(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Cridac e Aprosoja entregam brinquedos para mais de 400 pacientes

Publicados

É bem Mato Grosso


O Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade especializada gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), celebrou o Dia das Crianças e o 54º aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae) de um jeito bem divertido. A unidade promoveu, na manhã desta sexta-feira (15.10), uma recreação para mais de 400 crianças que são assistidas por seis instituições voltadas à pessoa com deficiência.

A ação contou com a grande parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), que forneceu parte dos brinquedos doados.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a iniciativa teve o objetivo de promover momentos de diversão às crianças que são atendidas pelo Cridac. “Esse é um dia especial, que foi pensado com muito carinho pela grande e valorosa equipe do Cridac. A ideia é tirar o foco dos problemas para levar diversão e alegria a nossas crianças”, disse.

Durante a recreação, também houve distribuição de presentes, entrega de lanches e apresentação da banda da Polícia Militar do Estado.

Leia Também:  Deputado Nininho destaca os avanços em Alta Floresta nos 45 anos de emancipação político-administrativa

Para o diretor do Cridac, Luiz Antônio Ferreira, o evento é importante para estabelecer um vínculo afetuoso com as pessoas assistidas pela unidade. “Essa ação busca levar alegria para os pacientes que estavam restritos há cerca de dois anos. A atual gestão busca unir o atendimento em reabilitação junto ao social, de forma a humanizar o processo. Não queremos apenas reabilitar, queremos nos aproximar das associações e dos pacientes”, pontuou.

A superintendente estadual da Pessoa com Deficiência da Casa Civil, Tais Augusta de Paula, esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. “É uma ação grandiosa, porque neste evento estão reunidas mais de seis instituições de pessoas com deficiência. O Cridac já fazia isso há muito anos, mas por um bom tempo ficou parado. Com o secretário Gilberto Figueiredo, que tem um olhar humano, o Governo do Estado retoma essa ação. Estou realizada enquanto pessoa com deficiência e enquanto superintendente”, avaliou a gestora.

Mãe do Théo da Silva Fiário, de quatro anos, Juliana Aparecida compareceu ao evento e levou o pequeno Théo, que é atendido semanalmente pelo Cridac desde os quatro meses. Ele é assistido com terapia e hidroterapia na unidade.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 31 ordens judiciais contra grupo investigado por sonegação e ameaças em posto fiscal de MT

“Eu acho essa ação super importante, porque a gente luta muito pela inclusão social. Quando ocorre esse tipo de evento, as pessoas que não têm fácil acesso vivem o dia delas e saem do foco da terapia e da reabilitação”, concluiu Juliana.

Além das ações assistenciais, de janeiro de 2019 a abril de 2021, o Cridac realizou a entrega de mais de 1.500 cadeiras de rodas e 2.200 aparelhos auditivos aos pacientes atendidos pela unidade especializada.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Cerca de 100 feirantes passam por exame preventivo ao câncer de próstata

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio das equipes técnicas do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realizou uma ação de prevenção ao câncer de próstata neste sábado (27.11). A ação ocorreu na Feira do Porto, em Cuiabá, das 8h às 11h, e promoveu o atendimento de cerca de 100 feirantes. 

O Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) também foi parceiro da ação. Além da panfletagem de material com orientação especializada, foi ofertado o exame clínico de sangue – conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico) – para homens feirantes que se enquadraram nos requisitos necessários.

A triagem levou em consideração homens com mais de 50 anos ou com mais de 45 anos que tenham fator de risco.

“Essa é uma ação preventiva, de estímulo aos homens. A necessidade do exame de próstata e a importância desse cuidado já está bastante ensejada junto ao público masculino. Neste sábado, promovemos algo em torno de 100 atendimentos na Feira do Porto, o que evidencia à adesão do público”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Mesmo que a busca ativa e os exames de detecção do câncer de próstata sejam responsabilidade da Atenção Básica municipal, o Estado auxilia com ações pontuais de prevenção à doença e de promoção à saúde do homem. 

Leia Também:  Gefron prende suspeito de estuprar a enteada durante seis anos

Para o presidente da Associação dos Feirantes do Mercado do Porto, Jorge Lemos Junior, a ação do Estado estimulou os feirantes a realizarem o exame. “É muito importante essa parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Saúde porque muitos têm o receio de irem fazer o exame. Com essa parceria, fica muito mais fácil a identificação do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o feirante.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos totais de câncer no Brasil, sendo que o câncer de próstata representa 29,2% do total de casos em homens.

“Nós selecionamos previamente, orientamos sobre a coleta e realizamos os exames de sangue, mas é preciso que os homens tenham a consciência de que o exame clínico com o médico é muito importante, pois 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados no exame de sangue”, enfatizou a farmacêutica da Farmácia Estadual, Elizângela Vicuna.

Ainda estiveram presentes na ação a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, e a superintendente da SAF, Luci Emilia Grzybowski.

Leia Também:  Mais três escolas estaduais em Barra do Garças serão climatizadas
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA