É bem Mato Grosso
Seduc firma parceria com FGV para avaliar alunos do Ensino Médio
É bem Mato Grosso

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai garantir melhor preparação dos alunos do Ensino Médio, da rede estadual de ensino, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de testes e simulados que serão realizados de forma on line.
O convênio de cooperação técnica entre Seduc-MT e FGV terá duração de dois anos, sem custos para o Estado, e prevê o acesso a sete simulados anuais que reproduzem o modelo de prova do Enem.
Secretário de Estado de Educação, Alan Porto afirma que trata-se de uma avaliação de alto nível, que estará disponível para todos os estudantes da rede estadual de ensino. “O objetivo é ampliar as ferramentas para que os alunos cheguem ao Enem realmente preparados, já que o exame é a principal porta de acesso ao ensino superior”.
Com o convênio, serão disponibilizadas todas as funcionalidades do portal FGV/Ensino Médio. Nessa plataforma será criado um perfil rede, para a Seduc-MT, para acompanhamento do rendimento das escolas. A previsão é que o primeiro simulado seja aplicado em junho.
Os dados de alunos e professores serão fornecidos pela Seduc-MT para a FGV, que vai cadastrar na plataforma e liberar o acesso. Para isso, estudantes com menos de 16 anos precisarão da assinatura do termo de consentimento por parte dos pais.
A FGV tem um banco de dados de 11 mil itens, preparados com a matriz referência do Enem. O objetivo é que o aluno tenha condição de se preparar para o Enem, use a ferramenta para testar como está o nível de aprendizado e se acostume com esse modelo de prova. As avaliações serão corrigidas na hora.
“É uma ferramenta que vai fortalecer as aprendizagens dos estudantes e ajudar o professor no seu trabalho pedagógico”, avalia a assessora técnica pedagógica Luciane Gonçalves, da Coordenação de Ensino Médio da Seduc-MT.
Dos sete simulados à disposição da Seduc-MT, três serão usados em toda a rede (com preparação de uma matriz de referência), dois serão usados no Pré-Enem Digital Gold e dois ficarão acessíveis para as escolas, que poderão aplicá-los nas datas que julgarem mais pertinente.


É bem Mato Grosso
Governo envia para a Assembleia projeto que prevê multa a empresas e cidadãos que desrespeitaram restrições

O Governo de Mato Grosso encaminhou projeto de lei que prevê multa para as pessoas e empresas que desrespeitarem as novas medidas restritivas contra o avanço da covid-19.
A proposição foi enviada nesta segunda-feira (01.03) para a Assembleia Legislativa, em regime de urgência, com o objetivo de “conter o aumento exponencial da contaminação causada pelo novo coronavírus, bem como evitar que o sistema de saúde estadual entre em colapso”.
De acordo com o projeto, a multa para as pessoas físicas que descumprirem as normas será de R$ 500. Já as empresas e/ou órgãos públicos que cometerem as infrações terão que pagar R$ 10 mil.
As penalidades serão aplicadas para as pessoas físicas e jurídicas que:
1 – Descumprirem a obrigação de uso de máscara facial em espaços abertos ao público ou de uso coletivo;
2 – Deixarem de realizar o controle do uso de máscaras faciais de todas as pessoas presentes no estabelecimento, sejam elas funcionários ou clientes;
3 – Participar e/ou promover atividades, reuniões ou eventos que geram aglomeração de pessoas, em descumprimento a normas editadas pela autoridade municipal, estadual e/ou federal;
4 – Descumprir a restrição de horários para circulação, conforme estabelecido em normas editadas pela autoridade municipal, estadual e/ou federal;
5 – Desrespeitar ou desacatar a autoridade administrativa, bem como obstruir ou dificultar sua ação fiscalizadora quando no exercício das atribuições previstas nesta Lei;
6 – Deixar de promover ações fiscalizatórias necessárias ao cumprimento desta Lei, quando se tratar de agente político ou de funcionário público com dever legal de determinar o cumprimento das medidas sanitárias fixadas nesta norma;
7 – Cometerem outras ações consideradas lesivas ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus.
As multas
As infrações poderão ser registradas pelo Procon estadual e municipal; pelos órgãos de vigilância sanitária estadual e municipal; Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais com poder fiscalizatório.
A pessoa ou empresa multada poderá recorrer em até 15 dias após a assinatura do auto de infração.
Além da multa, os infratores também poderão ser investigados pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva e desobediência, previstos no Código Penal.
Os recursos arrecadados com eventuais multas serão destinados à compra de cestas básicas a serem distribuídas no município onde ocorreu a autuação.
Confira as novas medidas restritivas que passam a valer a partir de quarta-feira (03.03):
– De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.
– Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
– Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.
– Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.
– O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.
– Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.
– Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.
-
Destaque especial3 semanas atrás
Bolsonaristas nos quartéis fazem farra com cerveja, picanha e dinheiro do povão. VIDEO
-
GERAL10 meses atrás
Surto de covid no Brasil deve “acabar” depois do Natal, sugere estudo
-
O melhor detergente é a luz do sol3 semanas atrás
Desembargadores Helena Bezerra, Mario Kono, Márcio Vidal e Maria Erotides tornam sigiloso gasto de propaganda de 70 milhões do governador Mauro Mendes
-
Destaque especial3 semanas atrás
Prefeitura de Cuiabá – Não feche os olhos para a COVID-19
-
Dinheiro na mão é vendaval2 semanas atrás
Idosa de 101 anos entrega currículo em empresa e caso viraliza na web; confira
-
GERAL10 meses atrás
Anticoagulante reduz em 70% a infecção de células pelo novo coronavírus
-
Dinheiro na mão é vendaval3 semanas atrás
Culpa da Covid: Reajuste da conta de luz pode chegar a 14,5%
-
O melhor detergente é a luz do sol2 semanas atrás
ZÉ DIRCEU: Corremos risco da reeleição de Bolsonaro se não formos capazes de unir a esquerda e convencer amplos setores democráticos a votar em uma alternativa de centro-esquerda, se não no 1º, no 2º turno