(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Deputado João Batista visita Unidade de Referência Tecnológica

Publicados

É bem Mato Grosso


Local visitado por João Batista tem planta técnica para produzir capim Capiaçu

Foto: FERNANDA BORRALHO / ASSESSORIA DE GABINETE

Levantando a bandeira da agricultura familiar em Mato Grosso, o deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), visitou a Unidade de Referência Tecnológica (URT), no assentamento Sadia I, nesta última semana. O local, que está dentro dos limites territoriais do município de Várzea Grande, possui a única planta técnica para produção de capim Capiaçu, alimento que é destinado ao gado leiteiro.

A visita foi coordenada pelo extensionista da Empaer e responsável pela URT, Gilmar Brunetto, mais popularmente conhecido como Gauchinho, que guiou o parlamentar pela plantação de capim Capiaçu, mostrando todo o manejo e a tecnologia usada para a produção.

De acordo com João Batista, a visita foi realizada em “caráter educativo”, para que na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) seus trabalhos possam ir ao encontro dos interesses da categoria de trabalhadores da agricultura familiar de MT.

Leia Também:  ALFREDO MOTA MENEZES: Barulho sobre o Fundeb pode vir de ações na Justiça, não da CPI.

“Conhecemos a rotina do assentamento Sadia I, assim como a cooperativa Coopergrande. Tivemos uma manhã de muito aprendizado, com toda a certeza vamos nos aproximar ainda mais da agricultura familiar. Vamos trabalhar juntos à Seaf e  Empaer, em busca de mais estrutura e mais investimentos para os pequenos produtores, principalmente aqui da baixada cuiabana”, disse o deputado.

Gauchinho explica que a Empaer, por meio dos seus técnicos, identificou a deficiência dos produtores em obter a alimentação necessária para manutenção do gado leiteiro. Este problema, como apontou o extensionista, foi detectado em boa parte das propriedades que integram a cooperativa.

“Fico feliz com o interesse demonstrado pelo deputado João Batista em conhecer a nossa URT, implantada aqui na propriedade da senhora Eliete Rosa, no assentamento Sadia I. A cultura do leite não é realizada pelos agricultores da baixada cuiabana por conta da deficiência na alimentação adequada para gado. Sendo assim, com a ajuda da cooperativa, da Seaf (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar) e da Prefeitura de Várzea Grande, conseguimos viabilizar o plantio do capim Capiaçu”, explicou Brunetto.

Leia Também:  Claudinei averigua a habilitação dos leitos UTI Covid-19 no Hospital Regional de Rondonópolis
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Detran-MT retoma aplicação de prova prática no interior com bancas volantes

Publicados

em


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) retomou a aplicação dos exames práticos de direção no interior do Estado com a banca volante de examinadores. Em um primeiro momento, as provas serão aplicadas em 46 municípios que estavam aguardando a realização dos exames agendados para o primeiro semestre de 2021.

Serão realizadas as provas para categoria A (moto) e mudança de categoria C, D e E (caminhão, ônibus e carreta).

“Esse é o calendário de retomada das bancas volantes. Serão oito rotas simultâneas de examinadores para a aplicação dos testes práticos nos 46 municípios”, explicou o gerente de Exames Teóricos e Práticos do Detran-MT, Ruytter Almeida.

Na próxima semana será publicado um novo calendário de aplicação das provas práticas com as bancas volantes e fixas.

O candidato deverá procurar a sua autoescola para que faça o agendamento das suas provas junto ao Detran-MT.

Prevenção a Covid-19

Para a aplicação das provas práticas de direção, o Detran-MT vem tomando todas as medidas na prevenção a proliferação da Covid-19, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

Leia Também:  João Batista e Juarez Costa se unem em prol da agricultura familiar de MT

Entre as medidas aplicadas estão: uso obrigatório de máscaras por todos os profissionais credenciados, candidatos/condutores e examinadores; disponibilização, por parte das autoescolas, de álcool em gel com concentração mínima de 70% ou produto similar específico para assepsia do candidato e do instrutor.

Também está proibida a presença de acompanhantes ou terceiros no local de prova, inclusive de candidatos não agendados.

“Sabemos que muitos candidatos estão ansiosos por sua primeira habilitação ou para mudança de categoria. Por isso o Detran está retomado os exames práticos de forma gradual e segura, tanto para o examinador quanto para o candidato”, destacou o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA