(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Detran-MT orienta candidato a primeira habilitação a buscar autoescolas com sistema de telemetria

Publicados

É bem Mato Grosso


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) orienta os cidadãos que forem iniciar as etapas para a obtenção da primeira habilitação a procurar pelas autoescolas credenciadas junto ao órgão que possuem o sistema de telemetria.

Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, com a telemetria o candidato tem maior segurança de que a carga horária das aulas práticas será cumprida em sua totalidade.

“As aulas que forem realizadas sem o sistema de telemetria, futuramente, poderão ser invalidadas pelo Detran, acarretando prejuízos financeiros ao candidato e sua família, além da necessidade de refazer as aulas; pois o controle eletrônico implantado pelo Detran-MT atende a uma portaria do Departamento Nacional de Trânsito ”, explicou Vasconcelos.

A modernização das etapas para formação de condutores em Mato Grosso atende às normas de implantação do sistema de monitoramento e controle estabelecidas na portaria n° 238/2014 do Denatran, que regulamenta o sistema eletrônico de recepção dos relatórios de aulas práticas elaboradas pelos instrutores de trânsito. 

O sistema de telemetria foi implantado nos veículos de mais de 300 autoescolas de Mato Grosso. A telemetria permite o monitoramento das aulas práticas utilizando a validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para constatar o percurso realizado pelo aluno.  

Leia Também:  Mostra Curta Cáceres apresenta panorama do teatro mato-grossense no Youtube

Antes da implantação do sistema de monitoramento, todo o controle era realizado em fichas de papel, o que fragilizava o controle de aulas, facilitando as fraudes.

CNHs canceladas

Somente nos anos de 2019 e 2020, o Detran-MT cancelou 205 habilitações e instaurou 403 processos administrativos, todos provenientes de fraudes ocorridas antes do início do monitoramento de aulas.

“Os processos instaurados também são investigados na esfera criminal, portanto, além da perda da CNH, os candidatos também poderão responder à justiça se comprovada a fraude”, explicou o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.  

O diretor comenta ainda que o monitoramento interno dos veículos por meio da telemetria também contribui para a segurança pessoal dos candidatos. “Antes recebíamos vários relatos de casos de assédio a meninas durante os percursos das aulas práticas, por exemplo. Agora, com as aulas sendo monitoradas, inibimos esse tipo de comportamento”, observou.

Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a implantação do sistema de telemetria é uma forma de controle que o Detran tem para constatar a qualidade da aula que está sendo ministrada, podendo acompanhar, em tempo real, onde o veículo está, quem está dirigindo, quem é o instrutor e o tempo de duração da aula.

Leia Também:  Imposto sobre Etanol cobrado pelo Governo de MT é o mais baixo do país

“O Detran-MT está investindo em tecnologias que possibilitará que os processos com monitoramento sejam mais ágeis e menos burocráticos, uma vez que o acompanhamento é realizado a cada etapa por servidores do Detran. Os processos sem o monitoramento representam retrocesso à toda tecnologia atual e os tornam muito mais morosos, já que o processo físico, em papel, precisa juntar toda a documentação necessária e protocolar no Detran para então ser auditado”, completou Vasconcelos. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Governador entrega novo complexo que vai melhorar atuação da Polícia Civil: “Mais eficiência no atendimento à população”

Publicados

em


O governador Mauro Mendes entregou o novo complexo que abriga cinco delegacias de Sinop (500 km de Cuiabá). Durante a solenidade, ele fez questão de destacar que um ambiente de trabalho adequado irá refletir em melhor prestação de serviço à população.

A nova estrutura foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (05.05) e abriga no mesmo prédio todas as unidades da Polícia Civil de Sinop: Delegacia Regional; 1ª Delegacia de Polícia; Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso; e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos e a Central de Flagrantes. 

“Melhorar a qualidade das unidades otimiza o trabalho e cria um ambiente mais profissional, muito melhor para o trabalho da Polícia Civil. E, no final do dia, temos como reflexo a melhor prestação de serviço para a população”, pontuou o governador, lembrando que a implantação do complexo foi possível com as parcerias da prefeitura, iniciativa privada, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Judiciário.

Mauro Mendes destacou que o Governo de Mato Grosso tem feito uma série de investimentos na Segurança Pública, por meio do programa Mais MT. “Vamos ampliar esse trabalho de adequação das unidades das forças de segurança, para que nossas Polícias Civil e Militar e os bombeiros possam prestar um serviço mais eficiente e de qualidade para todos”.

Para a construção do complexo, cujas obras iniciaram em setembro de 2020, foi investido R$ 1,5 milhão. Também foram adquiridos mobiliários e equipamentos de Tecnologia da Informação com R$ 500 mil oriundos de emenda do deputado estadual Dilmar Dal Bosco. 

Leia Também:  Deputado solicita que Centro de Triagem da Arena Pantanal funcione pelo período de 24 horas

“Acreditamos no seu governo e em todas essas retribuições, governador, principalmente, para beneficiar a segurança pública. Parabéns por dar esse retorno à população”, disse o deputado.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, frisou que a recuperação fiscal do Estado tem permitido investimentos na melhoria da área, com a entrega de novas viaturas, armamento, tecnologia de qualidade e novas unidades às forças de segurança.

“Este ano ainda, vamos entregar o melhor armamento para cada policial de cada unidade e 100% da Polícia Civil vai ter instrumento de investigação de qualidade, com tecnologia de ponta, o que vai acabar com o uso do papel. Só pedimos que os policiais trabalhem com mais afinco, o que tenho certeza que vai acontecer, pois temos homens e mulheres de qualidade e que merecem equipamentos e locais de trabalho dignos”, destacou Bustamante.

O novo complexo possui quase 4 mil metros quadrados, sendo mais de 2,2 mil de área construída. As delegacias têm salas climatizadas e um espaço amplo e confortável para o trabalho das equipes e atendimento à população.

A estrutura conta com 67 salas, 33 banheiros, estacionamento coberto para 16 veículos e aberto para aproximadamente 35 carros, área verde com 700 metros quadrados, além de uma sala destinada à Polícia Militar.

Leia Também:  Tontura acomete até 30% da população; especialistas do Mato Grosso Saúde alertam sobre múltiplas causas

O delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval, agradeceu ao empenho da gestão estadual para implantar a nova estrutura. “A população pode ter certeza de que não mediremos esforços para garantir o bom desempenho de nossa atuação”.

Para o delegado regional de Sinop, Carlos Eduardo Muniz, o novo complexo de delegacias representa a garantia de exercer o bom serviço policial para a comunidade, que, segundo ele, só procura a Polícia Civil porque tem algum problema e merece ser tratada com respeito e dignidade.

“Esse complexo é fruto de muita luta e estou emocionado hoje, pois todos nós policiais merecemos um ambiente como esse, excepcional, salubre e digno, porque servimos às pessoas e para servir bem, temos que estar bem. É uma honra muito grande estar nessa função e ter a confiança de nossos gestores”, finalizou ele.

Também participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o secretário de Educação, Alan Porto, o comandante-geral da Polícia Militar, José Jonildo de Assis, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges, o deputado federal Juarez Costa e os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Xuxu Dal Molin e João Batista.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA