Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – EMAGIS publica artigo de advogado de Cuiabá.

Bruno Boaventura é advogado em Mato Grosso

A REVISTA DE DOUTRINA DA 4ª REGIÃO, uma publicação da Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – EMAGIS, registrada no Centro Brasileiro do ISSN com o número 1980-458X, publicou na sua Edição 50 um artigo de autoria do advogado de Cuiabá Bruno Boaventura, e da professora Ivone Maria Ferreira da Silva.

A Revista tem no Conselho Editorial os seguintes membros: Desembargador Federal Luiz Fernando Wowk Penteado; Desembargador Federal Carlos Thompson Flores Lenz; Desembargador Federal Otávio Roberto Pamplona; Isabel Cristina Lima Selau; e Arlete Hartmann.

O artigo intitulado de O trabalho escravo como expressão latente da questão social trata de algumas implicações da escravidão para efeito de comprovar a sua caracterização como expressão latente da raiz da questão social no Brasil

Colônia. Trazendo de maneira introdutória a importância de tal análise para as ciências sociais.O sumário do artigo traz informações que possam despertar o interesse na leitura. Sumário: Introdução. 1 Estado e sociedade na ordem escravista no Brasil. 1.1 A cidade centrada no pelourinho. 1.2 O povoamento e as relações de trabalho escravo. 1.3 Formação econômica e escravismo colonial. 1.4 A formação do privatismo no Brasil: o Estado a serviço da escravidão. 1.5 A ética católica com espírito escravocrata. 1.6 A formação política do liberalismo brasileiro: o livre comércio do trabalho escravo.  Conclusão. Bibliografia.

A edição 50 da Revista Doutrina pode ser acessada no site: http://www.revistadoutrina.trf4.jus.br/

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

18 − dois =