(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Comissão de Educação celebra centenário de Lenine de Campos Póvoas nesta terça-feira (18)

Publicados

É bem Mato Grosso


Foto: Marcos Lopes

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso convocou, para a próxima terça-feira (18) às 14h, uma reunião extraordinária para homenagear o ex-deputado estadual e historiador Lenine de Campos Póvoas. Na ocasião, será lançada a websérie intitulada “Conversando com Lenine: 100 anos de Lenine de Campos Póvoas”, apoiada pela Lei Aldir Blanc Cuiabá.

A desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, filha de Lenine, participará da reunião ao lado de seu irmão, Eduardo Póvoas, e do filho, Lenine Neto. Além dos familiares, participarão a equipe de realização do projeto, coordenado pela presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Neila Barreto.

Durante a reunião, será exibido um episódio da websérie em homenagem ao centenário deste grande líder político-cultural mato-grossense, nascido em 1921 e falecido em 2003, aos 82 anos de idade. O evento contará com a apresentação de obras de Lenine que serão reeditadas por meio de apoio da Assembleia Legislativa.

Leia Também:  Saldo positivo na manifestação dos servidores, mas ainda está faltando alguma coisa

Na oportunidade, será apreciado, na Comissão, um Projeto de Resolução do deputado estadual Allan Kardec (PDT) que propõe a alteração do nome do Instituto Memória do Poder Legislativo para Instituto Memória Deputado Lenine de Campos Póvoas. O projeto visa prestar um tributo pela vida e obra de Lenine em seu centenário, homenageando sua atuação parlamentar e a relevante e efetiva participação na história e cultura de Mato Grosso.

Autor da proposta, Kardec afirmou que “eternizar o nome de Lenine de Campos Póvoas no Instituto Memória é fazer justiça com uma grande personalidade política mato-grossense que fez história no Parlamento e fora dele”.

Lenine de Campos Póvoas – Lenine Póvoas foi deputado estadual por duas legislaturas, 1947/1950 (Constituinte) e 1951/1954. Filho único de um casal de professores, Nilo Póvoas e Rosa de Campos Póvoas, Lenine prezou muito pela educação. Bacharel em Direito, atuou como professor titular de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso.

Esteve em diversos cargos políticos, criou veículos de imprensa e se tornou sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da Academia Mato-grossense de Letras, sendo um das mais notórias lideranças políticas e culturais do estado.

Leia Também:  Faissal propõe abertura de CPI do Pantanal

SERVIÇO

Reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto em homenagem a Lenine de Campos Póvoas, com participação da desembargadora e presidente do TJ Maria Helena Póvoas.
DATA: 18/05 (quinta-feira)
HORA: 14h
Local: Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Gefron apreende madeira ilegal transportada por menor de idade em Vila Bela

Publicados

em


O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu nesta quinta-feira (24.06) cerca de 27 dúzias de lascas e 48 palanques de aroeira de origem ilícita. O caso ocorreu em Vila Bela da Santíssima Trindade e um menor de idade foi apreendido e duas pessoas presas.

Em patrulhamento pela estrada que dá acesso à comunidade Nova Fortuna, uma equipe do Gefron realizou a abordagem a dois caminhões, sendo um conduzido por um menor, contendo as 27 lascas de aroeira e o outro com dois ocupantes, sendo um o irmão mais velho do adolescente. Neste último veículo, foram encontrados os 48 palanques de aroreira.

Os policiais perceberam que se tratava de madeira de origem ilegal e diante dos fatos, os três indivíduos e o material apreendido foram conduzidos para a delegacia do município. O prejuízo ao crime é de R$ 170.700,00.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Trajetória e poesias de Luciene Carvalho são apresentadas em lives a partir de sábado (13)
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA