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Governador: “Investir em escolas, hospitais, estradas, iluminação e ações sociais é cuidar das pessoas que mais precisam”

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O governador Mauro Mendes destacou as principais ações feitas pelo Governo em todas as áreas, para beneficiar a população mato-grossense, especialmente as pessoas que mais precisam.

Em entrevista à Rádio Vila Real, na manhã desta terça-feira (19.04), o gestor mencionou que o Mato Grosso é o Estado que mais tem construído hospitais no país.

“Serão seis grandes hospitais. O Central e o Julio Muller, aqui em Cuiabá, que estavam há muito tempo parados, e já estão em obra. E no interior vamos ter regionais em Juína, Confresa, Alta Floresta e Tangará da Serra”, listou.

O governador relatou que além desses novos hospitais, o Governo reabriu e modernizou o Hospital Estadual Santa Casa (Cuiabá), ampliou o Hospital Metropolitano (Várzea Grande), e as demais unidades de saúde estaduais também estão passando por melhorias.

“Os regionais do interior estão em reforma e ampliação. Praticamente todos os equipamentos da Saúde estão em obra: o Adauto Botelho, o Hemocentro, o Lacen, a Farmácia de Alto Custo. Todas estão em processo de melhoria”.

Mauro Mendes também falou das dezenas de escolas estaduais em processo de construção e reforma, e dos 2.500 km de asfalto novo que deverão ser entregues até o final deste ano, ações que trazem mais qualidade de vida à população dos 141 municípios.

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“Investir em escolas públicas é investir na maioria dos mato-grossenses que não tem dinheiro para uma escola particular. Investir em hospitais é investir em quem não tem plano de saúde, que é a maioria. Investir em estradas melhores, em iluminação pública, é atender as pessoas que mais precisam”, reforçou.

Os programas voltados à área social, liderados de forma voluntária pela primeira-dama Virginia Mendes junto com a Secretaria de Estado de Assistência Social, também foram destacados pelo governador.

“Quando o governo distribui mais de 1 milhão de cestas básicas, isso é cuidar dos que mais precisam, e nunca foi entregue uma quantidade como essa. Uma cesta básica é pouco para quem tem dinheiro, mas para muitas pessoas é necessário. O auxílio que o Governo fornece para mais de 100 mil famílias comprarem alimentos também tem sido de grande importância, ainda mais nesse momento em que passamos pela pandemia e a inflação tem dificultado a vida de quem ganha menos”, completou.

Fonte: GOV MT

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Atendimento de excelência é tema de capacitação para 800 servidores do Judiciário estadual

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O Poder Judiciário de Mato Grosso aposta na capacitação do publico interno para oferecer à sociedade um serviço cada vez melhor. Esta semana a Corregedoria- Geral da Justiça, encerrou o Curso “Praticas eficazes para atendimento de excelência” direcionado a oficiais de justiça, agentes da infância e juventude, distribuidores, técnicos, analistas e gestores gerais de diversas comarcas do Estado. A capacitação, realizada pela Escola dos Servidores, além de ser elogiada pelos participantes, é em atenção a Resolução 192/2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata sobre a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário.
 
“Com muita alegria concluímos mais um ciclo de capacitações. Durante a pandemia o desembargador José Zuquim assumiu um risco, mas decidiu que era necessário investir em capacitações presenciais e, inicialmente, até dezembro do ano passado, trouxemos 300 servidores a Cuiabá. E depois, agora em 2022, após recebermos feedback positivo, vieram mais 500, totalizando 800 servidores. Esperamos que todos tenham aproveitado esse momento de aprendizado, de vivência, de calor humano tão necessário, de olhar para si, pois se não estamos bem como vamos atender nosso usuário com eficiência?”, indagou o coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva Pinto.
 
Na última etapa, 40 gestores e oficias de justiça participaram do curso que sensibilizou e capacitou os servidores que fazem atendimento direto com a sociedade e, principalmente, com os usuários do Judiciário mato-grosssense. Entre os principais pontos trabalhados no curso destacam-se temas como mudança comportamental, práticas de bons hábitos e técnicas, comunicação como instrumento essencial, competências e ferramentas na busca pela eficácia.
 
“Foram dois dias de aprendizado, troca de experiências com o intuito de ajudar os servidores a fazer um atendimento ainda melhor ao nosso usuário, além de melhorar o relacionamento com o cliente interno. Para tanto, mostramos algumas ferramentas para convidá-los a avançar em autoconhecimento e nas relações humanas de uma maneira que o atendimento de excelência passa a ser uma consequência”, exemplificou Meire Dias, palestrante e consultora da capacitação.
 
Meire Dias acrescentou que foi feito um mapeamento de perfil de identidade organizacional do Tribunal de Justiça onde cada servidor, cada servidora, das mais variadas unidades judiciais presentes no treinamento, internalizou a missão, visão, valores e princípios institucionais, mas também identificou e construiu valores pessoais e missão profissional. A consultora entende que a contribuição dos participantes é o que se sustenta e faz existir de fato a grande missão do Tribunal.
 
Para a gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Sorriso (420 Km de Cuiabá), Eliane Pandolfo Martini, o grande diferencial da capacitação foi ser voltado para o autoconhecimento. “Ao longo dos meus 25 anos de Judiciário já fiz diversos cursos, mas gostei muito desse, porque teve essa preocupação com o olhar interno, de como estamos sentindo. O que vimos é que não adianta conhecer muitas leis, ter aquele conhecimento técnico e não sabermos lidar com as pessoas e com os nossos problemas. E quando a gente se conhece melhor, consequentemente, consegue atender melhor. Saímos daqui todos mais renovados e felizes”, pontuou Martini.
 
Flávio de Paiva Pinto agradeceu a parceria entre a Presidência e a Corregedoria Geral que oportunizou o ciclo de capacitações, e desejou aos participantes do treinamento que empreguem com desenvoltura todo o aprendizado para que atinjam com habilidade e competência sucesso e excelente desempenho no atendimento interno e externo em cada unidade judicial que atuam. Flávio lembrou que os conteúdos trabalhados no curso são baseados nos planejamentos da gestão e de acordo com as sugestões recebidas dos próprios servidores durante o Programa Corregedoria em Ação, que visita comarcas no Estado.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1: Foto horizontal colorida o coordenador da Corregedoria discursa para os participantes. Todos os alunos estão sentados e ele está de pé e terno azul e óculos preto. Imagem 2: Foto horizontal colorida a palestrante fala com a turma no encerramento do curso. Todos os alunos estão sentados na sala de aula. 3: Foto horizontal colorida em que todos os participantes da última turma estão perfilados em pé na escadaria da Escola dos Servidores.
 
Larissa Klein
Assessoria de Imprensa CGJ
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

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