Onze de Setembro. Fez tudo isso sorrindo, falando a linguagem do povo – bem ao contrário do pedante e carrancudo JB.

Blaise representa os 99%. JB é o 1% togado. Blaise é um fato novo, a esquerda dando sinal de vida nos Estados Unidos. JB é o fato velho, um neolacerdista que faz do moralismo uma arma para enganar aquele extrato da classe média retrógrado, reacionário, egoísta e preconceituoso.

Como lembrou a atilada Lulu Chan, JB é o nosso Javert – o sinistro personagem criado por Vítor Hugo em Os Miseráveis.

A posteridade haverá de dar-lhe o papel que ele merece. No presente, este antibrasileiro é o Homem do Meio por Cento.

———————

OMISSÃO DE BARBOSA PERMITIU PRISÕES ILEGAIS

:

Na pressa de patrocinar uma ação espetacular nas prisões dos condenados da AP 470, presidente do STF deixa de citar nos mandados que José Dirceu e José Genoino deveriam cumprir penas em regime semiaberto; advogado do ex-ministro, Jose Luiz de Oliveira Lima enviou uma petição ao STF solicitando que seja determinado aquilo que foi decidido pelo colegiado; os 11 condenados, que se apresentaram espontaneamente, estão trancafiados no Presídio da Papuda, em Brasília, em regime fechado, ou seja, contra o que a condenação da suprema corte determina

 

247 – A ação espetacular patrocinada pelo presidente do Supremo Tribunal (STF) na prisão dos condenados na Ação Penal 470 no feriado nacional da Proclamação da República violou direitos dos réus. Joaquim Barbosa, na pressa, ou por omissão voluntária, simplesmente deixou de citar na ordem de detenção que os ex-presidente do PT José Dirceu e José Genoíno deveriam começar a cumprir suas sentenças no regime semiaberto. É o caso também de outros réus, como, por exemplo, Delúbio Soares.

No sábado o advogados de Dirceu, Jose Luiz de Oliveira Lima, enviou uma petição ao STF solicitando que seja determinado o imediato cumprimento do regime semiaberto. Sustenta que a aplicação desse regime ficou clara na decisão tomada durante o julgamento da última semana, mas que não ficou expressa na ordem de prisão expedida por Barbosa.

Por conta disso, os advogados pedem que o presidente do STF informe o conteúdo da decisão à Vara de Execução Penal. José Dirceu e os outros 10 condenados estão no presídio da Papuda, em Brasília, em regime fechado.

“Em gravíssimo equívoco, o mandado de prisão foi expedido sem que constasse o regime inicial de cumprimento de pena. Não há menção às determinações de Vossa Excelência acerca dos condenados que, tal qual o requerente, irão cumprir uma pena inferior a oito anos.”, diz o texto do advogado.

Segundo o deputado distrital Chico Vigilante, Barbosa decidiu agir “fora da lei”

———————-

TODAS AS ILEGALIDADES
DE BARBOSA

Se Dantas não pode ser algemado, Dirceu e Genoino também não !

POR PAULO HENRIQUE AMORIM, NO CONVERSA AFIADA

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/11/18/todas-as-ilegalidades-de-barbosa/

 

 

Lei 4898/65: Art. 4º Constitui também abuso de autoridade:

a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder;

b) submeter pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei;

Navalha

Num julgamento em que se condenou sem prova, tudo é possível.

Em que exatamente a falta de prova foi o motivo da condenação.

Onde a verdade foi uma quimera.

E “até o Ban-co do Bra-sil, senhores, até o Ban-co do Bra-sil, senhores !”.

Em que o “domínio do fato” vestiu o turbante da Carmen Miranda e tropicalizou-se.

Se o fato de pegar dinheiro no caixa com a carteira de identidade é prova de crime.

Se valeu tudo, vale, então o presidente do Supremo pode cometer tantas e gritantes ilegalidade:

1) Barbosa mudou o regime dos réus.

Dirceu e Genoino foram condenados a semi-aberto e cumprem em regime fechado.

Como os dois se apresentaram – e não houve o espetáculo da prisão de pijama, em casa – foi preciso transportá-los num camburão (a jato), para garantir o Fantástico e a espetacularização;

2) Levar para Brasília foi apenas um expediente midiático.

Dirceu e Genoino vão voltar para São Paulo.

Faz parte do processo de ressocialização de um preso mantê-lo perto da família.

3) Os presos foram algemados e a Súmula Vinculante do Marco Aurélio (Color de) Mello, criada depois da prisão de Daniel Dantas, proíbe algemar presos como Dirceu, Genoino – e, sobretudo, Dantas.

Todas as referidas ilegalidades têm um nexo condutor: a espetacularização que desembarca numa atividade política eleitoral, como supõe o IG e se discute abertamente nos corredores do Supremo.

Onde se diz, por exemplo, que o convite de Aécio para que Barbosa seja candidato a Vice foi feito há três meses.

E, pelo jeito, aceito.

———————

Erros do STF se voltarão politicamente contra a direita

Enviado por  – O CAFEZINHO

Vendo as primeiras reações de José Dirceu e José Genoíno, a repercussão que recebem, na própria grande mídia, percebe-se que já houve uma virada na opinião pública. Criou-se um núcleo forte, duro, sagaz, de pessoas dotadas de uma consciência ética, jurídica e política muito avançada.

Entre os que estudaram o processo do mensalão, acompanharam as votações dos ministros do STF, e participaram dos embates de informação, criou-se o entendimento de que houve um golpe contra a justiça. Um golpe contra o próprio supremo, que ficou sequestrado por uma lógica construída fora do âmbito das provas, uma lógica eminemente política ou ainda pior, midiática. Até o último dia do julgamento, vimos que os ministros aliados de forma mais ostensiva com os meios de comunicação e os partidos de oposição, como Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, apelaram quase que para a força física, falando muito alto em plenário, gritando mesmo, em tom sempre ameaçador, lançando todo o tipo de insinuações sobre os colegas, sobre tudo.

Eles conseguiram transformar Dirceu numa espécie de mártir pós-moderno. Em seu afã de vingança, entregaram uma poderosa ferramenta simbólica em mãos do ex-ministro.

O erro da mídia, como sempre, deriva de sua arrogância. Em outros tempos, a mídia conseguiria silenciar Dirceu. Não pode mais fazê-lo. Há um hiato crescente entre o poder de influência da grande mídia sobre setores sociais, como o próprio STF, cujos ministros são altamente vulneráveis à imagem de si que os jornais podem construir ou desconstruir, e o poder desta mesma mídia de silenciar e censurar quem pensa diferente. Antigamente, eles se aliaram à ditadura e efetivamente conseguiram amordaçar os críticos. Hoje não.

A verdade possui o tempo a seu lado. A mentira, não.

Uma das maiores mentiras, por exemplo, é falar na “demora” no julgamento do mensalão. Eram 39 réus! Desde que efetivamente o julgamento começou, ele veio à jato, com tempo curtíssimo para os réus apresentarem suas defesas. Foi um julgamento televisionado em que a acusação tinha 99% do tempo e a defesa menos de 1%. Isso nas instituições públicas. Nos meios de comunicação, a relação era ainda mais desequilibrada, com a acusação com 99,99% e a defesa com menos de 0,001%.

Mas o tempo não pára. Por quanto tempo eles vão conseguir bloquear as contradições e inépcias da Ação Penal 470? A pessoa que aprova a condenação, por uma razão e outra, apenas se apega superficialmente à convicção de que a Justiça trabalhou com normalidade. Mas se ela se aprofundar um pouco sobre o tema, e se lhe forem mostrados as inconsistências das acusações, e a maneira viciada como o processo foi construído, poderá mudar de parecer. E vai ficar aborrecida com as fontes de informação deficientes.

Os resultados das eleições de 2012 já indicavam uma tendência neste sentido. O golpe já foi assimilado para uma boa parcela do eleitorado. A relação matemática entre a quantidade de cidadãos com uma consciência “midiática” crítica e os submissos às armadilhas teóricas armadas pelos barões da imprensa, entre um e outro, já alcançou um ponto de não-retorno e de mudança qualitativa.

Os erros do STF e o mau caratismo da mídia voltar-se-ão contra a direita. Ironicamente, portanto, o julgamento do mensalão pode ser o elemento político necessário para revigorar a esquerda organizada e prepará-la para permanecer mais algumas décadas no poder.

Leia abaixo, a entrevista de Dirceu dada hoje à Monica Bergamo.

‘Nenhuma prisão vai prender minha consciência, diz Dirceu

MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

O ex-ministro José Dirceu afirmou nesta sexta-feira (15) à Folha que a prisão não vai abatê-lo nem tirá-lo da vida política. “Eu não vou me dobrar. Eu vou continuar lutando. Nenhuma prisão vai prender a minha consciência.”

Dirceu deu a afirmação por telefone de sua casa, em Vinhedo (a 100 km de São Paulo). Ele está na cidade esperando as definições do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre como serão efetivadas as prisões dos réus do mensalão.

Com ele estão as três ex-mulheres e os quatro filhos –Zeca Dirceu, Joana, Camila e Antonia. O ex-ministro não quis dar entrevista. Mas fez um rápido desabafo.

“O que eu não posso aceitar é essa coisa medieval, de inquisição. Não basta as pessoas serem condenadas, elas têm que ser linchadas? Como é que publicam a foto da minha filha de 3 anos nos jornais? Isso é proibido em qualquer lugar do mundo, é o direito de uma menor”, disse ele, referindo-se a uma fotografia divulgada por jornais e sites em que ele aparece na praia ao lado de sua filha, Antonia, na Bahia.

“Eu faço a disputa de peito aberto, mas esse tipo de linchamento eu não aceito.” “Estão plantando o ovo da serpente. E a primeira vítima será a própria imprensa, os jornalistas. Foi assim em 1937 [ditadura do Estado Novo], em 1964 [ditadura militar]. Os que apoiaram [os golpes] foram os primeiros a sofrer depois.”

ScreenHunter_2938 Nov. 15 21.35

 

13 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 179.216.206.215 - Responder

    O Cinismo.
    O Cinismo virou a marca dos militantes do PT.
    Que História essa de que o povo esta o lado dessa quadrilha.
    As pesquisas mostraram que 88% da população aprovaram, e acharam justas as prisões.
    E outra coisa que o cinismo petista também esconde.
    As PED internas do PT no Brasil inteiro teve uma redução de participação dos filiados em quase 70%
    Aqui em MT por exemplo pouco mais de 650 filiados votaram, já em PED passadas tiveram 4500 filiados votantes.
    Teve diretórios municipais com presidente eleito com 14 votos.
    Em SP , ondeca quadrilha foi composta, o Molusco começou andar arrepios com a falta de empolgação.
    Lá com disputa, e com o candidato Ruim Falcão pagando os boletos sem os filiados saberem,nao conseguiu mobilizar nem empolgar.
    O Cinismo do PT em se achar o partido do povo, é uma sandice, uma pretensão muito além da realidade de hoje.
    Essa verborragia barata de dizer ” o povo saberá dizer quem foi meu algozes” nao serviu para o Celso Daniel.
    Sobem uma coisa que vai apeira essa quadrilha do poder.
    Será quando os 12,5 milhões de habitantes que tem 3/4 cartao do bolsa familia na carteira perceberem que trocaram o carrinho grande de mercado, pela cestinha, e que em menos de 3 meses um pacote de arroz de 5kl custa hoje mais de 10 reais, ai eles vão perceber que o PT esta parindo a inflação, e descobrira que o plano real foi a melhor coisa que aconteceu em 20 anos no Brasil.
    E com certeza já perceberam que estão sendo enganados, e que nao sabem fazer contas.
    Hilter tomou medidas que também lhe deram 80% de popularidade, até levar a Alemanha a nóia política, e racista, dividiu, e segregou uma nação. Até levar a ruina com sua loucura.

  2. - IP 201.57.233.221 - Responder

    Se toda essa indignação pelas falhas, supostamente, cometidas relacionadas às prisões desses “camaradas” fosse feita, também, com relação aos outros tantos presos, não haveria a INJUSTIÇA SOCIAL que mancha o nosso Judiciário.

  3. - IP 177.221.96.140 - Responder

    Certo mesmo estava esse mesmo Ministro Marco Aurérlio de Melo quando disse com todas as letras que o LULLA sabia do mensalão. E ainda chamou o grande chefão do mensalão de sujeito safo.

  4. - IP 189.59.58.116 - Responder

    7 anos de investigação;2 anos de julgamento;1 ano para cumprir as penas a que foram condenados;e durante esse período os réus e seus advogados não trouxeram nada que comprovassem suas inocências.Aí partiram para chicanas protelatórias sob o manto protetor de Lewandovski,que sem pudor e sem temor da exposição parcial e ridícula comandava a resistência.E nada, nenhum fato novo veio a tona,para desmentir as acusações de MP.Então só restava uma ação:ATACAR O GURGEL E O BARBOSA.E fazem até hoje,mas ambos não foram nomeados pelo próprio PT?Então o que aconteceu? Aconteceram os fatos, concretos e irrefutáveis,COMETERAM o crime.E negam,ora,se for feita uma pesquisa em todos os presídios no brasil e no mundo ,90% dos presidiários se declaram inocentes e vítimas de perseguição; é esse mesmo comportamento que é adotado pelos réus do PT,mas no processo não apresentam as contra-provas que os inocentariam.Simples assim!

  5. - IP 189.10.99.202 - Responder

    Cadeiam neles, deviam é permanecer no FECHADO, uma triste terem pegado abaixo de 08 anos, senão meu, era pijama, júlia e cana, muita cana, hehehehe

  6. - IP 179.253.182.103 - Responder

    Tá bom. Vamos agradar o blogueiro e os que escreveram essas xurumelas aí.
    O Barbosa errou , tá bom . Agora ficou bom para vocês?
    Ele pode ter errado , mas foi só pela determinaçào dele que a CORJA ESTA CONDENADA E PRESA.
    E o Osmir disse bem . Não existe apoio da populaçào para essa GENTE CORRUPTA E CONDENADA . Os brasileiros de bem estão se sentindo bem . 88% da população.
    O resto que não apoia são os sindicalistas e pelegos de sempre.

  7. - IP 179.254.48.189 - Responder

    ……PARABENSOS DOUTOR BARBOSA…..AS PENAS APLICADAS A ESTES ABUTRES FOI BRANDA E POR CAUSA DESTES VAGABUNDOS QUE A SAUDE, A EDUCAÇÃO ESTÁ UM CAOS….POLÍTICOS VAGABUNDOS…..

  8. - IP 177.65.147.216 - Responder

    CONCORDO COM O MINISTRO. PRA QUE LEVAR PRA BRASÍLIA?! DEVERIAM TODOS PARA AQUELE LUGAR..!!!
    E JAMAIS SAIR DE LÁ … CORRUPTOS !! DEVERIAM IR DE CAMBURÃO E NÃO DE JATINHO…. ELES ROUBAM E AINDA TEMOS QUE PAGAR VÔO DE JATINHO PRA ESSES TRAIDORES DO POVO… VIVA O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA… TOMARA QUE ELE SE CANDIDATE A PRESIDENTE

  9. - IP 179.254.48.189 - Responder

    ….alguem me inenforme de que inferrno saiu esse tal PAULA NEGUEIRA, o que esse idiota faz além de emitir opinião mediocrce……cara babaca vc é um idiota cara

  10. - IP 201.24.144.161 - Responder

    esse joaquim barbosa em breve vai aparecer na midia sendo demosntrado sua veerdaddeira cara e carater

  11. - IP 177.193.164.168 - Responder

    joaquim barbosa não faz justiça, embeiçado pela babação da grande imprensa corrupta ele só pensa em ser candidato em 2014, para receber os votos da nossa direita tão anticristã

    • - IP 177.221.96.140 - Responder

      Deve estar batendo o desespero nas hordas petistas, pois eles estão recorrendo até à religiosidade contra os que fazem cumprir as leis e manda para a cadeia os corruptos mensaleiros.

  12. - IP 177.4.189.130 - Responder

    Considero que neste caso, a grande falha do Judiciário foi não ter colocado Lula na cadeia, que é o verdadeiro Pai do Mensalão, da mentira e outras corrupções.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

quatro × 1 =