PREFEITURA SANEAMENTO

ITAMAR PERENHA: Revitalização do Porto de Mariel foi uma jogada de mestre. Lula e Maggi estão em Cuba para conferir: Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Bahia serão grandes beneficiários do porto cubano. Navios menores levarão a produtos até Cuba, onde embarcam em navios de maior calado, com condições de usar o canal do Panamá e chegar de forma rápida á Ásia, maior mercado consumidor do planeta e o maior comprador da produção mato-grossense

PORTO MARIEL

Lula e Maggi: uma jogada de mestre

Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Bahia serão grandes beneficiários do porto cubano de Mariel, revitalizado recentemente com recursos do BNDES

 
Itamar Perenha  / Cuiabá-MT
TURMA DO EPA

 

 

O senador Blairo Maggi (PR) e o ex-presidente Lula (PT) passam esta semana em Cuba onde buscam junto ao governo cubano melhor aproveitamento econômico para o Porto de Mariel, um grande porto marítimo que deverá favorecer as exportações brasileiras e em especial os estados de Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Bahia – chamados de “Mapitoba”.

Utilizando-se do porto recentemente revitalizado com a ajuda do Governo Brasileiro, busca-se em C

Em Cuba, o encontro do presidente Raul Castro, o ex-presidente brasileiro Lula e o sojicultor e senador da República Blairo Maggi

Em Cuba, o encontro do presidente Raul Castro, o ex-presidente brasileiro Lula e o sojicultor e senador da República Blairo Maggi

uba a oportunidade para que as embarcações brasileiras utilizem o porto para o transbordo de mercadorias. Navios menores levam os produtos até esse pais e de lá embarcam em navios de maior calado, com condições de usar o canal do Panamá, também modernizado, e assim chegar de forma mais rápida á Ásia, o maior mercado consumidor do planeta e o maior comprador da produção mato-grossense. Isso faz parte de um conjunto de atividades do Governo Federal chamado Brasil Competitivo.

Além de senador, Blairo Maggi hoje é a maior liderança do agronegócio brasileiro. Lula faz parte de uma nova abordagem econômica para Cuba que vai ter com a revitalização do porto Mariel a oportunidade de superar o isolamento econômico imposto pelos Estados Unidos ao longo de décadas.

Também consta na pauta entre os dois países a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), com facilidades tributárias oferecidas por Cuba para as empresas que se instalarem no entorno do porto. Entre as vantagens, além do acesso marítimo registra-se a mão de obra cubana com alto grau de qualificação e salários baixos tendo em vista a própria característica do país.

Atualmente o maior porto da América Latina é o de Santos, no  litoral paulista, porém, o canal onde os navios atracam tem apenas 15 metros de profundidade, o que limita a calagem das embarcações e exige serviços permanentes de dragagem. O Porto de Mariel em Cuba está localizado em águas profundas e poderá receber navios gigantes, capacidade encontrada em um número reduzido de portos marítimos no continente americano.

Blairo e Lula estão em Cuba acompanhados do presidente do Conselho Administrativo do Grupo Amaggi, Pedro Jacyr Bongiolo. A permanência no país esta prevista no período de 23 a 27 de fevereiro. A viagem para Cuba está sendo feita na aeronave particular do senador e estava prevista desde o segundo semestre do ano passado.

 

9 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 200.96.144.24 - Responder

    Ideologia, a ver pela foto, dá para viver muito bem sem ela.

  2. - IP 177.221.96.140 - Responder

    Quanta imprecisão tecnica, pois se o Brasil precisasse desse porto para alcançar o Canal do Panamá, melhor seria construi-lo em território brasileiro que fica mais perto do Panamá.

  3. - IP 200.163.80.149 - Responder

    FORA CORRUPTOS DO PT PR E PMDB

  4. - IP 177.132.245.44 - Responder

    Lula,Maggi,Castro,socialistas,me belisca pois e tudo farsa!

  5. - IP 201.67.99.236 - Responder

    Construir um porto em Cuba para exportar . Bah! , e porque esse porto nào foi construido aqui no Brasil . Quem usa esse argumento , precisa estudar Geografia e verá que para ir a Cuba e depis ao Panamá dá uma volta imensa.
    E essa foto é mesmo o simbolo do fracasso dos ideais do pt ( partido dos traidores) , pois consegue reunir numa mesma foto um ditador e legitimo representante do atraso ; um explorador capitalista que noutros tempos o pt ( partido dos traidores) ABOMINAVA e agora lambe a bunda ; e por ultimo um fanfarrào deslumbrado que mesmo sendo um EX-PRESIDENTE , não aceita ser tratado como tal.

  6. - IP 179.244.12.100 - Responder

    Os argumentos dos colegas demonstram a carga ideológica e o preconceito, tanto com os ideais alheios, quanto com a divergência. Para esses, a ditadura norte-americana é a única que vale a pena ser aceita. Outros governos fortes, são coisas do demônio. Só rindo …

    • - IP 179.216.212.40 - Responder

      “Gvernos Fortes”-Cuba, Irã, Siria, Venezuela Kkk! e Ditadura Americana ta esquisito num tá? Ou é “preconceito”. O Sr. Com todo respeito, demcraticamente eu digo que Sr. é LOUCO ou se faz de Besta. Aprovite Petista . A sua ditadura terá fim com certeza. ..A vai. Pode crer.

  7. - IP 177.64.249.233 - Responder

    que bela cuba, agora trabalhando em defesa dos interesses de mato grosso

  8. - IP 179.216.212.40 - Responder

    “Gvernos Fortes”-Cuba, Irã, Siria, Venezuela Kkk! e Ditadura Americana ta esquisito num tá? Ou é “preconceito”. O Sr. Com todo respeito, demcraticamente eu digo que Sr. é LOUCO ou se faz de Besta. Aprovite Petista . A sua ditadura terá fim com certeza. ..A vai. Pode crer.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

onze − 5 =