(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

ALMT presta homenagem a 20 pessoas por serviços humanitários

Publicados

É bem Mato Grosso

Foto: EDSON RODRIGUES / Assessoria de Gabinete

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por intermédio do deputado Júlio Campos (União Brasil), entregou, na manhã desta segunda-feira (10), 20 moções de aplausos em homenagens a bombeiros militares, policiais militares e civis pelo serviço humanitário no socorro a pessoas e animais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (CIOPAER) e tenente-coronel da Polícia Militar, Ernesto Xavier de Lima Júnior, disse que o estado enviou cinco servidores, um helicóptero e matérias necessários a realizações das ações nos locais de salvamentos. Nesse primeiro momento, segundo ele, o estado enviou mais três servidores para dar apoio terrestre, auxiliando no deslocamento de aeronaves e nos alojamentos das regiões afetadas pela enchente.

“Foram mais de vinte dias intensos de buscas e resgates a pessoas e animais. Além disso, auxiliamos na entrega de alimentos e medicações à população isolada. Os servidores enviados e que operaram no Rio Grande do Sul tinham o maior grau de experiência na base. Para lá, foram enviados comandantes e tripulantes experientes que têm expertise em resgate em situações de áreas alagadas”, explicou Lima Júnior.

O capitão do Corpo de Bombeiros e 2º piloto do CIOPAER-MT, Lucas Moraes Callegario, que participou das ações, afirmou que a tripulação era composta por oito pessoas (policiais militares e civis). Lá, cumpriram diversos desafios ao enfrentar uma região devastada pelas águas.

“A ajuda não aconteceu somente em Porto Alegre, mas também na grande Porto Alegre, que tinha regiões montanhosas e, por causa das condições meteorológicas, as ações foram complicadas. Fizemos o resgate de mais de quarenta pessoas. A tripulação fez o transporte de médicos e socorristas para os locais afastados e isolados”, explicou Callegario.

Quando houve a melhora na estrutura das rodovias e a volta do tráfego de carros e caminhões, de acordo com Callegario, o trabalho da CIOPAER ficou centrado no apoio emergencial para o transporte de remédios e de alimentos. “As pessoas estavam sem casas e alojadas em abrigos, nesse ínterim o suporte foi para preparar e levar os alimentos quentes a elas. Se a alimentação fosse transportada por carro, levaria seis horas e com a aeronave fazíamos em vinte minutos”, disse.

Leia Também:  Claudinei articula recursos para o novo asfalto na região do Coxipó com o prefeito de Cuiabá

O major Bombeiro Militar, Anderson Rodrigo da Silva, lotado no 2º Batalhão de Várzea Grande, afirmou que a missão foi “operada em ambiente hostil, mas conseguimos lograr êxito pelo empenho em ações (sociais e civis) que são desenvolvidas pelos nossos policiais militares e bombeiros, na busca e resgate de pessoas soterradas e também na busca e atendimento de cães perdidos”, explicou Silva.

A 3º sargento Bombeiro Militar, Dayane Rocha Ribeiro, responsável pela cadela Maya, ambas da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Sorriso, afirmou que as homenagens trazem sentimento de gratidão e reconhecimento do serviço prestado pela corporação à população gaúcha.

“O trabalho da Maya foi primordial. Lá, o foco inicial era o salvamento das vítimas que necessitam do socorro através de barco e helicóptero, mas depois entramos com a busca das pessoas desaparecidas e soterradas. O cão tem o faro e o poder de encontrar o odor humano. Quando as pessoas estão soterradas, é o cão que indica o local onde essas pessoas estão. Maya conseguiu localizar dois corpos, de uma família que estava soterrada”, disse Ribeiro.

A sargento Dayane Ribeiro afirmou que na primeira missão a Porto Alegre foram enviados duas cadelas: Maya (lotada na 10ª CBM de Sorriso) e Bella (lotada na CBM de Várzea Grande). Hoje, segundo Dayane, existem em Mato Grosso mais de vinte cães certificados. “Somos o estado que mais tem cães certificados no Brasil. É um trabalho muito bem feito pelos Bombeiros Militares. Cada unidade regional tem um cão trabalhando”, disse Ribeiro.

O deputado Júlio Campos afirmou que as moções de aplausos são justas e oportunas para a força de segurança de Mato Grosso que passou mais de vinte dias ajudando o Rio Grande do Sul no resgate às pessoas atingidas pelas enchentes.

“As homenagens são uma gratidão do nosso Estado e da Assembleia Legislativa aos bravos componentes do CIOPAER, Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar pela atuação em favor da vida dos irmãos gaúchos. Esse trabalho coaduna com a mão estendida do governo e do povo mato-grossense aos irmãos gaúchos”, disse Campos.

Homenageados do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso – CIOPAER/MT:

Leia Também:  "Cresci em meio rural e concluir esse curso técnico representa a concretização de um sonho", afirma formanda

Coordenador do CIOPAER, Ernesto Xavier de Lima Júnior – Tenente Coronel da Polícia Militar.

Piloto Comandante do CIOPAER, Ênio Teixeira da Silva – Tenente Coronel da Polícia Militar.

2º piloto do CIOPAER, Lucas Moraes Callegario – Capitão do Corpo de Bombeiros

Operador Aerotático do CIOPAER, Jefferson dos Santos Neto – Sargento do Corpo de Bombeiros.

Operador Aerotático do CIOPAER, Hildebrando Ribeiro de Amorim – Sargento da Polícia Militar.

Operador Aerotático do CIOPAER, Jair Ramos e Silva – Sargento da Polícia Militar.

Operador Aerotático do CIOPAER, Honey Alves de Oliveira – Sargento da Polícia Militar.

Operador Aerotático do CIOPAER, Gilvan Nunes de Faria – Cabo da Polícia Militar.

Mecânico Aeronáutico, Jhonny Wanderson Sena Lima – Policial Civil.

Homenageados do Corpo de Bombeiros:

Major Bombeiro Militar, Anderson Rodrigo da Silva, lotado no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.

1º Sargento Bombeiro Militar, Rogério Perdigão Júnior, lotado no 1º Batalhão Bombeiro Militar em Cuiabá.

2º Sargento Bombeiro Militar, Edson de Oliveira Sá, lotado no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.

Soldado Bombeiro Militar, Ademar Alves Vilarindo Filho, lotado no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.

Soldado Bombeiro Militar, Camila de Souza Trevisol, lotada no 1º Batalhão Bombeiro Militar em Cuiabá.

Soldado Bombeiro Militar, Jeferson Correa de Almeida, lotado no 1º Batalhão Bombeiro Militar em Cuiabá.

Soldado Bombeiro Militar, Jonivan Luis de Arruda, lotado no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.

Soldado Bombeiro Militar, Pedro Henrique Santana dos Santos, lotado na 1ª Companhia Independente de Bombeiro em Barra do Garças.

Soldado Bombeiro Militar, Tiago Silva Carvalho, lotado na 1ª Companhia Independente de Bombeiro em Barra do Garças.

Binômio 3º Sargento Bombeiro Militar, Dayane Rocha Ribeiro e Cadela Maya, ambas lotadas na 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar em Sorriso.

Binômio Soldado Bombeiro Militar, Francisco Jorge dos Santos e Cadela Bella, ambos lotados no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Professoras da rede estadual são semifinalistas de prêmio nacional de arte

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Desenvolve MT participa do 7º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da ABDE

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA