Graças a veto da presidenta Dilma, não haverá doações de empresas na campanha eleitoral deste ano.

A presidenta Dilma

A presidenta Dilma

Eleições terão novas regras

Diário de Cuiabá

Além da janela partidária que permite a troca de legenda sem a perda do mandato eletivo, as eleições municipais deste ano terão outras novidades. Dentre as alterações que foram promovidas pelo Congresso Nacional, a que mais deve atingir os pretensos candidatos a prefeito e vereador é o fato de estarem proibidas as doações de financiamentos empresariais de campanha.

Os valores mais vultosos registrados nas prestações de contas dos candidatos geralmente são de pessoas jurídicas, ou seja, empresas. O financiamento empresarial de campanha chegou a passar pelo crivo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

No entanto, a presidente Dilma Rousseff vetou o item e o mesmo foi mantido pelo Congresso. Diante disso, não haverá doações de empresas.

Conforme as novas regras, os candidatos a prefeito podem gastar 70% do valor declarado pelo então candidato que mais gastou na eleição anterior. No caso de segundo turno, eles poderão chegar ao teto de 50% da campanha passada.

No entanto, vale ressaltar que o teto de gasto de campanha de prefeito em município com até 10 mil habitantes não pode ultrapassar o montante de R$ 100 mil. Em Cuiabá, são mais 550 mil habitantes.

No que diz respeito aos cabos eleitorais, a contratação deve ser de até 1% do eleitorado por candidato nos municípios de até 30 mil eleitores. Nos demais, é permitido um cabo eleitoral a mais para cada grupo de mil eleitores que exceder os 30 mil.

Quanto aos materiais de campanha, as novas regras permitem que somente adesivos comuns de até 50cm x 40cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. O chamado envelopamento de carros está proibido.

Em contrapartida, são permitidas bandeiras e mesas para distribuição de material, desde que não atrapalhem o trânsito e os pedestres. Bonecos e outdoors eletrônicos estão vetados. (KA)

Categorias:Jogo do Poder

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 179.217.122.1 - Responder

    Os petistas não querem doação oficial!!

    Mas como assim, se o PT é o rei da doação pelo caixa-dois das empresas?

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

18 − dois =