(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Distritos recebem emendas para asfalto na MT-400

Publicados

É bem Mato Grosso


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Proporcionar conforto à população, melhorar as condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública, segurança e economia no transporte de pessoas e de mercadorias por meio da pavimentação asfáltica. É com esse intuito que o deputado Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, destinou emenda no valor de R$ 2 milhões, para ajudar na pavimentação de 20 quilômetros da MT-400, conhecida como Estrada da Guia, beneficiando moradores de Nossa Senhora da Guia, Bandeira e Sucuri, em Cuiabá.
Morador do bairro Tarumã, Osvaldo Xavier conhece as demandas há 25 anos e agradece a parceria. “Sem sombra de dúvidas, a participação do deputado Botelho é essencial. Ele sempre teve bons olhos para a baixada cuiabana e agora para essa região. Então, essa emenda de dois milhões vai significar muito para o desenvolvimento ”, afirmou, ao agradecer o asfalto da primeira etapa.
Intitulado de miniestradeiro, o lançamento da obra, realizado no sábado (16), contou com as presenças de lideranças da região, deputados e do governador Mauro Mendes. O asfalto será feito com recursos próprios do governo do estado e de emendas parlamentares.
Botelho destacou a importância do trabalho conjunto para efetivar a obra. “Essa é uma estrada secular, a primeira ligação que teve aqui na região da Guia, onde no século passado havia um poder político muito grande, também por aqui ia para Rosário Oeste e Acorizal. Essa reivindicação aqui é antiga, então destinamos as emendas. Destinei dois milhões de reais, o deputado Paulo Araújo, o senador Carlos Fávaro também colocaram emendas e terá recursos do governo do estado. É o reconhecimento à história de Mato Grosso e a valorização das pessoas que acreditam na região, que investiram aqui, que tem seu comércio. É a valorização da Baixada Cuiabana que também fomentará o turismo”, disse Botelho.
O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra), Marcelo de Oliveira e Silva disse que a Sinfra já recebeu o projeto básico e até o final deste ano deverá aprovar o projeto executivo.
“Há um resgate hoje da história da estrada velha da Guia, passando pelo Tarumã, do Bandeira e Sucuri. É uma obra que vai trazer desenvolvimento à região. Tenho certeza que daqui a cinco anos quem passar aqui vai ver outra realidade. Vem o desenvolvimento, vêm melhores condições de vida e o empresário também quer investir onde tem infraestrutura. Aqui vão sair vários empreendimentos”, disse o secretário Marcelo.
Da mesma forma, o governador Mendes reiterou a postura de lançar obras com recurso em caixa. “Não lanço nenhuma obra se não tiver 100% certeza de que o dinheiro está no caixa do governo para começar e terminar essa obra. Tenham certeza disso”, garantiu o governador, que deverá investir aproximadamente R$ 25 milhões nesse empreendimento.
A região é pacata e hospitaleira, sendo o refúgio de muitas famílias que querem fugir do cotidiano da Capital, possui diversos pontos de lazer, como peixarias, lanchonetes, rios e belezas naturais exuberantes.

Leia Também:  Escola estadual faz ‘festa’ junina para entregar materiais didáticos
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Cerca de 100 feirantes passam por exame preventivo ao câncer de próstata

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio das equipes técnicas do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realizou uma ação de prevenção ao câncer de próstata neste sábado (27.11). A ação ocorreu na Feira do Porto, em Cuiabá, das 8h às 11h, e promoveu o atendimento de cerca de 100 feirantes. 

O Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) também foi parceiro da ação. Além da panfletagem de material com orientação especializada, foi ofertado o exame clínico de sangue – conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico) – para homens feirantes que se enquadraram nos requisitos necessários.

A triagem levou em consideração homens com mais de 50 anos ou com mais de 45 anos que tenham fator de risco.

“Essa é uma ação preventiva, de estímulo aos homens. A necessidade do exame de próstata e a importância desse cuidado já está bastante ensejada junto ao público masculino. Neste sábado, promovemos algo em torno de 100 atendimentos na Feira do Porto, o que evidencia à adesão do público”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Mesmo que a busca ativa e os exames de detecção do câncer de próstata sejam responsabilidade da Atenção Básica municipal, o Estado auxilia com ações pontuais de prevenção à doença e de promoção à saúde do homem. 

Leia Também:  MT Hemocentro promove campanhas de doação de sangue no mês de maio

Para o presidente da Associação dos Feirantes do Mercado do Porto, Jorge Lemos Junior, a ação do Estado estimulou os feirantes a realizarem o exame. “É muito importante essa parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Saúde porque muitos têm o receio de irem fazer o exame. Com essa parceria, fica muito mais fácil a identificação do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o feirante.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos totais de câncer no Brasil, sendo que o câncer de próstata representa 29,2% do total de casos em homens.

“Nós selecionamos previamente, orientamos sobre a coleta e realizamos os exames de sangue, mas é preciso que os homens tenham a consciência de que o exame clínico com o médico é muito importante, pois 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados no exame de sangue”, enfatizou a farmacêutica da Farmácia Estadual, Elizângela Vicuna.

Ainda estiveram presentes na ação a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, e a superintendente da SAF, Luci Emilia Grzybowski.

Leia Também:  Projeto de Lei quer proibir o comércio de produtos que contenham chumbinho na composição
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA