(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Deputado Thiago Silva atende população no Gabinete Itinerante

Publicados

É bem Mato Grosso


Thiago Silva faz atendimento ao público em Rondonópolis

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) prestou atendimento à comunidade em seu Gabinete Itinerante, realizado neste sábado (6), na Praça Bom Jesus, na grande Vila Operária, em Rondonópolis. Os moradores da região tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e reivindicações.

Junto da sua equipe, o deputado Thiago catalogou todas as informações recebidas da população para apresentar indicações e destinar emendas que possam atender as demandas da população e das lideranças comunitárias.

“O Gabinete Itinerante tem o objetivo de conhecer de perto os problemas da comunidade e aproximar a população do Poder Legislativo, dar voz aos bairros, e estamos aqui realizando nosso trabalho de forma transparente com um mandato participativo, que possa ser um elo entre a população e o poder público”, disse Thiago.

Silva recebeu demandas da área da saúde, principalmente por conta do avanço de casos da Covid-19 no estado, educação e a necessidade de qualificação técnica para a população.

Um dos atendimentos realizados pelo deputado foi ao novo diretor da escola Daniel Martins de Moura, professor Watson Silva, que solicitou apoio do deputado para fazer uma parceria para reformar a unidade escolar. De imediato, o parlamentar colocou à disposição para ajudar e vai viabilizar o atendimento desta demanda na escola. “Como gestor da comunidade, agradecemos pelo trabalho, disponibilidade e parceria do deputado, que é um visionário da educação”, disse o diretor Watson.

Leia Também:  SUELME FERNANDES: É possível, sim, fazer em MT agricultura de pequena escala com renda, sustentabilidade ambiental e segurança alimentar

De acordo com Silva, muitas pessoas não têm tempo ou condições de ir até a Assembleia levar a sua reivindicação de melhoria para a sua cidade e por isso em seus mandatos sempre leva o gabinete para próximo do cidadão para buscar soluções para a comunidade.

Thiago Silva irá realizar mais edições do Gabinete Itinerante em outros bairros e cidades de Mato Grosso.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Xavantes de Poxoréu são orientados a preparar o solo para plantar legumes e tubérculos

Publicados

em


A comunidade Xavante de Poxoréu (251 km de Cuiabá) muda a cultura de produção de subsistência com orientação e assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer). A medida é necessária, devido ao fim da estiagem e o inicio do período de chuvas, mais frequente nessa época do ano.

Dois técnicos da Empaer, junto com agentes da Secretaria Municipal de Agricultura Desenvolvimento e Meio Ambiente, atendem 25 aldeias da região, porém, os trabalhos começaram em cinco delas, São Carlos, Dom Bosco, Tsimitsute , Santa Teresa e Santo Expedito e será estendido conforme adesão.

A comunidade Xavante da cidade engloba cerca de 800 pessoas, entre adultos e crianças. São elas: Nova Leidi, São Gerônimo, Santo Expedito, Marimbu, Lagoa Encantada, Novo Mundo, Santo Ângelo, Lagoa Azul, Bom Bosco, São Carlos, Laura Vicuña, Tsimitsute, Santa Tereza, Riprere, Tsihorira, Noaowa-da, Nhowi, Seninha, Santa Angela e Redzawe.

A assistência técnica consiste no manejo, correção do solo e orientações de plantio, é fomentado as doações de ramas de mandioca e sementes junto a produtores  da agricultura familiar da região e comércio local.

Leia Também:  ARQUITETO JOSÉ LEMOS: Desafio para Mauro Mendes é liderar salto da verticalização e da qualidade de vida em MT

O técnico agropecuário da Empaer, Jonathan Vasconcelos Barros, explica que, durante a estiagem, os indígenas estavam empenhados na  produção  de hortaliças, com o inicio das chuvas, fica inviável, por isso, foram orientados a produzirem mandioca, batata, abóbora e milho.

“Estamos há dois anos na comunidade e desenvolvemos um trabalho de troca de experiência. Realizamos as visitas todas as sextas-feiras e seguimos pela segunda semana de acompanhamento. Já viabilizamos algumas ramas de mandioca e sementes”. Junto com Jonathan, está o também técnico agropecuário Fernando Thiago Alves de Oliveira Xavier.

O presidente da Cooperativa Indígena Sangradouro/Volta Grande (Cooigrandesan), Gerson Warãiwe, explica que objetivo junto aos técnicos é buscar o fortalecimento da segurança alimentar nas aldeias.

“A chuva ajuda a planta crescer mais rápido, isso favorece o alimento chegar mais rápido nas aldeias. Estamos buscando mais doações de sementes e ramas de mandioca para chegar a toda comunidade o quanto antes. A assistência da Empaer  e as doações têm sido fundamentais para o nosso povo, mas ainda buscamos um complemento para que possa atender a todos”.

Leia Também:  Sema recebe dois animais retirados do Pantanal por ONG e encaminha para tratamento

Técnico da Empaer Jonathan junto com indígenas da aldeia São Carlos                               Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA