EDUARDO PÓVOAS: Guarde o martelo e os pregos. Guarde-os para usá-los depois da Copa. Agora vamos receber com muito carinho e hospitalidade, características mor do cuiabano, a quem vem nos visitar em Cuiabá. Lembre-se de que eu e você nunca fomos chamados para administrar nenhum canteiro de obra desta Copa. Portanto, eu e você estamos isento de qualquer culpabilidade nesse fiasco.

isamar- ARENA PANTANAL

 

Guarde o martelo e os pregos

POR EDUARDO PÓVOAS

 

Guarde-os para usa-los depois da Copa. Agora vamos receber com muito carinho e hospitalidade, características mor do cuiabano, a quem vem nos visitar.
Esses visitantes deixarão divisas no comercio, nos hotéis, nos restaurantes, nos pontos turísticos oxigenando a economia e consequentemente beneficiando de uma maneira indireta a todos nós.
Depois da copa vá até a gaveta que você guardou os pregos e o martelo, retire-os, passe em uma madeireira e mande fazer uma cruz para que nela você crucifique com três ou quatro pregos nas mãos e seis ou oito nos pés, àquele que para você, foi o responsável pela desordem das obras na cidade.
Sem dó e nenhuma piedade, bata com maestria e com muita força esses pregos, pois o culpado precisa saber que além de você, muita gente está envergonhada com o estado de calamidade que os turistas verão nossa quase tricentenária capital.
A cada batida em um prego, lembre-se de que eu e você nunca fomos chamados para administrar nenhum canteiro de obra desta Copa. Portanto, eu e você estamos isento de qualquer culpabilidade nesse fiasco.
Claro que queríamos sim, e mentiroso ou nenhum amor tem por Cuiabá, quem desde o inicio torceu contra a copa aqui. Quando teríamos outra chance de receber essas melhorias? Veja o Hospital central do estado no CPA o estado em que se encontra nestas quase duas décadas.
Na Bahia os alemães construíram em três meses uma estrada que dá acesso onde ficariam hospedados. Bem que poderíamos ter a sorte de uma das seleções sorteadas para jogar aqui, assumissem um viaduto, outra uma trincheira ou coisa parecida.
Torcer para recebermos essas obras foi demonstração de amor de quem vive, ganha seu pão aqui e deixa seu capital empregado aqui. Eu e você não temos culpa das coisas não terem ocorrido como queríamos.
Envergonharmos de que? Por acaso fomos chamados para ajuda-los ou ao menos opinar sobre elas?
Por acaso quando alguém se propôs a dar um palpite ou uma sugestão, receberam-nas com entusiasmo?
Agora sim, a bola está comigo e com você. Agora, eu e você, sem a ajuda de quem nunca nos escutou, temos que praticar o que sabemos. Temos, sem necessitar que nos oriente quem nunca nos ouviu, que praticar a educação, a hospitalidade, a ajuda, a solidariedade aos estrangeiros que estão chegando.
Se o almoço foi ruim, vamos fazer da sobremesa algo que o japonês, o russo, o chileno, o colombiano, o australiano, o nigeriano e o bósnio saibam que a nossa parte foi cumprida à risca.
Erga sua cabeça, eu e você poderemos consertar o mal feito, pois afinal, somos com muito orgulho brasileiros…….

 

EDUARDO CUIABÁ
EDUARDO PÓVOAS é odontólogo, pós-graduado pela UFRJ

 

Agora é a hora da festa do futebol em Cuiabá

Agora é a hora da festa do futebol em Cuiabá, capital de Mato Grosso

Categorias:Terra da gente

7 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 189.59.38.211 - Responder

    Temos o direito de ficarmos indignados,não tivemos culpa ,mas fomos enganados por pessoas que nem o senhor ,que AFIRMARAM, que o Governo que aí está daria conta de tudo.Nós sabíamos que não dariam ,porém, fomos chamados de idiotas sem conhecimento.Agora,todos estão nos chamando de corrutela mal-acabada,mal gerenciada, e como o povo permitiu que esses irresponsáveis, fizessem isso com a nossa capital?Esses incompetentes da SECOPA,NÃO tiveram a noção HISTÓRICA deste momento,são bossais,incompetentes e corruptos,pois dispensaram licitações sobre o pretexto da urgência da Copa,e não entregaram e nem vão entregar,e o TCE ,como fica nessa história?Vai aceitar essa pedida de dispensa?

    • - IP 177.41.91.24 - Responder

      SENHOR OSMIR, SEMPRE FUI E CONTINUAREI SENDO A FAVOR DESSAS OBRAS PARA CUIABÁ.
      SE O SR FOR CUIABANO SABE DO AMOR QUE NOS QUE AQUI NASCEMOS, ESTUDAMOS E TRABALHAMOS, TEMOS POR ESTA CIDADE.
      JAMAIS DEFENDÍ PORCARIA OU MERDA PARA A CIDADE.
      SE FIZERAM, QUE A JUSTIÇA E A POLICIA COBRE.
      AGORA, NÃO ME VENHA DIZER QUE ENGANEI ALGUEM.
      RELEIA MEUS ARTIGOS COM CALMA E SEM PAIXÃO.
      SEREI SEMPRE DEFENSOR DE TODAS AS OBRAS.
      CABE AO CREA E AO TRIBUNAL DE CONTAS PRONUNCIAR SE FOI FEITO MERDA E NÃO A MIM.
      JÁ DISSE,
      NÃO SOU POLÍCIA E MUITO MENOS PROMOTOR DE JUSTIÇA.
      NÃO ME CONFUNDA….

  2. - IP 201.49.166.5 - Responder

    Gostei do texto. Não gostei do intertexto. Por favor, tirem a foto dessa peituda. Deixem a foto da cuiabana linda segurando a bandeira de MT. Essa mulher segurando a bandeira representa a nossa hospitalidade, a outra representa apenas a cultura machista que coisifica a mulher em tudo.

  3. - IP 201.57.233.221 - Responder

    COLEGAS,
    NÃO SOU CUIABANO, MAS QUESTIONO SE TEM ALGUM CUIABANO OU NÃO QUE ESTEJA SATISFEITO COM AS OBRAS QUE ESTÃO PROTAS OU AINDA VÃO SER CONCLUÍDAS. PRIMEIRO AS QUE FORAM CONCLUÍDAS SÃO DE PURO MAL GOSTO. FEIAS E MAL ACABADAS, FORA A PROJEÇÃO HORRENDA. OLHANDO PARA AS OBRAS PARECEM QUE CAIRAM DE MARTE. UM HORROR!! DUVIDO QUEM AS ACHEM AO MENOS AGRADÁVEIS AOS OLHOS. OUTRO PONTO É QUE TUDO QUE FAZEM EM CUIABÁ É PARA DEIXAR A CIDADE MAIS FEIA.. PARECE QUE PREPARARAM A CIDADE PRA UM SHOW DE BIZARRICE. PENA DE CUIABÁ, PENA DOS CUIABANOS, PENA DOS QUE COMO EU ESCOLHERAM A NOSSA, DIGO SIM “NOSSA” CUIABÁ PRA MORAR E CRIAR SEUS FILHOS..

  4. - IP 177.65.151.91 - Responder

    a copa virou desculpa para o discurso da oposição mas um discurso que não empolga a maioria do povo, felizmente.

    • - IP 177.41.89.144 - Responder

      Quem empolga mesmo o povo é Dilmá que nem tem coragem de discursar na abertura da Copa de medo das vaias.

  5. - IP 201.57.233.221 - Responder

    SÓ SENDO UM LOUCO PARA ACHAR QUE A POPULAÇÃO ESTÁ SATISFEITA COM O QUE FIZERAM COM O BRASIL… TUDO PARECE FORA DE CONTROLE: 1. ROUBALHEIRA; 2. INFLAÇÃO; 3. SEGURANÇA; 4.. SAÚDE… NOSSA!! QUERO VER QUEM NÃO ACHA QUE O MAL ACAMPOU NO BRASIL….
    NÃO SOU DA OPOSIÇÃO .. NÃO SOU DO GOVERNO… SÓ ACHO QUE TEM QUE MUDAR… FORA PT.. FORA PETISTA…

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

11 + 8 =