Juiz federal Marllon de Souza suspende punição da OAB ao advogado Celso Marques Araújo. Advogado diz que tem sido “sistematicamente” atacado pela OAB, “sofrendo constrangimento ilegal e danos de difícil reparação após 30 anos de advocacia, sem ser bandido, corrupto, lobista, comerciante de sentença, por mero viés político”

Celso Marques Araújo, com 30 anos de atividades como advogado, garante que processos impetrados contra ele, no Tribunal de Ética da OAB, tem "viés político"

Mandado de segurança do advogado Celso Marques Araújo contra decisão da OAB-MT

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso, através do seu Tribunal de Ética, está sendo acusada pelo advogado Celso Marques Araújo, que tem 30 anos de atividade advocatícia em nosso Estado, de tentar destruir a sua carreira, cassando o seu registro profissional e impedindo-o de atuar como advogado em qualquer processo nas mais diversas instâncias de Mato Grosso.

Antes de “cair em desgraça” na Seccional mato-grossense da OAB, Celso Marques Araújo já atuou como conselheiro da entidade, já foi vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, já foi nomeado pelo Tribunal de Justiça para o cargo de Preeor do antigo Juizado de Pequenas Causas do Cristo Rei, em Várzea Grande; já foi eleito por 11 desembargadores para compor lista tríplice para o cargo de juiz do Tribunal Regional do Trabalho, atuando, também, como articulista jurídico do jornal A Gazeta, por mais de 10 anos, com mais de 500 artigos publicados.

A disputa já transbordou do TED para a Justiça Federal, e Celso Marques Araújo já impetrou na Primeira Vara Federal de Cuiabá, o processo nº 0UI87229829114013600, uma Ação de Reparação de Perdas e Danos Morais e Materiais c/c Pedido de Nulidade de Ato Jurídico, contra a OAB-MT, com pedido de anulação de 19 processos éticos disciplinares instaurados pela Seccional contra ele, quais sejam: 4.738/06, 3.179/03, 4.249/05, 2.317/02, 3.269/03, 2.372/02, 1.919/09, 1601/2001, 2.373/2002, 5961/08, 4.758/06, 4007/05, 2.331/02, 5.945/08, 4.225/05, 3.870/05, 2.903/03, 4.007/05, 2.425/02. Todos os processos disciplinares contra advogados correm em segredo.

Em mandado de segurança que impetrou no dia 26 de maio que foi distribuido para o     juiz federal substituto Marllon de Souza, Celso Marques Araújo, além de questionar a validade das punições que a OAB intenta contra ele, também lança suspeita sobre a atuação do atual presidente do TED, o advogado Ussiel Tavares, que poderia estar tentando prejudicá-lo em processo em que representa uma senhora de 80 anos e duela com a Prefeitura de Cuiabá e com o Tribunal de Justiça para fixar o devido valor a ser pago à sua cliente por conta de um precatório cuja processo de liberação já se arrasta desde o ano de 1993.

Juiz federal garante atuação de Celso Marques Araújo como advogado em MT (liminar)

Cláudio Stábile e OAB se defendem em mandado de segurança impetrado por Celso Marques Araújo

MPF se manifesta contra Celso Marques Araújo no mandado de segurança impetrado pelo advogado contra decisão…

Juiz federal garante atuação de Celso Marques Araújo como advogado em MT (decisão)

12 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 187.123.15.16 - Responder

    JUSTIÇA SEJA FEITA E TODAS AS HONRAS ENDEREÇADAS AO ILUSTRE ENOCK CAVALCANTI , UM DOS JORNALISTAS MAIS CORAJOSOS , ÉTICOS E JUSTOS DO ESTADO DE MATO GROSSO , QUER POR REPORTAGENS ESCRITAS OU DIGITAIS . NO WRIT FEDERAL ACIMA RELATADO, LEIA-SE DA SENTENÇA: “…A OAB-MT NÃO LOGROU ÊXITO EM ESCLARECER O PORQUÊ DE SER EMITIDA CORRESPONDÊNCIA AO IMPETRANTE , COMUNICANDO A SUSPENSÃO DE SUAS PRERROGATIVAS (CELSO MARQUES) , ANTES MESMO DE LANÇAR TAL MEDIDA RESTRITIVA EM SEU BANCO DE DADOS , CONFIGURANDO-SE EM ATO ABUSIVO A VERTENTE CONDUTA , EM MANIFESTO DESRESPEITO AOS PRINCÍPIOS DA IMPESSOALIDADE E PUBLICIDADE QUE DEVEM REGER A CONDUTA DA ADMINISTRAÇÃO , NA QUAL A OAB SE INSERE , COM AS DEVIDADES PECULIARIDADES…” JUIZ FEDERAL MARLLON DE SOUZA , SUBSTITUTO DA PRIMEIRA VARA.
    AQUI , NO MEU ENTENDER , A MANIFESTAÇÃO JUDICIAL , QUANTO OS ATOS DO SENHOR USSIEL TAVARES E DO SENHOR CLAUDIO ESTÁBILE , JÁ FORAM CONDENADOS EM SUPOSTA PREVARICAÇÃO ( ARTIGO 319 DO CPC E 37 DA CF ) , DE TER USADO A OAB-MT PARA PREJUDICAR UMA SENHORA DE MAIS DE 80 ANOS E BENEFICIAR O MUNICÍPIO DE CUIABÁ , (AUDIÊNCIA SOB A RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL , NO DIA 23.08.2011) , QUE QUERIA ANULAR O AGRAVO REGIMENTAL N. 27.565/2012 , POR TER SIDO ELA COAGIDA EM AUDIÊNCIA A RECEBER UM MILHÃO DE REAIS A MENOS …..” (AÇÃO ANULATÓRIA CORRENDO NA 2ª VARA ESPECIALIZADA DA FAZENDA PÚBLICA ) . DESTA DECISÃO FOI INTERPOSTO REPRESENTAÇÃO CONTRA CLÁUDIO ESTÁBILE USSIEL TAVARES NA POLICIA FEDERAL E NO CONSELHO FEDERAL DA OAB , E QUANTO, AOS OUTROS , SERÃO ENDEREÇADO REPRESENTAÇÕES AO CNJ E STJ. 2013 PARECE SE MOSTRAR COM NUVENS NEGRAS , COM PROGNÓSTICOS RUINS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS , SEJA EM QUE ÁREA FOR.

  2. - IP 189.62.105.41 - Responder

    Celso, escreva em letras minúsculas. Vc parece gritar… Fala muito. Ninguém lê.

  3. - IP 177.41.93.99 - Responder

    Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, a coisa toda é tão absurda q nem ibope ta dando! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. - IP 201.24.174.108 - Responder

    ÉÉÉÉ…PELO JEITO A DUPLA DE LARÁPIOS DA OAB TEM MUITOS SEGUIDORES…PARCEIROS DE CRIME…

    SÓ GRITANDO!!!
    EM MT POUCOS ADVOGADOS SE SALVAM!!!
    OH LUGAR CHEIO DE VAGABUNDOS PILANTRAS!!!

  5. - IP 187.123.15.16 - Responder

    Obrigado Alongo!

  6. - IP 189.59.53.169 - Responder

    Como já disse zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,! Tudo conversa pra boi durmi! Sem ibope de uma vez de tão fantasiosa as afirmações solitárias do gritante. Todos já sabem como é,……agira virou moda perder na justça e recorrer na imprensa. A bem da verdade o mandado de segurança apenas garantiu contraditório somente isso…mas o mérito do q novamente for deciio pelo tribunal de ética não pode o judiciári mexer…é matéria inten corporais…portanto antevendo o “ferro” começou a gritar,,,,!

  7. - IP 187.123.15.16 - Responder

    August , vou te responder , pois vc parece portador de recados. No processo adminstrativo não existe coisa julgada ou decisão interna córporis imutável , face ao princípio de inafastabilidade de acesso ao Poder Judiciário. Diz a CF , ninguém será excluído de apreciação do poder judiciário. Ao lado do writ , corre ação ordinária indenizatória e anulatória , em que , de forma burra, o presidente da OAB-MT disse em audiência que Celso Marques vai ser excluído , não pr infração aos crime capitulados no artigo 38 do Etoab , mas prque , Celso Marques representou algumas autoridades corruptas , e isto não é motivo de exclusão , pois , ao que se dessume , em prevaricação , aOAB-MT ao invés de defender o advogao, resolveu defender tais autoridades , sem ter procuraçào. Celso não está gritando , gritar vai o assecla da OAB-MT que conseguir excluir Celso Marques , vítima de bandidos do colarinho branco. Em cara de homem honrado e honesto não se bate, e justa retaliação virá , por profundo capricho. Justiça!

  8. - IP 187.123.15.16 - Responder

    Por fim, ninguém chuta cachorro morto. Esta excessiva preocupação em excluir Celso Marques , deve-se ao perigo que o mesmo representa para certas autoridades corruptas aliadas à OAB-MT , daí a importância que este caso está tomando…e vai ferver muito mais , pois Celso Marques não tem medo de autoridades corrptas..que se cuidem..

  9. - IP 177.193.151.11 - Responder

    PARABÉNS CELSO MARQUES ARAUJO, ATÉ O STF RESPEITOU O TRANSITO EM JULGADO DOS MENSALEIROS, AGORA VEM CERTOS MALAS DA TERRA E POR VIÉS POLITICO NÃO O DEIXAM TRABALHAR, BOCA NO TROMBONE, PARABÉNS!

  10. - IP 189.73.188.132 - Responder

    O que mais me encanta no Direito é a coragem! Coragem para enfrentar até mesmo os poderosos se for preciso. Minha admiração por aqueles que não se curvam diante do perigo, mesmo que esse perigo seja a privação do exercício da sua profissão.

  11. - IP 200.175.243.2 - Responder

    Parabéns Dr. Celso pela busca implacável dos direitos daquela idosa e do seu direito de advogar. Um advogado não pode se esmorecer diante de intrigas políticas de fundo escuso. Essa corja acha que pode tudo! Força! (Outra coisa, tente mesmo escrever em letras minúsculas, até mesmo nas petições, pois parece estar gritando e fica difícil ler)

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

4 × 4 =