(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Estudantes colocam em prática projeto de revitalização com plantio de 670 mudas na Vila Roda d´Água, em Nobres

Publicados

É bem Mato Grosso

Alunos da Escola Estadual Marechal Rondon, da Vila Roda d´Água, em Nobres (147 km de Cuiabá), reativaram um projeto de revitalização do vilarejo, após receberem 670 mudas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O plantio foi uma das ações da Semana do Meio Ambiente e começou a ser executado nesta quarta-feira (08.06).

A iniciativa foi das estudantes do 1º ano do ensino médio, Elita Vitória Soares, Lyvia Pereira de França e Tainá Maria de Oliveira. Elas explicaram que o projeto foi criado em 2013, mas estava parado há muito tempo. A ideia de retomar a revitalização da vila veio após a professora da disciplina Ciência da Natureza pedir um projeto, que beneficiasse a comunidade.

“Houve uma reunião da Sema na escola, falamos com a Gabriela (Priante, superintendente de Biodiversidade) e pedimos a doação. A intenção é plantar na escola, em ruas da vila e próximo ao rio”, contaram as estudantes.

“Quando vemos alunos engajados, mostra que eles estão exercendo um papel na comunidade. Com certeza, a realização destas meninas vai motivar todos aqui presente. Quando vocês depararem com qualquer pessoa do poder público e precisarem de algo, aproximem de nós”, ressaltou a superintendente Gabriela Priante. durante a entrega das mudas.

Leia Também:  GABRIEL NOVIS NEVES: Na velha Cuiabá, todos os eventos importantes aconteciam nas Praças. As mais famosas eram a Praça Alencastro, onde ficava a sede do governo estadual, e a Praça da República, com as escadarias da Catedral

As mudas para o projeto “Aprendendo e Preservando” foram doadas pelo Grupo Bom Futuro (500 mudas) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer – (170 mudas), das espécies nativas paroba, jatobá, tarumã, pata de vaca, ipês branco, amarelo e rosa, aroeira e pitomba.

Conselho Consultivo

Ainda na quarta-feira, na Escola Estadual Marechal Rondon, da Vila Roda d´Água foi realizada a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, que teve como um dos temas uma palestra dos bombeiros militares do Batalhão de Emergência Ambiental (BEA) sobre a brigada de combate a incêndios florestais. Servidores da Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos da Sema também participaram do encontro e conversou com a comunidade sobre as demandas da região.

Nobres possui uma equipe de brigadistas civis locais, treinada por bombeiros militares, para ajudar no combate aos incêndios florestais de suas comunidades. Os representantes do BEA, presentes à reunião, destacaram que o município terá brigadas mistas durante o período mais crítico, com a presença de membros da corporação trabalhando junto com os civis.

Leia Também:  DEBATE DE IDÉIAS: Roberto Campos morreu em 2001, aos 84 anos, sem deixar herdeiros em seu posto de guardião do pensamento da direita no Brasil. Sobrou uma outra direita, caquética e avulsa.

O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, com 12,5 mil hectares, tem uma particularidade. É a única Unidade de Conservação no Brasil com subdivisões. São sete, interligadas por zona de amortecimento, como são chamadas as áreas ao redor das subunidades. As atividades presentes na zona de amortecimento estão sujeitas a normas e restrições específicas, com objetivo de minimizar impactos na área do parque.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Corregedor recebe título de cidadão de Várzea Grande

Publicados

em

O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Fábio José Tardin (Fábinho), o título de Cidadão várzea-grandense. Homenagem em decorrência dos inúmeros serviços prestados ao Município. Entre eles estão desde a época de juiz do Juizado Volante Ambiental (Juvam) ações pela preservação na região e nascentes de rios, até a atual gestão como corregedor, oportunidade em que intensificou iniciativas pelo atendimento de munícipes da comarca.
 
Dentre as principais ações atualmente estão a melhora e ampliação nos serviços dos cartorários, como a emissão de Registro Geral (RG). O 2º Ofício de Várzea Grande foi um dos cartórios que passou a emitir RGs. Ao todo a somatória destes serviços nas Comarcas de Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Brasnorte, Jaciara, Nova Xavantina e Distrito de Boa Esperança (Sorriso) já ultrapassa os 1.700 novos documentos. Isto significa facilidade e economicidade aos usuários destas localidades.
 
A Comarca de Várzea Grande também teve outra facilitação. Ao todo 511 crianças nascidas em Várzea Grande saíram com seus registros de dentro da Maternidade, entre 15 de setembro de 2021 até agora. Os cartórios de registro civil são interligados à Maternidade São Lucas.
 
“Homenageamos o senhor que tem grandes serviços prestados para Várzea Grande. Esta é nossa maior honraria. E em nome de todos várzea-grandenses. O juiz Eduardo Calmon também já recebeu esta homenagem e gostaríamos muito de fazer este reconhecimento também ao senhor. O prefeito Kalil Baracat também gostaria de estar presente, mas não conseguiu”, pontuou.
 
“Sinto-me muito honrado essa concessão, pra nós representa muito. Receber um reconhecimento deste Município que nos é tão caro e importante para nosso Estado”, ressaltou o corregedor.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1: Foto horizontal colorida. O corregedor segura o título já emoldurado ao lado do presidente da Câmara de VG. Ao fundo as bandeiras do Estado, Brasil e Poder Judiciário
 
Ranniery Queiroz  
Assessor de imprensa CGJ
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ganha Tempo da Ipiranga comemora 1º ano de atividades sob comando do Consórcio Rio Verde
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA