(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Paulo Araújo quer instituir programa de conscientização sobre o descarte de cartuchos e toners

Publicados

É bem Mato Grosso


Foto: Marcos Lopes

Para alertar e esclarecer a população sobre a destinação correta de produtos eletroeletrônicos, o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na sessão de quarta-feira (13), Projeto de Lei n° 957/21 que Institui o Programa de Incentivo ao Descarte Consciente de Cartuchos e Toners. A proposta é alertar e esclarecer as pessoas sobre destinação correta de produtos eletrônicos em uma Semana de Conscientização e Orientação sobre Reciclagem que ocorrerá, anualmente, na última semana do mês de março.

O parlamentar alertou que existem toneladas de lixo tecnológico descartado todos os dias. O objetivo é conscientizar pessoas para que os cartuchos e toners que estiverem danificados, fora de uso, tenham destinação correta. “E inegável que a criação e o avanço de novas tecnologias trouxeram comodidade e melhorias significativas à vida das pessoas, mas junto a essa tecnologia cresce e consumismo e multiplicam-se produtos que logo caem em desuso ora por terem atingido o fim do seu ciclo de vida ora porque foram substituídos por modelos mais novos e mais avançados”, explicou Araújo.

Leia Também:  Sexta-feira (21): Mato Grosso registra 391.930 casos e 10.633 óbitos por Covid-19

Paulo Araújo avaliou ainda que o impacto ambiental causado por esse tipo de descarte, quando não tratado apropriadamente, é imenso. Há, ainda, preocupação pelo fato de seus materiais básicos constituintes (plásticos, metal e vidro) não serem biodegradáveis, demorando centenas de anos para serem degradados naturalmente, permanecendo por um longo tempo no meio do ambiente. 

“Há necessidade de uma política efetiva e a conscientização sobre o controle, a contaminação e poluição, contribuindo assim para diminuir esses impactos ambientais”, finalizou o deputado.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Cerca de 100 feirantes passam por exame preventivo ao câncer de próstata

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio das equipes técnicas do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realizou uma ação de prevenção ao câncer de próstata neste sábado (27.11). A ação ocorreu na Feira do Porto, em Cuiabá, das 8h às 11h, e promoveu o atendimento de cerca de 100 feirantes. 

O Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) também foi parceiro da ação. Além da panfletagem de material com orientação especializada, foi ofertado o exame clínico de sangue – conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico) – para homens feirantes que se enquadraram nos requisitos necessários.

A triagem levou em consideração homens com mais de 50 anos ou com mais de 45 anos que tenham fator de risco.

“Essa é uma ação preventiva, de estímulo aos homens. A necessidade do exame de próstata e a importância desse cuidado já está bastante ensejada junto ao público masculino. Neste sábado, promovemos algo em torno de 100 atendimentos na Feira do Porto, o que evidencia à adesão do público”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Mesmo que a busca ativa e os exames de detecção do câncer de próstata sejam responsabilidade da Atenção Básica municipal, o Estado auxilia com ações pontuais de prevenção à doença e de promoção à saúde do homem. 

Leia Também:  Técnicos do Ministério da Saúde realizam pesquisa em diversos bairros de Cuiabá e Várzea Grande

Para o presidente da Associação dos Feirantes do Mercado do Porto, Jorge Lemos Junior, a ação do Estado estimulou os feirantes a realizarem o exame. “É muito importante essa parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Saúde porque muitos têm o receio de irem fazer o exame. Com essa parceria, fica muito mais fácil a identificação do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o feirante.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos totais de câncer no Brasil, sendo que o câncer de próstata representa 29,2% do total de casos em homens.

“Nós selecionamos previamente, orientamos sobre a coleta e realizamos os exames de sangue, mas é preciso que os homens tenham a consciência de que o exame clínico com o médico é muito importante, pois 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados no exame de sangue”, enfatizou a farmacêutica da Farmácia Estadual, Elizângela Vicuna.

Ainda estiveram presentes na ação a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, e a superintendente da SAF, Luci Emilia Grzybowski.

Leia Também:  Sexta-feira (21): Mato Grosso registra 391.930 casos e 10.633 óbitos por Covid-19
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA