(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Seplag intensifica ações de cuidado à saúde mental dos servidores

Publicados

É bem Mato Grosso


Neste domingo (10.10), dia mundial da saúde mental, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), celebra os resultados do esforço empreendido para implementar na administração pública ações de cuidado com a saúde mental do servidor.

O processo de acompanhamento psicossocial coordenado pela Seplag e implantado em outras nove secretarias de Estado (Seduc, Sefaz, PJC, Sinfra, Sesp, CGE, MTPrev, Setasc e Casa Civil) chegou à marca de 10 mil atendimentos, após pouco mais de dois anos de projeto e em um momento que a pandemia da covid-19 evidenciou a relevância de políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental.

Além de difundir entre os órgãos e entidades o modelo de trabalho a ser implantado, o treinamento e o suporte das equipes, a pasta também monitora os resultados alcançados através da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas.

“Como órgão central de gestão de pessoas do Governo, a Seplag vem intervindo em situações de vulnerabilidade que alguns servidores têm apresentado principalmente nesse período pandêmico, sendo ofertada escuta qualificada, acolhimento, orientação e avaliação profissional de psicólogos e assistentes sociais”, detalhou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.

Leia Também:  Dia de Campo no entorno do Morro de Santo Antônio fomenta economia local

Por meio dos comitês setoriais, são prestados os atendimentos especializados aos servidores com problemas que possam interferir na sua vida funcional, explicou o psicólogo e coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, Flávio Jabra.

Flávio Jabra, psicólogo e coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag. Foto por Nayara Takahara/Seplag

“Nem todos os problemas tratados são psicopatologias, às vezes são apenas sofrimentos psíquicos inerentes ao ser humano, mas nem todo mundo sabe lidar com eles e acaba se afastando do serviço. Com o acompanhamento a pessoa tem a possibilidade de ser ouvida e de buscar ajuda externa por meio de um encaminhamento institucional”, completou.

De acordo com o coordenador, também foram registrados casos que exigiram um maior cuidado com o servidor, como o de tentativa de suicídio e de ideação suicida. “Se não existissem essas setoriais, o servidor não teria recebido esse primeiro suporte, para ouvir a queixa naquele momento, e depois seguir com a evolução do tratamento”, relembrou.

Onde procurar ajuda

Leia Também:  Sema e Bombeiros realizam 13 cursos de formação de brigadistas

O servidor que se identifique nas situações citadas acima ou por outro motivo necessite de apoio psicossocial pode entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, pelo telefone (65) 3613-3705.

“Temos aqui na Seplag um espaço de escuta, de acolhida das angústias. Servidor, você não está sozinho. Busque ajuda. A sua valorização é algo muito sério para esta gestão”, salientou Basílio.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Rádio Assembleia amplia programação em 2021 e prepara novidades para 2022

Publicados

em


Programa Lugar de Mulher

Foto: Ronaldo Mazza

Com três programas totalmente novos e três repaginados, a Rádio Assembleia 89,5 FM encerrou o ano de 2021 com grande produção. Atualmente, a rádio conta com 17 programas em sua grade, que abordam diferentes assuntos e estilos musicais, além das transmissões ao vivo e notícias sobre as atividades realizadas no Legislativo Estadual.

A superintendente da Rádio Assembleia, Tatiana Medeiros, afirma que o resultado positivo é fruto do comprometimento e profissionalismo de todos os integrantes da equipe.

“Devido à pandemia da Covid-19, nós tivemos que nos adaptar e conseguimos fazer isso muito bem. Desde 2020, a equipe passou a trabalhar de forma híbrida e manteve a mesma agilidade e dinamismo. A rádio não só manteve toda a sua produção de conteúdo, como ainda colocou no ar vários programas novos”, destaca.

Entre as estreias de 2021, está o “Balança Mato Grosso”, que foi ao ar em outubro. O programa é exibido todas as sextas-feiras, às 13h, e apresenta diferentes ritmos musicais. Seu comando fica por conta de Felippe Botelho, servidor da Assembleia Legislativa e professor de dança.

O programa “Pela Ordem” estreou em novembro. Apresentado pelos jornalistas Thayana Bruno, Bruno Pini, Lucky Marlon e Laurindo Neto, servidores da ALMT que se revezam em duplas, a nova atração exibe semanalmente informações e reportagens sobre as ações realizadas pelo Parlamento estadual, além de entrevistas com deputados estaduais e pessoas envolvidas em trabalhos e discussões que estão ocorrendo no momento.

Leia Também:  Em Mato Grosso, 10 municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O “Pela Ordem” vai ao ar toda sexta-feira, às 20h, logo após a Voz do Brasil. “O programa faz um resumo, uma análise, do que aconteceu durante a semana na Assembleia Legislativa, com a cobertura das comissões, audiências públicas e sessões plenárias”, explica o gerente da Rádio Assembleia, Eduardo Ferreira.

O “Arquivo Musical” é outra novidade na programação da Rádio Assembleia 89,5 FM. O programa estreou em dezembro e faz uma revisitação ao passado musical. “São músicas antigas que nunca envelhecem, músicas de qualidade, que são eternas”, ressalta Ferreira.

Produzido por Paulo de Tarso e apresentado por Edson Pires, o “Arquivo Musical” vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, e sábados, às 13h.

Repaginados – Em 2021, alguns programas que já faziam parte da programação passaram por mudanças de perfil ou ampliação. É o caso do “Sons de Mato Grosso”, que antes era exclusivamente radialístico e, após grande sucesso e aceitação do público, também passou a ser transmitido pela TV Assembleia, com a exibição de videoclipes e entrevistas com músicos do estado. 

Leia Também:  Quarta-feira (07): Mato Grosso registra 460.595 casos e 12.243 óbitos por Covid-19

O programa “Gol a Gol” também passou por uma restruturação e agora é exibido todas as sextas-feiras, às 12h. Já o “Lugar de Mulher”, apresentado por Tatiana Medeiros e Hend Santana, teve seu tempo de duração ampliado. Para acompanhá-lo, basta sintonizar a Rádio Assembleia 89,5 FM, todas as sextas-feiras, às 11h. 

“Nós avaliamos o desenvolvimento do programa e a aceitação do público. Felizmente, todos os programas estão dando certo e aí vamos aumentando a carga horária deles”, explica Tatiana Medeiros.

Programação ampliada – Em 2021, a Rádio Assembleia 89,5 FM, que integra a Rede Legislativa de Rádio, encabeçada pela Rádio Câmara, da Câmara dos Deputados, otimizou o tempo destinado à programação local.

Às sextas-feiras são exibidos 11 programas regionais, que, juntos, somam quase 15 horas de transmissão. Aos sábados, a programação regional se estende das 6h às 20h, com a transmissão de 13 programas.

2022 – Este ano, a parceria com a TV Assembleia será ampliada, com a transmissão de outros programas no formato rádio/TV, como o “Lugar de Mulher”.

A estreia de um programa voltado ao lambadão mato-grossense e a ampliação do programa “Pela Ordem” são outras possibilidades que já estão sendo analisadas.

Além disso, a Rádio Assembleia, assim como a TV Assembleia, fará a cobertura completa das Eleições 2022, com transmissões ao vivo.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA