(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Governo de MT apoia evento global de inovação da administração pública

Publicados

É bem Mato Grosso


Começa nesta quarta-feira (20) a programação de um dos maiores festivais colaborativos de criatividade do mundo, o World Creativity Day – Dia Mundial da Criatividade. Focado na estratégia de promover a transformação da administração pública ao trazer a inovação para dentro do serviço público, o Governo de Mato Grosso é um dos apoiadores do evento, por meio das Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag); de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Mais de 100 mil pessoas são esperadas ao longo dos três dias de festival, que ocorrerá simultaneamente em Cuiabá e em 100 cidades brasileiras, além de outras 30 ao redor do mundo, entreos dias 20 a 22 de abril. Segundo os organizadores da ação, o evento reunirá educadores, empreendedores, líderes empresariais, entre outros agentes de mudança dispostos a promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

“O Governo do Estado acredita que a inovação é um dos vetores para a transformação do serviço público e que através dela é possível resolver problemas práticos que o cidadão enfrenta no dia a dia”, pontuou o titular de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra.

Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento está em sua 5ª edição e proporcionará ao público a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e online). A programação contempla palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshop e shows. Este ano, as atividades estão alinhadas aos eixos emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade.

“O World Creativity Day atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século”, afirmou Caroline Vaez, organizadora do World Creativity Day, em Cuiabá.

Leia Também:  Detran-MT notifica 367 condutores por suspeita de irregularidade na obtenção da CNH

Celebrado em 21 de abril, o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, com o objetivo de fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.  

Para o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, a criatividade e a inovação são pilares importantes na ressignificação da administração pública.

“Mudar a rotina diária das pessoas requer motivação. Empreender na administração pública deve ser primordial em todo nosso modelo de planejamento e gestão. Os servidores precisam ter a iniciativa e liberdade para mudar e experimentar de maneira proativa, criativa e inovadora. Não basta indignar-se, pois um mundo melhor não se renovará por si. Somos os artífices do amanhã”, completou.

Oficina será ministrada pelas servidoras da Seplag, no Pátio Raiz Coworking. Foto por Divulgação

Programação

Em Cuiabá, a programação ocorrerá em dois locais, entre eles o Pátio Raiz Coworking, nesta quarta-feira (20), que receberá atividades relacionadas à aprendizagem e contará com a participação de duas equipes finalistas do Outubro MoviMente, evento de inovação organizado pela Seplag, em 2021.

Na oportunidade, as servidoras da Seplag Larissa Ferreira e Caroline Padilha também ministrarão a oficina “Comunicação visual: melhorando seu ambiente de trabalho”, a partir das 16h. O Pátio Raiz Coworking está localizado na Rua 24 de Outubro, 146 – Centro Norte.

Leia Também:  Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário e Unemat oferecem curso de extensão

Na tarde do dia 22, será a vez do espaço Estuda.com também receber atividades relacionadas à aprendizagem e sustentabilidade, entre outras, com a participação do inspirador Lucas Martins Bernardino, que desenvolve diversas ações de inovação e empreendedorismo no ecossistema mato-grossense. O Estuda.com está localizado na Avenida Manoel José de Arruda, 849, Sala 01, no bairro Jardim Shangri-lá.

Interessados deverão retirar seus ingressos, gratuitamente, pelo site local do evento até a véspera da abertura oficial. Para inscrições e consulta completa da agenda do World Creativity Day, em Cuiabá, acesse o site local do festival

Finalistas do Outubro MoviMente também participarão da ação global. Foto por Divulgação

Para fechar a agenda do mês de abril, também está prevista a realização pela Seplag da Semana da Criatividade Sinova-MT. Na próxima segunda-feira (25), a pasta programou um dia inteiro dedicado a oficinas sobre criatividade, gamificação e inovação no setor público. A ação ocorrerá no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). Na mesma semana, no dia 28, será realizada uma live especial do projeto GentInova, que contará com a participação da servidora da Sesp Nelma Zambonini, como convidada, e de Olivia Boretti, como mediadora do bate-papo. Acesse aqui mais informações.

Confira a programação global para o World Creativity Day: www.worldcreativityday.com Outras informações pelo e-mail [email protected] ou telefone (65) 98128-4098.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

CST da Moradia vai discutir alternativas para solucionar o déficit habitacional em MT

Publicados

em

Apesar de ser garantido na Carta Constitucional o acesso a uma moradia digna, isso ainda não é realidade para muitos brasileiros. Com o aumento de pessoas vivendo em moradias inadequadas ou até a falta de um lar, o déficit habitacional no Brasil vem crescendo a cada ano. 

Em Mato Grosso o déficit habitacional atinge quase 65 mil famílias de baixa renda em 23 dos 142 municípios mato-grossenses. Somente em Cuiabá, 22 mil famílias carentes não possuem casa própria. Em Várzea Grande são mais de 7,5 mil. Os dados são da Associação Comunitária de Habitação do Estado de Mato Grosso (ACDHAM) e abrangem os municípios onde a entidade está presente. 

Em uma tentativa de equalizar esse problema, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso deverá instituir a Câmara Setorial Temática da Moradia Popular, requerida pelo Wilson Santos (PSD). Obter um diagnóstico atualizado do déficit habitacional em Mato Grosso é a primeira pauta de trabalho definida durante reunião de preparação da CST, que aconteceu na manhã de quinta-feira (18). “Acreditamos que esse número seja muito maior e que deve chegar a mais de 120 mil famílias no estado”, avaliou o parlamentar.

Leia Também:  Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário e Unemat oferecem curso de extensão

“O desafio de resolver isso integralmente não é fácil e sabemos que não tem uma solução simples e rápida, não existe a possibilidade de construir esse grande número de casas em cinco ou dez anos”, reconheceu Santos. “Precisamos parar de empurrar esse problema com a barriga e buscar alternativas. Um dos caminhos, neste momento, na minha concepção, é o loteamento urbanizado” , avaliou.

O grupo formado por agentes públicos, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, sociedade civil e iniciativa privada, vai discutir propostas para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à situação que representa um grave problema social.

Wilson Santos citou a habitação como uma das principais políticas públicas que contempla a família em sua totalidade e destacou a importância de debater o tema com todos os entes envolvidos. “Nos vamos notificar também todos os órgão envolvidos e responsáveis por habitação e loteamento para pedir um diagnóstico da situação no estado, para estudar alternativas que possam ser trabalhadas desde já”, defendeu Santos.

Para Emídio de Souza, presidente da ACDHAM, apontou a redução da destinação de recursos do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) para a habitação e a falta de sensibilidade dos gestores municipais e estaduais como alguns dos principais fatores que dificultam a redução do déficit habitacional. “O que precisa acontecer é investimento em moradias para as faixas 0 e 1 da população, que são aquelas com pouco ou quase nada de recursos para acessar um financiamento”, afirmou. Segundo ele, a moradia social precisa ser prioridade para atender famílias em situação de vulnerabilidade.  

Leia Também:  Dupla é presa com duas armas de fogo e 70 porções de drogas em Cáceres

A consultora do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Izza Karol Pizza explicou que o Estado já solicitou um estudo de áreas para construção habitacional. “Esse é uma grande precaução do Governo do Estado, que já está fazendo um levantamento de áreas que atendam os requisitos para desenvolvimento de projetos habitacionais”, adiantou.  “A união de esforços a partir do trabalho da CST é muito oportuna e pode trazer novas soluções e propostas”, avaliou.

Participaram da reunião o deputado Beto Dois a Um (PSB), e representantes do Ministério Público, do MT Participações e Projetos S/A (MT Par), da Caixa Econômica Federal e outras instituições.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA