PREFEITURA SANEAMENTO

Maggi imita Wilson Santos e lança MT Vest. Governante sem iniciativa, não vê que importante mesmo é consolidar a Unemat

Enock Cavalcanti

Na Educação, Maggi está reprovado

*** Meus amigos, meus inimigos: terça-feira que vem, o governador Blairo Maggi vai lançar o MT Vest, um pré-vestibular, bancado pelo governo do Estado, para fazer frente ao sucesso do Cuiabá Vest do prefeito Wilson Santos. Imagino que o professor Sérgio Cintra vá agora ressurgir, usando lustrosas botinas e dizendo que bebeu muita soja quando era garotinho. Bem, nesta briga de egos, entre o tucano e o botinudo, espero que sobre, pelo menos, para a estudantada pobre de Mato Grosso uma preparação menos onerosa para enfrentar o funil tão massacrante do vestibular, notadamente na UFMT. Outro dia, alguém me  contou que tem cursinho pré-vestibular, aqui em Cuiabá, cobrando 800 reais por mês para fazer a preparação dos filhso bem nutridos de nossa classe média. Com o Mato Grosso Vest, Maggi mostra para a galera que não precisa esperar Wilson Santos chegar ao governo do Estado para ter se preparar melhor para disputar um lugar ao sol dentro das universidades.

*** Pena que o governador, que tem este hábito de sempre chegar tarde na hora de idealizar qualquer coisa, fique nesta de imitar o programa pré-vestibular do prefeito tucano e não perceba que ele, Maggi, está deixando um furo tremendo ao não investir, valorizar e reforçar o papel da Unemat, como formadora de nossa juventude, pelo Mato Grosso afora. Sim, o noticiário destes últimos dias tem mostrado o protesto de professores e alunos contra o sucateamento da Unemat. Lá em Cáceres, as faixas dos revoltosos atacam Maggi e o deputado Pedro Henry, do PP, como os destruidores de nossa universidade estadual. A verdade é que o tempo passa, o tempo voa e a Universidade de Mato Grosso, que deveria ser uma USP das Selvas, na verdade continua sendo uma instituição relegada a um segundíssimo plano dentro do planejamento governamental. Os botinudos, ao contrário do que sempre anunciou o megaprodutor e hoje deputado estadual Otaviano Piveta, nunca levaram a sério os investi mentos em Educação. O tempo se encarregou que mostrar que os botinudos na político são como os tucanos, os democratas: só querem saber de fazer uma ponte para a alavancagem dos seus negócios. As políticas públicas são sempre deixadas em segundo plano.

*** O que para mim ficou evidente é que falta coragem e conhecimento ao governador Blairo Maggi para se dedicar mais decididamente à Educação e à Unemat. Os números da ensino superior, tocado pelo Governo do Estado, são vergonhosos, em face da carência da população. Não será o MT Vest que vai acabar com o vexame dos botinudos nesta área. Claro, Maggi só entende mesmo de soja, de faturar com produção agrícola, talvez por isso acabe dando tão pouco valor à produção do conhecimento. Na comparação, o semi-alfabetizado Lula ganha longe de Blairo Maggi no capítulo do investimento educacional. Basta ver que o governo vai deixar uma nova universidade federal pronta para despontar lá em Sinop, está viabilizando um novo hospital universitário na divisa entre Cuiabá e Leverger para otimizar o ensino de Medicina na UFMT, além de ampliar o atendimento público na área da Saúde, e já transformou a antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso numa universidade tecnológica que vai multiplicar seus ensinamentos pelo menos em cinco novos Cefets que serão construidos em pontos estratégicos de Mato Grosso, quintuplicando a oferta de ensino profissionalizante de segundo grau. Maggi, enquanto isso, vai cumprindo a rotina da mediocridade, não conseguindo, sequer, contentar um professorado que, mansamente, tem atenuado a sua revolta desde que o PT assumiu a Secretaria Estadual de Educação. Faz muito pouco pelo ensino médio, faz quase nada pelo ensino superior. No capítulo da Educação, o governador Maggi está sendo reprovado, já que é omisso e extremamente desleixado com este setor tão prioritário para inverter a situação de pobreza em que se debate a maioria de nossa população.

 

 

 

Categorias:Cidadania

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

vinte + cinco =