(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Reunião aproxima a Ouvidoria dos comandantes de polícia em Tangará da Serra

Publicados

É bem Mato Grosso


O Ouvidor Geral de Polícia de Mato Grosso, Lúcio Andrade, esteve em Tangará da Serra, nesta semana, para um diálogo com os chefes da 7ª Região Integrada da Segurança Pública (Risp). Nesta quinta (14.10), a reunião foi com o comandante regional da Polícia Militar, Coronel Antônio Lara Filho, que descreveu os desafios da PM na região.

O Delegado Regional, Alexandre Franco, descreveu as necessidades da 7ª Risp, no âmbito das ações da Polícia Judiciária Civil. Em Tangará da Serra, as delegacias passarão a funcionar no mesmo espaço físico, compondo um complexo da PJC no município.

Em seguida, o Ouvidor conheceu a Delegacia da Mulher e elogiou o espaço. “É uma boa estrutura, com acolhimento para crianças e com o olhar atento da equipe”, disse o ouvidor.

A expectativa de concurso para a Segurança Pública renova o ânimo dos gestores em postos de comando, já que o efetivo precisa de ampliação. Além de Tangará, fazem parte da 7ª Risp: Barra do Bugres, Nova Olímpia, Denise, Campo Novo dos Parecis, Sapezal e Brasnorte.

Leia Também:  Após força-tarefa incêndio subterrâneo na Baía dos Guató é controlado pelo Corpo de Bombeiros

Ouvidoria Geral de Polícia

A OGP é um órgão externo às polícias, independente, disponível para o cidadão registrar sua ocorrência sobre o trabalho das forças de segurança. Busca a promoção da qualidade das atividades desempenhadas pelos órgãos, membros, servidores e serviços auxiliares da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso. Esse controle contribui para a transparência e a eficácia nas atividades de Segurança Pública do Estado. O cidadão pode entrar em contado com a Ouvidoria por telefone, e-mail ou ainda por meio do Fale Cidadão, disponível no site oficial do Governo do Estado de Mato Grosso.

Contato:

(65) 3614-3103

(65) 9962-4270

[email protected]

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Cerca de 100 feirantes passam por exame preventivo ao câncer de próstata

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio das equipes técnicas do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realizou uma ação de prevenção ao câncer de próstata neste sábado (27.11). A ação ocorreu na Feira do Porto, em Cuiabá, das 8h às 11h, e promoveu o atendimento de cerca de 100 feirantes. 

O Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) também foi parceiro da ação. Além da panfletagem de material com orientação especializada, foi ofertado o exame clínico de sangue – conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico) – para homens feirantes que se enquadraram nos requisitos necessários.

A triagem levou em consideração homens com mais de 50 anos ou com mais de 45 anos que tenham fator de risco.

“Essa é uma ação preventiva, de estímulo aos homens. A necessidade do exame de próstata e a importância desse cuidado já está bastante ensejada junto ao público masculino. Neste sábado, promovemos algo em torno de 100 atendimentos na Feira do Porto, o que evidencia à adesão do público”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Mesmo que a busca ativa e os exames de detecção do câncer de próstata sejam responsabilidade da Atenção Básica municipal, o Estado auxilia com ações pontuais de prevenção à doença e de promoção à saúde do homem. 

Leia Também:  Mário Nadaf segue defendendo que PV tenha candidatura própria em Cuiabá. Enock Cavalcanti e Eduardo Gomes conversaram com Nadaf e a professora Serys, do Republicanos, sobre eleições de 2020

Para o presidente da Associação dos Feirantes do Mercado do Porto, Jorge Lemos Junior, a ação do Estado estimulou os feirantes a realizarem o exame. “É muito importante essa parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Saúde porque muitos têm o receio de irem fazer o exame. Com essa parceria, fica muito mais fácil a identificação do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o feirante.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos totais de câncer no Brasil, sendo que o câncer de próstata representa 29,2% do total de casos em homens.

“Nós selecionamos previamente, orientamos sobre a coleta e realizamos os exames de sangue, mas é preciso que os homens tenham a consciência de que o exame clínico com o médico é muito importante, pois 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados no exame de sangue”, enfatizou a farmacêutica da Farmácia Estadual, Elizângela Vicuna.

Ainda estiveram presentes na ação a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, e a superintendente da SAF, Luci Emilia Grzybowski.

Leia Também:  Mato Grosso possui 9.555 estudantes com algum tipo de deficiência
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA