(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Governador recebe prêmio pela evolução do Estado na oferta de serviços públicos digitais

Publicados

É bem Mato Grosso


O governador Mauro Mendes recebeu, nesta segunda-feira (30.08) o reconhecimento pela evolução de Mato Grosso no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos governos estaduais e distrital. No último ano, o Estado foi o terceiro que mais avançou no ranking, subindo 12 posições. A placa foi confeccionada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), organizadora do ranking.

A placa foi entregue pelo diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Antônio Marcos de Oliveira, que havia representado o Estado durante a premiação realizada em Brasília.

A MTI é a principal responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de toda parte tecnológica de Mato Grosso, desde tecnologias envolvidas em processos e serviços governamentais até a estrutura tecnológica dos serviços. Juntamente com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) e o Núcleo de Transformação Digital do Governo são os principais responsáveis pela melhoria dos serviços no Estado.

O governador agradeceu o empenho da MTI e reforçou a necessidade de o Estado dedicar ainda mais atenção no desenvolvimento de serviços públicos digitais e assim dialogar cada vez mais e melhor com o seu cidadão.

Leia Também:  Em Mato Grosso, 11 municípios estão com risco alto de contaminação pela Covid-19

ÍNDICE ABEP

O índice mensura os principais serviços públicos oferecidos pelos Governos Estaduais e Distrital disponibilizados por meios digitais, verificando se estão em conformidade com as Leis Federais 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário do Serviço Público), 13.726/2018 (Desburocratização e Simplificação) e 14.129/2021 (Governo Digital e Eficiência Pública).

O estudo analisou três dimensões: Capacidades para a oferta digital de serviços, Oferta de serviços digitais e Regulamentação sobre modernização para a oferta de serviços públicos.

No ranking geral, Mato Grosso subiu 12 posições desde o último levantamento, realizado no ano passado, passando a ocupar a 12ª colocação. De 0 a 100, o Estado alcançou 55,50 pontos. O Rio Grande do Sul é apontado como o estado com a melhor oferta de serviços públicos digitais.

De acordo com o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, o reconhecimento da Abep-TIC é fruto da evolução e a maturidade digital que Mato Grosso vem alcançando nos últimos anos. “Estamos profissionalizando e capacitando a nossa equipe cada vez mais. Ainda há espaço para melhorias e a nossa expectativa é evoluir ainda mais para o próximo ciclo”, concluiu.

Leia Também:  AL aprova lei que autoriza pagar pedágio via Pix em MT

RANKING

Maior variação nominal:

1º lugar – Amazonas, recebido por Lincon Nunes da Silva, presidente da Prodam

2º lugar – Acre, recebido pelo Secretário de Estado de Indústria e Tecnologia, Anderson de Abreu Lima

3º lugar – Mato Grosso, recebido pelo presidente do MTI, Antônio Marcos Silva de Oliveira.

Líderes do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital em 2020

1º lugar – Minas Gerais, recebido pelo presidente da Prodemge, Roberto Tosteis Reis

1º lugar – Santa Catarina, recebido Secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Lucas de Souza Esmeraldino

2º lugar – Rio Grande do Sul, recebido pela Secretária Extraordinária de Relações Federais e Internacionais, Ana Amélia

3º lugar – Bahia, recebido pelo diretor de tecnologia da Prodeb, Carlos Augusto Borges Silva.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Governador: “Se com logística desfavorável, MT chegou onde chegou, imagina agora com os fortes investimentos do Governo”

Publicados

em


Durante o fórum “Mato Grosso Um Gigante do Brasil”, o governador Mauro Mendes falou das perspectivas do estado para os próximos anos e afirmou que os investimentos do Governo de Mato Grosso tem alavancado o setor econômico e social.

A abertura do fórum ocorreu na noite de sexta-feira (26.11) e contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além de políticos mato-grossenses e empresários de todo o país.

“Hoje o Estado tem um relevante papel no agronegócio brasileiro. Mas podemos crescer muito mais. Nos próximos 10 anos a demanda mundial de alimentos vai crescer em torno de 20%. Só o brasil pode crescer isso em produção. E dentro do Brasil, só Mato Grosso tem capacidade para dobrar sua produção”, relatou.

A exigência global pela compra de produtos com origem sustentável foi destacada pelo governador, ao mencionar que Mato Grosso tem uma das metas mais ousadas de redução de carbono, que é a de neutralizar as emissões até 2035.

Leia Também:  SEBASTIÃO CARLOS E OS CEM DIAS DE ZÉ PEDRO TAQUES: "Uma conclusão primária se impõe: as celebrações prematuras, tal como aconteceu com Napoleão, muitas vezes, ao final, têm gosto de fel e podem simbolizar o caminho que vai da glória às ínvias trilhas que conduzem ao desastre"

“Quando eu falo que Mato Grosso pode dobrar sua produção, considero essa exigência do mercado internacional pela sustentabilidade. A ampla maioria dos produtores já tem ciência disso e respeita a legislação. E mais: hoje nosso estado pode expandir muito a produção sem precisar de desmate ilegal”, afirmou.

Outro fator que tem tornado a economia mato-grossense mais competitiva, conforme Mauro Mendes, é a melhoria da logística, que ocorre por meio dos fortes investimentos do Governo do Estado por meio do programa Mais MT.

“Vamos terminar 2022 com mais de 2500 km de asfalto novo, em todas as regiões. Milhares de pontes de concreto e de aduelas substituindo balsas e pontes precárias de madeira. Asfalto restaurado são outros milhares de km. E também autorizamos a Ferrovia Estadual, outro marco inédito no país”.

“Ao longo das décadas conseguimos construir, mesmo longe dos portos, o agronegócio mais competitivo do mundo. Superamos essa dificuldade. Se com logística desfavorável, Mato Grosso chegou onde chegou, imagina agora com esses fortes investimentos do Governo”, destacou.

Leia Também:  MT Hemocentro intensifica agenda de coletas para repor estoque do banco de sangue

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, endossou a fala e afirmou que Mato Grosso tem dado exemplo de competitividade econômica.

“Quando eu vejo o governador falar do que foi feito em Mato Grosso, tenho certeza que os frutos serão colhidos no futuro em termos de produtividade, em avanço para a população. O Mato Grosso na sua importância agroindustrial é um exemplo para o Brasil”, pontuou.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA