(65) 99638-6107

CUIABÁ

É bem Mato Grosso

Alunos plantam árvores para sensibilizar comunidade sobre a preservação ambiental

Publicados

É bem Mato Grosso

A educação ambiental faz parte do cotidiano das escolas da Rede Estadual de Ensino, enquanto na Semana Mundial do Meio Ambiente, de 31 de maio a 05 de junho, se torna atividade constante na maioria das unidades escolares. Essa ação permite uma consciência crítica da comunidade escolar acerca da das questões ambientais, sendo uma ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos ambientais e minimização dos danos causados à natureza.

Os 363 alunos da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, localizada no município de Nova Brasilândia (200 km de Cuiabá), foram à prática, em aula de campo, com plantio de mudas de arvores frutíferas para a produção de jabuticaba, limão, acerola, manga, cajá-manga, goiaba e graviola. As mudas foram plantadas no pátio da escola, no entorno das salas anexas e como opção de sombreamento ao Lar dos Idosos no município.

A atividade lembrou a importância dos cuidados com os recursos naturais. Além do plantio, por meio do projeto ‘Menino do Dedo Verde’, a escola desenvolveu com seus alunos uma série de cartazes, trabalhos manuais e leitura de poemas. “O projeto tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza, provocando mudanças de atitudes, formando novos hábitos em relação ao meio em que vivemos”, alerta professora Sonia Araújo.

Leia Também:  Polícia Civil realiza atividade de prevenção ao bullying e cyberbullying com estudantes da Capital

O projeto será finalizado no dia 15 de junho, quando o Grêmio Estudantil promoverá uma gincana intercalasse sobre meio ambiente, com objetivo de potencializar a consciência sobre a preservação ambiental. “Vamos estimular outros projetos em breve. Plantar uma muda de árvore é maravilhoso e fundamental para a sobrevivência das espécies”, finalizou a professora.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Justiça participa de Plano Municipal de Convivência Familiar e inauguração de Casa Lar em Itiquira

Publicados

em

O Poder Judiciário de Mato Grosso participou do lançamento do Plano Municipal de Efetivação do Direito à Convivência Familiar e Comunitária do Município de Itiquira (357 km ao sul de Cuiabá). A iniciativa tem o objetivo de promover, proteger e defender o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária refletindo o compromisso de oferecer prioridade a essa temática, com a perspectiva de garantir a proteção integral. Além disso, o Poder Judiciário participou da inauguração da nova sede da Casa Lar dos Idosos do município.
 
Segundo a juíza substituta da Vara Única, Fernanda Mayumi Kobayashi, no encontro, que marcou o lançamento do Plano, foi realizado um treinamento sobre Formação Vivencial para Acolhimento em Rede voltado a todos os servidores que atuam na Rede de Proteção às crianças e aos adolescentes.
 
“Itiquira possui uma Casa de Acolhimento e queremos diminuir o número de crianças e adolescentes e o tempo de estadia deles. Uma das estratégias para que isso aconteça é a implementação do Programa Família Acolhedora no município. O evento foi uma oportunidade de apresentar o programa, que é um serviço de acolhimento temporário em residências de famílias cadastradas com o intuito de oferecer as essas crianças e adolescentes a oportunidade de um convívio familiar. Foi um bom primeiro encontro e é um programa de muito potencial”, destacou a juíza.
 
A magistrada participou da inauguração da nova sede da Instituição de Longa Permanência para Idosos o Lar Nossa Senhora Aparecida, que agora está localizado no Bairro Altino Ribeiro. Um espaço amplo, mais moderno, com acessibilidade que garantirá mais qualidade de vida aos idosos institucionalizados do município.
 
“A nova sede, que foi fruto de um Termo de Acordo de Ajustamento entre a Prefeitura e o Ministério Público, é um local mais adequado para receber esses idosos, com acessibilidade, banheiros adaptados e um espaço mais arejado. Realmente é um grande avanço. A nova sede ainda dá a possibilidade de receber novos idosos, atualmente oito moram nesse local, mas é importante ressaltar que não é qualquer idoso que pode ficar lá, existem critérios”, apontou.
 
Participaram do evento no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Itiquira aproximadamente 100 pessoas entre servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social, Educação, Saúde, Ministério Público, Poder Judiciário e famílias pretendentes. Durante o evento também foi apresentado aos presentes os serviços do Programa Família Acolhedora.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1: Foto horizontal colorida todos os participantes estão perfilados, com pessoas ajoelhadas ou em pé. Ao fundo uma tela de retroprojetor, caixas de som e uma cruz. Imagem 2: Foto horizontal colorida do pátio da nova sede da Casa dos Idosos, que possui um pergolado e bancos de madeira.
 
Larissa Klein/ Foto: Assessoria da Prefeitura de Itiquira
Assessoria de Imprensa CGJ 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Outdoor pró Bolsonaro pago por ruralistas agita Canarana, em Mato Grosso. Promotor Mateus Pavão garante que placa é ilegal, afronta lei eleitoral e deve ser retirada. Justiça vai decidir
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA