(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Procon Estadual promove palestra de conscientização sobre o câncer de mama

Publicados

É bem Mato Grosso


Com o objetivo de levar informação e conscientizar servidores, estagiários e colaboradores sobre a importância da prevenção ao câncer de mana, o Procon Estadual realizou, na tarde desta segunda-feira (18.10), palestra sobre o tema, com o servidor do órgão de defesa do consumidor e enfermeiro, Euclides Xavier de Sousa.

Durante o evento, o palestrante lembrou que a maioria das doenças são silenciosas. “A prevenção e o diagnóstico precoce são decisivos e podem aumentar a possibilidade de cura. Por isso, não podemos esperar adoecer para ir ao médico. O acompanhamento deve ser constante”, enfatizou Sousa, salientando a importância de se tomar os devidos cuidados para prevenir e combater o câncer de mama, como a realização do autoexame e consultas periódicas ao médico.

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo Taques, também participou da palestra. Em sua fala inicial, ele salientou que todos devem estar atentos, porque não são apenas as mulheres as acometidas por esta doença. “Cuidem-se, porque o câncer de mama ocorre inclusive em homens. Todos devemos ficar alertas”.

Leia Também:  Live da CGE reforça a importância da Ouvidoria na defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos

A coordenadora de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo do Procon-MT, Valquíria Souza, que organizou o evento junto com servidores e colaboradores, reforçou a importância do autoexame. “Não podemos esperar o Outubro Rosa para dar importância ao câncer de mama. O autoexame deve fazer parte da nossa rotina”, frisou Valquíria.

Histórico

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

O INCA indica que as taxas mais elevadas de novos casos são nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte. Essa explicação se deve pela subnotificação nas regiões remotas. No mundo, essa doença acomete aproximadamente 2,3 milhões de mulheres. Os dados se referem ao ano de 2020, o que representa 24,5% de novos casos.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

“Esse empreendimento vai viabilizar o turismo aqui na baixada Cuiabana”, afirma deputado Paulo Araújo

Publicados

em


O deputado estadual Paulo Araújo afirmou que o Parque Novo Mato Grosso, lançado nesta sexta-feira (26.11) pelo governador Mauro Mendes, vai “viabilizar o turismo na baixada cuiabana”.

“Eu nunca vi uma estrutura dessa e quero parabenizar a iniciativa. Como bom cuiabano, não tenho dúvida que esse empreendimento vai viabilizar o turismo aqui na baixada cuiabana, que tanto precisa empreender”, destacou.

A previsão é que os eventos realizados no autódromo, kartódromo, arrancadão, pista de motocross e no espaço para shows atraiam centenas de milhares de pessoas, no Brasil e no exterior. As pistas de automobilismo serão construídas dentro dos padrões internacionais para receber grandes competições. A expectativa é que o local passe a funcionar em até dois anos.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Industria de Hoteis (ABIH), Gerson Honório, o parque vai elevar Cuiabá e Mato Grosso “em outro patamar” do turismo.

“Além das equipes que se hospedam, patrocinadores, a própria população de Mato Grosso e de outros estados vem participar e assistir essas modalidades. Confesso que fiquei surpreendido ao ver o tamanho da obra com tantas atrações”, declarou.

Leia Também:  Live da CGE reforça a importância da Ouvidoria na defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos

Para Honório, o empreendimento tem potencial para inserir a Capital como um dos “principais destinos do esporte automobilístico e do esporte sobre duas rodas”.

“O parque movimenta a hotelaria e a economia de toda a região, que vai sofrer um impacto muito positivo. Todo o setor comemora esse lançamento que vai trazer para Cuiabá e Mato Grosso um grande desenvolvimento”, finalizou.

O Parque

O empreendimento é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso e vai contar com autódromo, estacionamento para mais de 12 mil veículos, espaço para shows e eventos para 100 mil pessoas, kartódromo, lago para prática esportiva com 100 hectares, museu do agro, pista de motocross, pista de caminhada de 5 km, pista de skate, pista de ciclismo, pista de bicicross, parque da família e pista para arrancadão.

O parque conta com 300 hectares e está localizado na MT-251, entre a Rodovia Helder Cândia – que liga Cuiabá ao Distrito de Nossa Senhora da Guia (MT-010), e a Rodovia Emanuel Pinheiro – Estrada de Chapada.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA