(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Dr. João reivindica pela construção de uma rotatória na MT 358

Publicados

É bem Mato Grosso


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Dr. João (MDB) apresentou na sessão ordinária desta quarta-feira (22.09), a Indicação nº 3642/2021 que reivindica a construção uma rotatória na MT-358, entroncamento com a MT-339, estrada que liga a MT-358 ao assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra.

Segundo o parlamentar, a indicação atende as reivindicações feitas pelos motoristas que trafegam na MT-339, que ressaltam que o trecho apresenta um fluxo intenso de veículos, dificultando a travessia.

“Uma grande quantidade de carros e caminhões fica parada na lateral da rodovia aguardando a possibilidade de atravessar a via que dá acesso ao assentamento Antônio Conselheiro, por isso destaco a importância da construção da rotatória” frisou o deputado Dr. João.

O parlamentar disse na tribuna que sua maior preocupação é em relação ao grande número de acidentes que culmina em feridos e mortos. “ Temos que diminuir o número de acidentes e melhorar a trafegabilidade no trecho, vamos acompanhar nos setores responsáveis sobre a solução desta problemática ” finalizou o Dr. João.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secel-MT auxilia artistas nas inscrições para o 26° Salão Jovem Arte; entenda
Propaganda

É bem Mato Grosso

Xavantes de Poxoréu são orientados a preparar o solo para plantar legumes e tubérculos

Publicados

em


A comunidade Xavante de Poxoréu (251 km de Cuiabá) muda a cultura de produção de subsistência com orientação e assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer). A medida é necessária, devido ao fim da estiagem e o inicio do período de chuvas, mais frequente nessa época do ano.

Dois técnicos da Empaer, junto com agentes da Secretaria Municipal de Agricultura Desenvolvimento e Meio Ambiente, atendem 25 aldeias da região, porém, os trabalhos começaram em cinco delas, São Carlos, Dom Bosco, Tsimitsute , Santa Teresa e Santo Expedito e será estendido conforme adesão.

A comunidade Xavante da cidade engloba cerca de 800 pessoas, entre adultos e crianças. São elas: Nova Leidi, São Gerônimo, Santo Expedito, Marimbu, Lagoa Encantada, Novo Mundo, Santo Ângelo, Lagoa Azul, Bom Bosco, São Carlos, Laura Vicuña, Tsimitsute, Santa Tereza, Riprere, Tsihorira, Noaowa-da, Nhowi, Seninha, Santa Angela e Redzawe.

A assistência técnica consiste no manejo, correção do solo e orientações de plantio, é fomentado as doações de ramas de mandioca e sementes junto a produtores  da agricultura familiar da região e comércio local.

Leia Também:  Live da CGE reforça a importância da Ouvidoria na defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos

O técnico agropecuário da Empaer, Jonathan Vasconcelos Barros, explica que, durante a estiagem, os indígenas estavam empenhados na  produção  de hortaliças, com o inicio das chuvas, fica inviável, por isso, foram orientados a produzirem mandioca, batata, abóbora e milho.

“Estamos há dois anos na comunidade e desenvolvemos um trabalho de troca de experiência. Realizamos as visitas todas as sextas-feiras e seguimos pela segunda semana de acompanhamento. Já viabilizamos algumas ramas de mandioca e sementes”. Junto com Jonathan, está o também técnico agropecuário Fernando Thiago Alves de Oliveira Xavier.

O presidente da Cooperativa Indígena Sangradouro/Volta Grande (Cooigrandesan), Gerson Warãiwe, explica que objetivo junto aos técnicos é buscar o fortalecimento da segurança alimentar nas aldeias.

“A chuva ajuda a planta crescer mais rápido, isso favorece o alimento chegar mais rápido nas aldeias. Estamos buscando mais doações de sementes e ramas de mandioca para chegar a toda comunidade o quanto antes. A assistência da Empaer  e as doações têm sido fundamentais para o nosso povo, mas ainda buscamos um complemento para que possa atender a todos”.

Leia Também:  "A ajuda é um alívio para o coração de uma mãe", diz beneficiada com auxílio do Governo de MT

Técnico da Empaer Jonathan junto com indígenas da aldeia São Carlos                               Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA