PREFEITURA SANEAMENTO

JOSÉ ORLANDO MURARO e os 100 dias do secretariado de Pedro Taques. “Cada secretário tem um compromisso a cumprir em 100 dias. Como estão no cargo, presume-se que sejam competentes. E cada qual vai ter que rebolar para se desincumbir das tarefas, ou será exonerado ao final dos 100 dias. Simples assim” – escreve Muraro

Pedro Taques, já exercendo seu poder de tom imperial, alheio aos partidos, no gabinete do Paiaguás, à sombra da imagem de Rondon. Foto de José Medeiros

Pedro Taques, já exercendo seu poder de tom imperial, alheio aos partidos, no gabinete do Paiaguás, à sombra da imagem de Rondon. Foto de José Medeiros

Waterloo cuiabano: os 100 dias do secretariado de Pedro Taques
POR JOSÉ ORLANDO MURARO, especial e exclusivo para a PAGINA DO E

 

 

Napoleão Bonaparte não jogava o GO, tradicional na China. Era um jogador médio de xadrez.

O xadrez é um jogo de “ full contact”, onde o objetivo final é derrubar o rei, e para isto o jogador tem que enfrentar e destruir a cavalaria, as torres, a infantaria e a artilharia do inimigo, ou adversário, como se queira.

O GO já é um jogo totalmente diferente. As suas 180 pedras brancas e 181 pedras pretas podem ser dispostas aleatoriamente e em diversos pontos, nas intersecções das linhas do tabuleiro. Diferente do xadrez, aqui ganha quem isola e conquista mais territórios ( contam-se as intersecções que cada jogador conseguiu isolar)

A diplomacia norte-americana joga xadrez, e sai pelo mundo destruindo tudo que encontra pela frente, desde que ameacem os sacrossantos “interesses americanos”. A diplomacia chinesa joga GO, e comercialmente vai conquistando espaços e colocando territórios sob sua influência, e se firma como a grande potência industrial deste século…

Existem no mundo virtual, vários cursos e conferências de estratégias comerciais e profissionais, algumas utilizando o livro “ A Arte da Guerra” de Sun Tzu, outras “ O livro dos Cinco Anéis” de Miamoto Musashi, e várias tendo o xadrez ou o GO como base das explanações.

O problema é que Pedro Taques tanto joga xadez como GO.

Quando fui cedido para trabalhar no Ministério Público Federal, para tratar da questão do Quilombo Mata Cavalo, fiquei à disposição de Pedro Taques. Ele tinha uma equipe de ninjas: Zé Carlos, Rodrigo Belmonte, Eny, Patrícia Reiner e outros.

O Método de trabalho: pela manhã ele conferia os processos que chegavam aos borbotões, chamava cada um dos seus assessores e determinava: este aqui você faz assim, aquele ali você faz assado, e cada um ia para a sua mesa trabalhar. No final da tarde, cada assessor voltava à sala de Taques, que conferia cada petição, riscava aqui e ali, mandava emendar…. às 18 horas, normalmente as peças estavam prontas para serem assinadas e enviadas para a Justiça federal.
A primeira lição: Pedro Taques delega TRABALHO, mas não delega PODER! No final, o que contava era a sua caneta, a sua assinatura no final da peça processual.

A segunda lição: se você era assessor do Ministério Público, então você era competente. O TRABALHO era passado, e o assessor que se virasse para resolver a questão. Simples assim.

Isto é jogar GO: usar o tempo e o conhecimento das outras pessoas, para cercar um território, delimitar uma tarefa, e exigir o seu cumprimento.

Entre as duas reuniões diárias com cada um dos assessores, Pedro Taques, com tempo livre, se dedicava ao xadrez, full contact: a luta interna que travava contra o Cavalcante, que era seu chefe, mas mantinha um escritório de advocacia que demandava contra a própria União. E ai, abaixo do queixo, tudo era canela. Briga de cachorro grande. E foi assim até que Cavalcante jogou a toalha e pediu para sair…

Esta é a síntese do estilo Pedro Taques; joga GO para ter tempo de jogar xadrez…

Cada secretário tem um compromisso a cumprir em 100 dias. Como estão no cargo, presume-se que sejam competentes. E cada qual vai ter que rebolar para se desincumbir das tarefas, ou será exonerado ao final dos 100 dias. Simples assim… O Go é um jogo muito simples…

E o que Pedro Taques vai fazer nestes 100 dias??…. Xadrez, full contact, comer pedras e cercar o rei….

Acredito que moverá uma das mais inclementes campanhas contra os notórios e notáveis corruptos deste Estado: José Riva, Silval Barbosa, Eder Moraes e quem sabe o próprio Blairo Maggi. Vai ser um ranger de dentes, e a casa vai cair para muitos deles….

Promotores e delegados terão acesso direto ao governador nestes 100 dias…. Secretários nem tanto….

E quanto a Napoleão Bonaparte?

Derrotado em Leipzig, foi exilado na Ilha de Elba,de onde fugiu e retornou a Paris em 20 de março de1815.Sabendo da constituição da Sétima Coligação (Inglaterra, Prússia, Rússia e Áustria), e temendo ser cercado em Paris, reorganiza o exercito e marcha para a Bélgica, onde será derrotado em junho do mesmo ano, e novamente aprisionado na Ilha de Santa Helena, onde morre, talvez por ingestão de arsênico. Seu retorno durou apenas CEM DIAS… não teve paciência suficiente para jogar GO… mal reaparelhou o seu exército, não preparou as defesas francesas, não esperou que a luta fosse em território francês, onde contaria com o apoio da população…. simplesmente partiu para o combate…. e foi derrotado…

Para alguns secretários haverá um Waterloo cuiabano em cem dias…para outros, nem tanto…basta aprender com o governador e jogar cada jogo no tabuleiro correto…

 

josé muraro advogado mt

Foto de Hegla Oleiniczak/Pagina do E

 

Jose Orlando Muraro Silva, advogado, especialista em Direito Agrário, e fundador do jornal Pluriverso Chapadense, é morador de Chapada dos Guimarães, MT

Categorias:Jogo do Poder

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 201.24.175.127 - Responder

    O articulista aponta para um Estado policial sob o comando de Pedro Taques. Até aí nenhuma novidade. Mas Napoleão foi utilizado, indevidamente, como instrumento para puxar o saco do governador… exagero, sem dúvida.
    Collor tinha apenas uma bala na agulha… Pedro Taques apenas cem dias. Primeiro virá a tragédia… depois a comédia de um governo de apenas cem dias se reinventando diariamente … Vou providenciar os ingressos e a pipoca… PS. Nesta primeira semana foram tantos anúncios de extinções que não causará nenhum impacto o anúncio da extinção do Estado de Mato Grossso…

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

3 × 5 =