(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Primeiro-secretário recebe Moeda Honorífica da Polícia Militar

Publicados

É bem Mato Grosso


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), recebeu a Moeda Honorífica do 10° Batalhão da Polícia Militar de Cuiabá, pelos esforços, dedicação, zelo e relevantes serviços prestados à unidade policial militar. A entrega foi feita na Base Comunitária do Araés, nesta segunda-feira (18). Oportunidade em que debateram melhorias à Segurança Pública.

De acordo com o tenente coronel PM Luís Fernando Oliveira Dias, comandante do 10º Batalhão, é uma homenagem justa. “A moeda reconhece o deputado Botelho que está em todas as bases da polícia comunitária, acompanhando nosso trabalho, nos incentivando no sentindo de entregarmos melhor trabalho à população. Apresentamos algumas demandas ao deputado para continuar nos apoiando. Tudo isso demonstra que não se faz Segurança Pública sozinho, é o poder público, a Polícia Militar e a organização da sociedade”.  

Para Botelho, é gratificante todo o trabalho. “É o reconhecimento do nosso trabalho, ficamos muito honrados em receber essa homenagem da Polícia Militar, nós que temos atuando muito pela segurança. Esse trabalho que vem sendo feito pelas policias, junto com os Consegs, envolvendo toda a comunidade, está dando resultado, os pequenos furtos estão diminuindo graças a essa parceria. Estamos juntos para dar todo apoio e fazer uma cidade mais segura para todos”, disse o deputado, ao garantir intermédio junto ao governo para viabilizar as reivindicações.

Leia Também:  Recuperada da Covid-19, tenente-coronel da PM de MT é homenageada pelo filho que a tem como fonte de inspiração

Também esteve em pauta melhorias à Segurança Pública, no Centro de Cuiabá. O parlamentar demonstrou preocupação com o centro histórico, que precisa garantir segurança às pessoas, aos visitantes. “O centro de Cuiabá tem uma incidência de furtos muito grande. O coronel nos deu a sugestão de trabalharmos na área social, para ajudar os moradores de rua, que precisam de tratamento e assistência social”, explicou o deputado.

Dessa forma, o coronel Esnaldo de Souza Moreira, comandante do CR1 Cuiabá, destacou o trabalho de Botelho e informou que será agendada uma reunião ampliada para formatar o trabalho na área social que será executado. “A parceria do deputado é fundamental, pois o deputado está sempre nas comunidades, buscando alternativas. Por isso, encaminhamos uma base piloto que seria ideal, com as forças de segurança e com o apoio do deputado Botelho. É possível que tenhamos uma base modelo aqui na baixada cuiabana, para que possamos aferir a qualidade do trabalho que vai ser prestado”, afirmou.

Anísio Guimarães, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), reiterou a importância do apoio para melhorar as condições de trabalho. “A nossa base cuida mais de 18 bairros e temos apenas uma viatura e 20 policiais, Quer dizer, praticamente, sem condições de trabalhar. Seria muito importante ter aqui uma base piloto, trazendo o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil pra cá, para trabalharmos como precisa. Acredito que o deputado Botelho, que sempre lutou incansavelmente e está diariamente nas bases, pode nos ajudar”, pediu.

Leia Também:  SES realiza roda de conversa sobre impacto da pandemia e saúde mental

Também participou o sub-comandante da Base Comunitária Araés, tenente Herbe.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Cerca de 100 feirantes passam por exame preventivo ao câncer de próstata

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio das equipes técnicas do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realizou uma ação de prevenção ao câncer de próstata neste sábado (27.11). A ação ocorreu na Feira do Porto, em Cuiabá, das 8h às 11h, e promoveu o atendimento de cerca de 100 feirantes. 

O Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) também foi parceiro da ação. Além da panfletagem de material com orientação especializada, foi ofertado o exame clínico de sangue – conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico) – para homens feirantes que se enquadraram nos requisitos necessários.

A triagem levou em consideração homens com mais de 50 anos ou com mais de 45 anos que tenham fator de risco.

“Essa é uma ação preventiva, de estímulo aos homens. A necessidade do exame de próstata e a importância desse cuidado já está bastante ensejada junto ao público masculino. Neste sábado, promovemos algo em torno de 100 atendimentos na Feira do Porto, o que evidencia à adesão do público”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Mesmo que a busca ativa e os exames de detecção do câncer de próstata sejam responsabilidade da Atenção Básica municipal, o Estado auxilia com ações pontuais de prevenção à doença e de promoção à saúde do homem. 

Leia Também:  Auxílio do programa SER Família deverá ser depositado entre final de outubro e início de novembro

Para o presidente da Associação dos Feirantes do Mercado do Porto, Jorge Lemos Junior, a ação do Estado estimulou os feirantes a realizarem o exame. “É muito importante essa parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Saúde porque muitos têm o receio de irem fazer o exame. Com essa parceria, fica muito mais fácil a identificação do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o feirante.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos totais de câncer no Brasil, sendo que o câncer de próstata representa 29,2% do total de casos em homens.

“Nós selecionamos previamente, orientamos sobre a coleta e realizamos os exames de sangue, mas é preciso que os homens tenham a consciência de que o exame clínico com o médico é muito importante, pois 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados no exame de sangue”, enfatizou a farmacêutica da Farmácia Estadual, Elizângela Vicuna.

Ainda estiveram presentes na ação a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, e a superintendente da SAF, Luci Emilia Grzybowski.

Leia Também:  Wilson: Vida é melhor em Cuiabá que em Campo Grande
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA