EDMUNDO ARRUDA: Essa foi demais, o presidente da Câmara ameaçando desrespeitar uma decisao do STF.

O professor Edmundo Arruda em seminário na Universidade Federal de S Catarina

Câmara Federal versus STF
por EDMUNDO ARRUDA

Essa foi demais, o presidente da Câmara ameaçando desrespeitar uma decisao do STF. Claro, fins que justificam a vida dele, seus projetos de vida, políticos, encontram-se acima das instituições. Ética da convicção, ou dos fins últimos.

Um pequeno grande sinal do nosso problema institucional da democracia, ainda um bebê engatinhando. Para o presidente da Camara tudo parece lógico. O PT comanda uma frente de governabilidade, 30 milhões de brasileiros melhoraram suas vidas, e isso por si só justifica o desrespeito institucional. Claro, Dilma apresenta quase 70% de aprovação de seu governo. Não sabemos bem como essa estatística é produzida, mas ajuda a manter o status quo.

Esperamos com carinho o voto do Minstro Celso Mello e o desenrolar da questão. Um momento decisivo para o nosso futuro e da República. Momento em que a corrupção atinge ao presidente Lula. Nada de novo, o homem é corrupto, basta dar-lhes condições para tal. Mas os que exigem denúncia e cobranças dos moralistas de antiguamente são acusados de coonestarem com a imprensa burguesa, com uma Corte Suprema conservadora. Será>

Até quando poderemos acreditar que o Brasil está mudando. Se está, muda por impulso dos que mesmo batendo palmas para certas mudanças populares, vaiam o festival de corrupção que pipoca no cenário político do Brasil.

Vamos jogar as fichas e ver se o Brasil é ainda um imenso patrimonialismo típico de uma republiqueta das bananas, ou est’construindo a fórceps o seu caminho institucional para a democracia que a República constitucional reclama e exige.

 

Edmundo Arruda Lima Junior, cuiabano, é Pós-Doutor pela Université Sant Denis de Paris, na França. Doutor em Sociologia do Desenvolvimento pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve, na Bélgica. É professor da UFSC/Cesusc.

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 189.11.247.46 - Responder

    O que me assusta é esse homem , dizer algo assim em defese de gente como pedro henry, e waldemar costa neto , deputados conhcidamente corruptos desde sempre. Se ao menos fosse em defesa de deputados sem máculas , eu até entendeira , mas desses? É mesmo um petista de pedigree esse marco maia.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

cinco + 20 =