Brasil, mostra tua cara
Temer fez campanha pra Lúdio em jatinho pago por empreiteira
Brasil, mostra tua cara

Deu na revista Veja:
“O vice-presidente da República, Michel Temer, chegou de jatinho a Cuiabá, na sexta-feira passada, onde participou da campanha do candidato a prefeito, Lúdio Cabral, que é apoiado pelo PMDB. Em princípio, uma atividade normal, já que o partido de Temer é aliado do petista. Mas o episódio pode dar margem a questionamentos. Temer foi a um comício no horário de trabalho. O jato pertence à construtira Cowan, que tem contrato com o Ministério dos Transportes e é parceira da Delta em obras Brasil afora – apenas uma delas, um corredor expresso de ônibus em Belo Horizonte, está orçada em 170 milhões de reais. E o uso do jatinho não foi declarado pelo PMDB à Justiça Eleitoral. Temer diz que a responsabilidade é do partido. O PMDB prometeu incluir o empréstimo do avião na prestação de contas de Cabral”.


Brasil, mostra tua cara
Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil

Este ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Para concorrer aos cargos eletivos, todos os cidadãos podem participar da disputa, mas devem se enquadrar nas regras estabelecidas pela Constituição e pela legislação eleitoral.
Para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos e devem ter domicílio eleitoral no local da eleição um ano antes do pleito, estando filiados a um partido político pelos menos seis meses antes das eleições.
A idade mínima para candidatura também deve ser respeitada. Os candidatos para os cargos de presidente da República, vice-presidente e senador devem ter 35 anos na data da posse. Para os cargos de governador e vice a idade mínima é de 30 anos, e de 21 anos para quem vai concorrer aos cargos de deputado federal, estadual ou distrital.
Ficha limpa
A Lei da Ficha Limpa também deve ser observada para quem pretende concorrer ao pleito. A norma entrou em vigor em 2010 para barrar a candidatura de condenados por órgãos colegiados por oito anos.
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro de 2022. O eventual segundo turno para votação aos cargos de presidente e governador será no dia 30 do mesmo mês. A diplomação dos eleitos ocorrerá até 19 de dezembro do ano que vem.
Edição: Kleber Sampaio
-
Destaque especial8 meses atrás
João Doria assume compromisso de defesa da comunidade LGBTQIA+ se for presidente do Brasil
-
Destaque especial5 meses atrás
A Tabacaria, poema de Fernando Pessoa, na interpretação do saudoso ator Antônio Abujamra
-
Destaque especial5 meses atrás
A gratidão da onça, nas matas do Pantanal
-
Destaque especial5 meses atrás
“Eu Sei Que Vou Te Amar”, clássico de Tom e Vinicius, por Emílio Santiago
-
Humor nacional9 meses atrás
O cartunista Benett desenhando o racismo estrutural brasileiro
-
O melhor detergente é a luz do sol1 ano atrás
AGÊNCIA PÚBLICA: As acusações não reveladas de crimes sexuais de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia
-
Destaque especial10 meses atrás
Bolsonaro não morre fácil, avalia Fernando Lucena, vereador do PT em Natal. VEJA VIDEO
-
O melhor detergente é a luz do sol1 ano atrás
Presidente da ESA Bruno Cintra defende delegada Nubya Reis e processa Wellen Lopes, advogada de jornalista. OAB/MT em silêncio constrangedor
5 Comments
Você precisa estar logado para postar um comentário Login