(65) 99638-6107

CUIABÁ

Gente que faz

SAÍTO se alonga em lembranças de Augusto Leverger e aproveita-se da figura do Barão de Melgaço para mergulhar no encantamento desta sua terra natal, o "agarrador Mato Grosso"

Publicados

Gente que faz

Gonçalo Antunes de Barros Neto, juiz de Direito em Mato Grosso, conhecido pelos amigos como Saíto

Gonçalo Antunes de Barros Neto, juiz de Direito em Mato Grosso, conhecido pelos amigos como Saíto


Augusto Leverger – Barão de Melgaço
POR GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO – SAÍTO
Caros leitores, já leram “Vultos Eminentes”? Livro magistralmente escrito pelo Desembargador António Arruda. Após narrar históricos da vida de Rondon, e antes de nos brindar sobre as obras de José de Mesquita e D. Aquino Corrêa, sintetiza as boas andanças de Augusto Leverger, o Barão de Melgaço. Recomendo.
Nascido em Saint Malô, região da Bretanha (França), em 1802, filho de navegador, o futuro Barão de Melgaço passou a infância praticamente entregue à assistência materna, já que o pai, não obstante as constantes ausências por motivo de trabalho, havia sido aprisionado pelos ingleses, então em hostilidades com os franceses. Vivendo à beira mar, em 1819 acompanhou o pai em uma viagem que selaria seu destino. Seguindo para Buenos Aires, diante do naufrágio do navio em que se encontrava, inicialmente fixou-se em Montevidéu, trabalhando em serviços do mar. Posteriormente em Buenos Aires, após a morte de seu pai, ocorrida em 1822. Com o término do conflito pela nossa independência, incorporou-se à Marinha brasileira.
Após lutar pelo Brasil contra as províncias do Prata, Leverger recebeu algumas missões em Cuiabá, inclusive a construção do arsenal da Marinha do Brasil. Em outubro de 1843, casou-se com D. Inês de Almeida Leite, fincando definitivamente raízes no Estado, dos quais são descendentes os Alves Corrêa, Arruda e Sá, Corrêa Cardoso, Prado etc.
Deixando as funções públicas, Leverger recolheu-se a uma vida sossegada na casa da antiga rua do Campo, hoje Barão de Melgaço, sede da augusta Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Da França, na beira mar da Bretanha, até Cuiabá, do “agarrador Mato Grosso” – “Nada mais posso almejar neste mundo. Deus me deu muito mais do que eu pudera sonhar. Estou velho, mas não alquebrado e, se houver ainda necessidade de mostrar a esta boa terra, que tão bem me acolheu, quanto lhe sou grato, fá-lo-ei com toda a boa vontade. Sou feliz como se possa ser, embora sempre inclinado à tristeza e a uma vaga e indefinível aspiração. Que me falta? Falta-me não sei o que. Pungem-se, às vezes, dolorosas saudades da pátria, a nossa cara França, ou então do mar, do Oceano, com todas as suas magnificências, perigos e até horrores. Poderia eu, porém, deixar hoje o meu agarrador Mato Grosso, que tão bem soube prender-me a si? Não, não, impossível! Aqui findarei os meus dias… Levem as águas deste Paraguai, a cuja beira vim abrigar a minha modesta existência, realizando todos os meus desejos, levem elas ao grande Oceano, meu amigo de outrora, no seu rolar sem fim, a lembrança do velho Leverger” (em carta à irmã) -, o que ocorreu em 14 de janeiro de 1880.
A história de Mato Grosso é muito bonita. Como bonita sempre foi a fascinante Cuiabá, com suas superstições, brincadeiras e contos. Gente acolhedora e simples. Morei alguns anos em Brasília e estudei no seminário dos irmãos Marista. Guardo boas lembranças de lá, mas as que tenho de Cuiabá da minha criancice são inigualáveis. Veríssimo, Maria Preta, o barbudo inspetor, o homem do saco, a menina do algodão… Saudades das corridas que levava de puro medo.
Apesar de alguns ainda falarem “do Mato Grosso” e “no Mato Grosso”, o nosso Estado, acolhedor, perdoa. Perdoa setenta vezes sete, pois, não é que a sua capital já se chamou Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá?
GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO – SAÍTO – é juiz de direito, membro das Academias de Magistrados e de Direito Constitucional de Mato Grosso, e escreve aos domingos em A Gazeta (E-mail: [email protected]).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Maurício Magalhães quer resgastar o legado de Dante de Oliveira e cobra candidatura própria do PSDB em Mato Grosso. "Eu não faço campanha, nunca, para o senador Pedro Taques", declarou o tucano durante bate-papo na residência do médico e professor Gabriel Novis Neves. VEJA EM VÍDEO.

Propaganda
3 Comentários

3 Comments

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Gente que faz

SEBASTIÃO CARLOS: Profeta canonizado em vida, Pedro Casaldáliga, como poucos, levou até as últimas consequências a fé profunda na palavra do Cristo

Publicados

em

Por

Sebastião e Pedro18

Profeta e poeta – I

POR SEBASTIÃO CARLOS

Às mais de cem mil mortes provocadas pela terrível pandemia, que cresceu auxiliada pela desídia do poder, se junta uma que, embora não diretamente ligada, potencializa a emoção. Ao sofrimento de tantas famílias enlutadas, o manto negro da dor cobre a nossa História nacional. Às 09h40min do sábado (8) partiu em definitivo da vida terrena um profeta e poeta. Profeta canonizado em vida que, como poucos, levaram até as últimas consequências a fé profunda na palavra do Cristo. Poeta instigante, combativo, de vibrante telurismo que fez dos versos livres um canto perene em busca da Justiça e a serviço da Liberdade. Nos versos, via o Evangelho, no Evangelho encontrava a poesia. A voz era mais forte que o corpo magro e frágil e a presença física tornou-se mais imensa que a floresta em que habitava e defendia. Assim era Dom Pedro Casàldaliga. Mais que Dom Pedro, Pedro simplesmente como apreciava. Mais que bispo, irmão dos deserdados da Terra.

Pere Maria Casaldàliga i Pla nasceu na pequena localidade de Balsareny, região nordeste da Espanha, pertencente à Província de Barcelona, Comunidade Autônoma da Catalunha. Balsareny é um município com área inferior a 40 Km2 e que em 2018 tinha menos que 4 mil habitantes. De família de agricultores pobres, em 1943 ingressou na Congregação Claretiana e em maio de 1952 foi ordenado sacerdote. Nos anos seguintes lecionou e foi assessor dos Cursilhos de Cristandade e diretor da Revista Iris. Em 1968, o ano do AI 5 e do inicio do endurecimento do regime militar, o padre Pedro Casaldàliga, já adaptando o primeiro nome ao português, chega ao Brasil. Vinha para Mato Grosso. Missionário, fundaria uma missão claretiana às margens do Araguaia.

E foi então que, estudante de História na Universidade Federal de Goiás e militante estudantil em Goiânia, fui conhecê-lo na Paroquia São José Operário, no Setor Oeste, na querida capital de Goiás. Eram anos de intensa movimentação estudantil e política, que a idade estimulava o idealismo e o consequente radicalismo politico. O padre espanhol, franzino e elétrico, com voz firme, falando em politica, no sofrimento dos pobres da Amazônia com os quais dividia a luta diária e brandindo poemas flamejantes logo conquistou o pequeno grupo de jovens universitários goianos com os quais começou a manter contatos. No ano seguinte, Paulo VI o nomearia bispo prelado e administrador apostólico da Prelazia de São Félix do Araguaia, sendo sagrado bispo em 23 de outubro de 1971.

Daí para frente a relação com os poderosos da região e com a ditadura militar iria se tornar cada vez mais difícil e ácida. Combativo, contundente, compromissado até o cerne com os desvalidos da terra, num desafio desabrido, num permanente profetismo missioneiro e, digo, quase místico, Casaldàliga se agigantou entre as forças que se opunham à ditadura militar. Destacou-se também como defensor de índios, tendo sido um dos fundadores do CIMI – Conselho Indigenista Missionário que, mais que em anos anteriores, estavam sendo empurrados cada vez mais para o sertão imenso até serem encurralados e se encontrarem em face da doença, da miséria total, da morte. Também co-fundador da CPT – Comissão Pastoral da Terra, que atuaria destemidamente em favor dos posseiros.

A tríade implacável constituída por latifundiários, garimpeiros, policia, sempre apoiada, acintosamente ou não, por políticos e governos presenciou a um Casaldàliga enfrentá-los com destemor. A região era de extrema marginalização social, extensos latifúndios, alto grau de analfabetismo e muitos conflitos pela terra, onde os assassinatos e os desaparecimentos de desafetos eram o instrumento usual.

O bispo do Araguaia esteve entre os militantes da Teologia da Libertação, que então dividia a Igreja, e ao lado de um grupo de padres, bispos e arcebispos, entre os quais o corajoso Dom Tomás Balduíno, bispo da antiga capital de Goiás, e a quem tive o prazer de conhecer de perto, arrostou os conservadores da Igreja, enfrentou os poderosos da região e desafiou a ditadura militar.

As ameaças de morte lhe eram constantes e não raro estiveram muito próximas da concretização. Em 11 de outubro de 1976, Casaldàliga e o padre jesuíta João Bosco Penido Burnier [12/06/17 – 12/10/76] passavam por Ribeirão Cascalheira. Visitavam os moradores quando populares os procuraram para denunciar que duas mulheres estavam sendo barbaramente espancadas na delegacia de policia. Os gritos desesperados eram ouvidos na rua. Tal fato não era incomum. De imediato, os dois sacerdotes acorreram ao local.

Tem então inicio uma forte discussão com os policiais. Inesperadamente, Pedro é brutalmente empurrado e Burnier agredido com coronhadas e na sequencia alvejado com um tiro na nuca. A comoção é geral. O jesuíta é transferido para Goiânia e lá falece no dia seguinte. Terminada a missa de sétimo dia, a população segue em passeata até a delegacia, liberta todos os presos e coloca fogo no prédio. Nesse local seria erguida uma capela. Os policiais nunca foram punidos. Nenhuma novidade nesse desfecho. Com a redemocratização, o “caso do Padre Burnier” foi apresentado à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério da Justiça para que o reconhecesse como crime político. Mas em abril de 1997 o requerimento foi indeferido. Somente em 25 de novembro de 2009, trinta e três anos depois, o CEMDP reconheceu a responsabilidade do Estado Brasileiro pela morte, sendo, pois definido como crime politico.

Aqueles foram os anos duros da repressão politica e social. Os anos de chumbo. A violência no quotidiano era acobertada por poderes maiores. Tudo e todos que, de alguma forma, pudesse ser apodado de “comunista” “precisavam ser castigados”. O bispo catalão – matogrossense não estava excluído desse rol nefasto. Em cinco ocasiões, o Governo, por instancia do Conselho de Segurança Nacional, abriu contra ele processos de expulsão do país. O bravo arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, em diferentes ocasiões saiu publicamente em sua defesa, mobilizou a ala progressista da Igreja e, por fim, o próprio Vaticano fez gestões diretas, o que impediu o prosseguimento da ação expulsória. A ditadura também temia um desgaste maior para a sua imagem no exterior. Ainda assim, a situação do prelado do Araguaia estava periclitante tanto que quando o pai faleceu ele desistiu de ir à Espanha para a despedida final pelo temor de ser impedido de retornar.

A ação solidária de Casáldaliga para com os esquecidos da terra e o seu espirito intrépido e desafiador muito incomodavam os poderosos numa época em que o silêncio e o acocoramento moral a que muitos se entregaram era o mais conveniente. Não por outros motivos foi logo denominado de “subversivo”, de “padre vermelho”, enfim, de comunista. Ele se juntava então ao rol de um punhado de curas e prelados brasileiros. A verdade é que a crença profunda no Evangelho e a exigência ética existencial dessa fé originária permitia a esses bravos cristãos adotar como suas, tal como Pedro o fez, uma citação atribuída à aquele que, por muitos anos, foi o símbolo da resistência católica no Brasil. Dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife: “Se falo dos famintos, todos me chamam de cristão, mas se falo das causas da fome, me chamam de comunista”. E assim era, porque não se pode confundir a verdadeira solidariedade como uma forma de caridade. Nesse conceito, não se trata de consolar a alma do caridoso, mas de buscar a Justiça dos justos.

Em 1971 fui realizar estudos em Madrid. Recebi de Casàldaliga o endereço dos Claretianos na capital espanhola e ele insistiu para que os procurasse. Lá, entre tantos, conheci e me tornei amigo do padre Benjamin Forcano, que anos depois se tornaria um importante teólogo, igualmente ligado à Teologia da Libertação. Nesse ano, Forcano havia lançado seu primeiro livro, ¿Amor y natalidad en conflicto? [Valencia, 1971], que me presentearia autografado. Era um dos articulistas mais destacados, depois diretor, da revista Missión Abierta, que acolhia os pensadores irmanados pelo Concilio Vaticano II.

Posteriormente dirigiria a revista Êxodo e anos depois o editorial Nueva Utopia. Todas publicações que se colocavam na dianteira do pensamento católico europeu, engajados na linha do aggiornamento empreendida pelo grande pontífice João XXIII. Tive a alegria de, por suas mãos, e ainda nos meus vinte e poucos anos, conhecer uma plêiade de pensadores cristãos de vanguarda. Em todos eles testemunhei uma admiração, quase reverencial, por D. Pedro Casáldaliga e enorme curiosidade em saber como ele vivia e como agia o regime militar. Os espanhóis viviam os estertores do regime franquista.

Pedro Casaldàliga não foi somente o militante do Evangelho, o homem que levou às ultimas consequências práticas as palavras do seu Salvador, porque poucos como ele souberam ser tão fieis ao lema que elegeu para seu serviço pastoral: “Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar”. Poucos foram, como ele, um verdadeiro Homem de Cristo, na vivencia mais profunda da mística evangélica. Ele exercitou até as ultimas consequências a denúncia arriscada e temerária, deu o seu testemunho corajoso e realizou a profecia cristã aqui mesmo na Terra. A sua figura mística se agiganta e encarna uma espiritualidade que configura o verdadeiro anunciar do Sermão da Montanha.

Mas o catalão foi também poeta e, por extensão, historiador, sociólogo, antropólogo, ecólogo.

Sebastião Carlos Gomes de Carvalho é advogado e historiador em Cuiabá, Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  GRANDE, COMO ELE É GRANDE: Aos 84 anos, Dom Pedro Casaldáliga continua como fonte de inspiração para políticos e idealistas de esquerda no Brasil. Filme "Pés descalços sobre a Terra Vermelha" contará a história do lendário bispo do Araguaia
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA