GRANDE, COMO ERA GRANDE – Há 561 anos, nascia Leonardo da Vinci. Foi uma figura de tal modo extraordinária e enigmática, destacando-se como pintor, cientista, matemático, anatomista, engenheiro, arquiteto, químico, geólogo, cartógrafo, escritor, poeta, músico e inventor

561.º Aniversário do nascimento de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de Abril de 1452 em Vinci, na região de Florença, Itália, e faleceu a 2 de Maio de 1519, aos 67 anos, em Amboise, França.

Filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci e de uma camponesa chamada Caterina, Leonardo passou a sua infância e a maior parte da sua formação científica e da sua vida profissional em Itália e os últimos anos da sua vida em França sob a protecção do rei Francisco I.

É considerado por um grande número de historiadores como o maior génio da História.

O termo de polímata utilizado para definir a sua genial versatilidade cultural, enquanto uma das figuras mais importantes do Renascimento e o arquétipo de “homo universalis” assentam-lhe como uma luva, pois a sua insaciável curiosidade científica conferira-lhe uma aura de personalidade sobre-humana, tanto pela aparentemente inexcedível qualidade das suas obras como pela multiplicidade de áreas a que se dedicou e onde o seu génio inventivo não encontra paralelo em qualquer outra época da história.

Ainda que até hoje seja mais conhecido como pintor e lhe se sejam atribuídas duas das mais famosas pinturas de sempre, a “Mona Lisa” e a “Última Ceia”, de entre outras criações artísticas suas que também são entendidas como um ícone cultural, como é o caso do esboço do “Homem Vitruviano”, Leonardo da Vinci destacou-se em muitas outras áreas culturais e científicas, razão por que é conhecido ainda como cientista, matemático, engenheiro, arquitecto, mecânico, anatomista ou fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, escritor, poeta, músico e inventor.

Nesta última área continua a surpreender o Mundo e a afigurar-se como precursor das grandes conquistas tecnológicas da actualidade, assim nas áreas da balística e da aviação. Existe uma variedade de outros exemplos igualmente elucidativos do seu génio inventivo. Foi uma figura de tal modo extraordinária e enigmática que pairam sobre ele uma série de mistérios que intrigam os estudiosos que se debruçam sobre a sua obra e a sua personalidade.

————

CONHEÇA, AGORA, EM VIDEO, UM POUCO DA HISTÓRIA DE LEONARDO DA VINCI

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

quatro + doze =