(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Indea-MT ganha reforço de entidades em ações de defesa sanitária na fronteira

Publicados

É bem Mato Grosso


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) ganhou reforço de mais de 10 parceiros, que vão atuar de forma integrada na fronteira com a Bolívia. O objetivo é alcançar maior efetividade das ações de defesa sanitária na região.

O grupo composto por representantes do Indea-MT, Exército Brasileiro, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Polícia Federal, Polícia Militar, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), prefeituras municipais, Receita Federal, câmara municipal e sindicatos rurais da região irá elaborar uma agenda de compromissos para desenvolver as atividades de maneira coordenada.

Dentre os procedimentos previstos estão a fiscalização do trânsito, apreensão/eliminação de animais contrabandeados, vigilância veterinária, comunicação/cooperação entre instituições, harmonização dos serviços veterinários Brasil/Bolívia e regularização das movimentações.

Todas as entidades estão cientes dos requisitos relativos ao trânsito de bovinos, importação/exportação e os riscos que o contrabando ou descaminho pode ocasionar, desde a introdução de pragas e doenças, até a perda de certificação sanitária e mercados importadores.

Leia Também:  Terça-feira (22): Mato Grosso registra 442.382 casos e 11.752 óbitos por Covid-19

Dados

Além da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia estender-se por 780 km, e desse total, 480 km estarem em áreas de proteção como rios, serras e outras barreiras naturais. Há uma alta densidade de criações de bovinos em ambos os países. Atualmente, a população de bovinos e bubalinos em Mato Grosso chega a 31.989.823 cabeças.

O Estado deter o maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) do país, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 190 bilhões de reais em julho de 2021, correspondente a 17,3% do total produzido no Brasil.

Questões relacionadas ao Estado que, hoje, demandam trabalho de certificação sanitária pelo instituto e Mapa, de acordo com o diretor técnico do Indea-MT, Renan Tomazele.

“Temos uma fronteira muito extensa para proteger, número muito grande de bovinos e somos referência nacional em sanidade animal. Já conquistamos muito, mas isso evidencia a necessidade de colaboração com outras entidades públicas, produtores rurais, profissionais da área, agroindústria e suas representações”, conclui.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Ulysses Moraes destina R$ 200 mil de suas emendas para aquisição de castramóvel em Canarana

Publicados

em


Foto: Ronaldo Mazza

O deputado Ulysses Moraes (PSL) destinou R$ 200 mil, em emenda parlamentar para que o município de Canarana possa adquirir uma Unidade Móvel Adaptada para Prestação de Serviços de Castração de Animais, o Castramóvel. O objetivo é ajudar no trabalho de castração de cães e gatos na cidade. 

“O castramóvel é essencial para ajudar a prolongar a vida do animal, fazer um controle populacional de cães e gatos na região, além de prevenir doenças como tumores. Estamos na luta pela causa animal, ajudando nos resgates de maus-tratos fazendo a interlocução com os órgãos competentes e bem com atuando no que for possível pela defesa dos animais”, disse Moraes.

Essa unidade móvel tem o objetivo de ter um controle populacional dos animais, mas também proporcionar uma melhor condição de vida a esses cães e gatos nas cidades. O castramóvel garantirá a castração gratuita de animais. E ainda vale destacar que o parlamentar já destinou igual valor aos municípios de Primavera do Leste e Tangará da Serra. 

Leia Também:  Deputado Dr. Gimenez toma primeira dose da vacina contra Covid-19

“Essa demanda chegou também através da vereadora de Canarana, Marcia Graciela. Então, esperamos que com essa emenda seja possível fazer a aquisição do castramóvel e ajudar no trabalho dos defensores da causa para que mais animais sejam salvos. E ainda reforçamos que estamos firmes na defesa da causa animal”, afirmou o deputado. 

Denúncia – Se você tiver alguma denúncia, o canal de atendimento do disque-denúncia animal é via telefone (65) 99967-8310 ou pelo link: ulyssesmoraes.com.br/resgateanimal. E mesmo com a existência do número, em casos urgentes, as pessoas podem comunicar também à Polícia Militar, pelo 190.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA