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Dinheiro na mão é vendaval

Sem peças, Fiat cogita paralisar novamente parte da produção em Betim

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Se confirmado, será a segunda vez no ano em que a montadora para por falta de peças
Reprodução/Fiat

Se confirmado, será a segunda vez no ano em que a montadora para por falta de peças

A Fiat voltou a avaliar a necessidade de paralisar os serviços por tempo indeterminado devido à falta de peças e componentes eletrônicos para a produção de veículos. Essa é a segunda vez neste ano que a montadora estuda a dispensa de funcionários até a estabilização do fornecimento.

Ao todo, a empresa deve dispensar entre 800 e mil funcionários responsáveis por um dos turnos da fábrica, localizada em Betim (MG). No entanto, a montadora ainda não oficializou o afastamento dos empregos, mas há grande possibilidade de se concretizar.

Embora tenha sido pressionada por sindicatos e após a paralisação de outras montadoras, a Fiat não deve afastar funcionários devido o aumento de casos da Covid-19 no país. Há duas semanas, ao menos sete montadoras anunciaram a paralisação das produções por 15 dias para proteger funcionários .  

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SP: entregadores de app fazem manifestação por condições de trabalho melhores

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Entregadores de apps como Rappi, iFood, Uber Eats e Loggi reivindicam taxas de entrega mais justas
Reprodução/Twitter/@jairomalta

Entregadores de apps como Rappi, iFood, Uber Eats e Loggi reivindicam taxas de entrega mais justas


Mais de 3000 entregadores de aplicativos como Rappi, Uber Eats, Loggi e iFood se reuniram nesta sexta-feira (16) em uma manifestação contra as taxas de comercialização cobradas pelas empresas e pediram vacinação para os trabalhadores das ruas. A concentração foi às 13h, em frente ao estádio do Pacaembu, na zona oeste da cidade de São Paulo.

O protesto foi organizado em grupos de whatsapp e exige uma taxa mínima por pedido (a sugestão é de R$ 10 até 5 km), R$ 2 por quilômetro adicional, transparência nos cálculos, fim dos chamados bloqueios indevidos e de programas como o “Rappi Turbo”, de entregas mais ágeis.

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No início do ano, a Amobitec, associação que reúne iFood, Uber Eats e Zé Delivery, enviou um requerimento ao Centro de Contingência do Coronavírus de SP que pedia a inclusão da categoria na vacinação prioritária.

Em março, a Uber enviou uma carta para o Ministério da Saúde pedindo que seus  motoristas e entregadores tenham prioridade na fila da vacina e sejam imunizados junto aos demais trabalhadores do setor de transportes.

As primeiras manifestações de motoboys aconteceram ainda no começo da pandemia, no segundo trimestre de 2020. O enclausuramento evidenciou a importância dos trabalhores de entregas e transportes, que se reuniram nos primeiros atos para chamar a atenção sobre suas condições de trabalho. 

Um estudo do Ministério Público do Trabalho e de pesquisadores trabalhistas de universidades federais, divulgado na época, mostrava que 59% dos motoristas passaram a ganhar menos com as plataformas durante a pandemia. De quase 300 motoboys ouvidos, 52% disseram que aumentaram a jornada e tiveram queda nos ganhos.

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