(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

MT Produtivo Banana repassa 300 mil mudas a prefeituras e associações de produtores

Publicados

É bem Mato Grosso


O MT Produtivo Banana repassará 300 mil mudas da fruta a prefeituras e associações de produtores de Mato Grosso. Nesta semana, os municípios de Tapurah, Jaciara, Várzea Grande, Nortelândia, Juína, Poxoréu, Pedra Preta, Arenápolis e Nossa Senhora do Livramento foram os primeiros a receber as plantas.

Conforme o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, a expectativa é expandir a produtividade da fruta nos próximos 3 anos para fazer frente à demanda no mercado interno. “Nove cidades foram contempladas nesta 1ª etapa e estão recebendo 31,2 mil mudas de banana das variedades nanica, maçã e da terra”.

Na segunda etapa da ação, prevista para fevereiro, serão beneficiados com 19 mil mudas de banana as cidades de Rondolândia, Paranatinga, Guiratinga e Bom Jesus do Araguaia. Em março, outras 20 mil mudas serão repassadas aos agricultores familiares de cidades a serem definidas.

Mato Grosso ocupa a 18º lugar de área plantada de banana no País, com pouco mais de 6 mil hectares da fruta, e o 17º no ranking nacional de produção, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020. O Governo, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), quer alavancar a posição atual do Estado.

Leia Também:  Deputado Claudinei vai contemplar Jaciara com mais recursos para a saúde

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Pedra Preta, Agilmar Raimundo da Silva, retirou 3 mil mudas para atender quatro assentamentos do município, que são Monte Azul, Flor do Prata, Canudos e Banco da Terra.

“Em cada um deles, dez produtores familiares irão receber as mudas. Entraremos com o apoio na preparação da terra, inclusive com o calcário que recebemos da Seaf, e vamos auxiliar também na comercialização quando esse estágio chegar”, explicou.

Um dos coordenadores do projeto na Seaf, Leonardo Ribeiro, pontua que o projeto vai contribuir com a melhoria na renda dos produtores. “Isso vai ajudar quem pretende ter o cultivo para subsistência ou aqueles que se adaptarem ou já tenham aptidão para cultura de plantação, para possam aumentar sucessivamente sua área de plantio”.

O Programa MT Produtivo Banana terá abrangência estadual e auxiliará os municípios que apresentarem interesse e aptidão para o cultivo da bananeira. Foram investidos pelo Governo do Estado R$ 1,5 milhão para a aquisição dessas mudas.

Leia Também:  Secretário propõe parceria com a Embaixada de Israel para reforçar ações tecnológicas em MT
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Empaer apresenta vitrine tecnológica e homenageia pioneiros durante Dinetec

Publicados

em


Em mais uma edição da Dinetec, na cidade de Canarana (a 823 km de Cuiabá), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) foi destaque entre produtores e moradores da região que visitaram a vitrine tecnológica durante os três dias de evento.

A feira foi realizada na semana passada, na Rodovia MT-326, e a Empaer contou com uma área de 805 metros quadrados divididos entre a área do estande e as plantações de algodão, girassol, gergelim, cinco tipos de feijão, chia, mamona, painço, cartamo, amendoim, grão de bico, arroz, crotalaria, três tipos de pastagens, sorgo, milho, pipoca e café.  

Foram apresentadas 26 tipos de culturas diferentes. Na ocasião, ainda foram homenageados os pioneiros responsáveis pela colonização e todo desenvolvimento da cidade ao longo de mais de 49 anos de existência.

No estande, foram realizadas duas palestras, sendo uma sobre crédito rural, junto à cooperativa de crédito Sicredi e o segundo tema referente a empreendedorismo com o empresário e pecuarista Ernando Cardoso. Participaram moradores dos Projetos de Assentamentos Suiá e Guatapará, além de produtores da região.

Para o presidente do Sindicato Rural, Alex Wisch, a Empaer é e sempre foi uma importante parceira na cidade. Ele destaca a referência para o produtor familiar que tem assistência de um técnico desde a melhor tecnologia aplicada até a colheita. “A equipe é excelente e não mede esforço para auxiliar quando solicitada”.  

Leia Também:  Barranco entrega títulos de cidadão mato-Grossense

Alex é filho de um dos é dos pioneiros homenageado, senhor Ademar Wisch que na época tinha 14 anos quando chegou a Canarana, em 1973. Na época, seu avó, Nataniel Hiller Wisch, trouxe toda família de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, para Mato Grosso. “Sou filho de Canarana e continuo acreditando assim como meu pai e avô que largaram tudo e vieram investir muito trabalho nessa cidade. Eles desbravaram quando aqui não tinha nada. Hoje é uma linda cidade e tem muito a oferecer e, nós fazemos a diferença. A Empaer sempre esteve junto ao longo desses anos acreditando no potencial do homem do campo”.

Outro produtor, Arlan Júnior Pezzini, também filho de um dos homenageados, senhor Jandir Pezzini, agradeceu a homenagem. “Toda família ficou muito feliz com o reconhecimento. Sou grato à parceria e dedicação de toda equipe da Empaer na cidade. Minha família está em Canarana desde 1972 junto com muitos que acreditaram e não mediram esforços para mantê-la viva na produção e dedicação no trabalho árduo que a lida no campo exige”.

Leia Também:  Gefron prende suspeito de estuprar a enteada durante seis anos

A agente administrativa da Empaer, Marina Bier, destaca que todo trabalho foi desenvolvido com muita dedicação junto com os colegas  Gildomar Avrella e Ataíde Garcia. “A Vitrine Tecnológica exige técnica e cuidado desde a correção do solo até o plantio para estar pronta durante a feira e tudo foi de acordo com o planejado. Um sucesso”.

Marina ressalta que promover o  1º Café com os Pioneiros foi uma oportunidade de trocar expediências, apresentar novidades tecnológicas e interagir com os desbravadores, produtores e visitantes. “Uma das culturas apresentada aos pioneiros foi o café para mostrar que o sacrifício valeu a pena. Ficamos satisfeitos com o resultado e vamos manter o nosso trabalho que é assistir o produtor no que precisar, seja qual for a sua necessidade estaremos sempre à disposição”.

Dinetec

É um evento que aumenta a diversidade de culturas e fortalece a classe produtora, fomentando o desenvolvimento agrícola e aquece a economia da região. Na sua oitava edição, a feira é palco das maiores inovações e o que há de mais tecnológico no mercado e promovido pela empresa Meta Consultoria Agrícola, com apoio do Sindicato Rural de Canarana e Prefeitura Municipal. 

Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA