(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Xuxu Dal Molin ouve pacientes para identificar demandas do Hospital Regional de Sorriso

Publicados

É bem Mato Grosso


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Número de servidores insuficiente, equipamentos de ar-condicionado danificados e a abertura de novas salas de cirurgias. Essas foram algumas das demandas identificadas pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), sábado (16), durante vistoria ao Hospital Regional de Sorriso. 

A vistoria atendeu solicitações feitas por familiares de pacientes e por profissionais da unidade médica, responsável pelo atendimento de moradores de 15 municípios situados no norte de Mato Grosso.  Na oportunidade, Dal Molin reconheceu os esforços do governo no processo de reestruturação da saúde, mas contrapôs ao reafirmar que alguns investimentos, ainda pendentes, requerem máxima urgência. 

“Estamos encaminhando as demandas ao Gilberto Figueredo [secretário de Estado de Saúde] no intuito de auxiliar nas tomadas de decisões. Precisamos ampliar a maternidade e construir novas salas de cirurgias, aliás, o aumento do número de cirurgias eletivas depende de investimentos na estruturação do espaço físico da unidade (…). Se for necessário, vamos destinar mais emendas”, afirmou o deputado que, na ocasião fez a doação de ventiladores para amenizar o problema enfrentado por pacientes e servidores do hospital. 

Leia Também:  Governo de MT lamenta falecimento de ex-prefeito de Cuiabá por Covid-19

Durante a vistoria, também foi identificado o aumento do número de pacientes diagnosticados com dengue. Sobre esse aspecto, o deputado reforçou a necessidade de os municípios da região intensificarem as ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

“Nos últimos meses ouvimos muito pouco, ou quase nada sobre a dengue. O fato é que ela ainda existe e continua fazendo milhares de vítimas em todo estado. Os gestores da região precisam estar atentos ao problema e atuar de forma preventiva a fim de evitar a sobrecarga do Hospital Regional de Sorriso”, concluiu Dal Molin.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Cerca de 100 feirantes passam por exame preventivo ao câncer de próstata

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio das equipes técnicas do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realizou uma ação de prevenção ao câncer de próstata neste sábado (27.11). A ação ocorreu na Feira do Porto, em Cuiabá, das 8h às 11h, e promoveu o atendimento de cerca de 100 feirantes. 

O Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) também foi parceiro da ação. Além da panfletagem de material com orientação especializada, foi ofertado o exame clínico de sangue – conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico) – para homens feirantes que se enquadraram nos requisitos necessários.

A triagem levou em consideração homens com mais de 50 anos ou com mais de 45 anos que tenham fator de risco.

“Essa é uma ação preventiva, de estímulo aos homens. A necessidade do exame de próstata e a importância desse cuidado já está bastante ensejada junto ao público masculino. Neste sábado, promovemos algo em torno de 100 atendimentos na Feira do Porto, o que evidencia à adesão do público”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Mesmo que a busca ativa e os exames de detecção do câncer de próstata sejam responsabilidade da Atenção Básica municipal, o Estado auxilia com ações pontuais de prevenção à doença e de promoção à saúde do homem. 

Leia Também:  Captação de órgão realizada em MT proporcionará chance de vida à paciente de Goiás

Para o presidente da Associação dos Feirantes do Mercado do Porto, Jorge Lemos Junior, a ação do Estado estimulou os feirantes a realizarem o exame. “É muito importante essa parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Saúde porque muitos têm o receio de irem fazer o exame. Com essa parceria, fica muito mais fácil a identificação do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o feirante.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos totais de câncer no Brasil, sendo que o câncer de próstata representa 29,2% do total de casos em homens.

“Nós selecionamos previamente, orientamos sobre a coleta e realizamos os exames de sangue, mas é preciso que os homens tenham a consciência de que o exame clínico com o médico é muito importante, pois 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados no exame de sangue”, enfatizou a farmacêutica da Farmácia Estadual, Elizângela Vicuna.

Ainda estiveram presentes na ação a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, e a superintendente da SAF, Luci Emilia Grzybowski.

Leia Também:  Comitê da Bacia do Rio Cabaçal abre inscrições para eleição de novos membros
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA